Total de visualizações de página

Brasileirão 2011: o time mais alto, o mais jovem... veja as curiosidades

Bahia tem muitos jovens, São Paulo usa mais a base, Timão tem pior média de altura, e os atletas do Inter somam vários títulos

Por Rodrigo Breves* Rio de Janeiro
O pontapé inicial para o Brasileirão 2011 será dado neste sábado, às 18h30m (de Brasília), com três partidas. Para aquecer a disputa antes mesmo de a bola rolar, o GLOBOESPORTE.COM preparou cinco rankings baseados nos times titulares dos 20 integrantes da Série A. Idade, altura, utilização de atletas provenientes das categorias de base, títulos por jogador e preço da equipe no Cartola FC SporTV foram os critérios para ordenar as equipes.


Após sete anos afastado da disputa na Série A do Brasileirão, o Bahia aposta na juventude para retornar em grande estilo. O Tricolor da Boa Terra tem média de idade de 24 anos, a menor entre os 20 times. Atlético-MG (24,54) e Santos (24,9), com os seus Meninos da Vila, também apostam na garotada para ganhar fôlego na disputa.

Geraldo no treino do Ceará (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com) 
Geraldo, com 37 anos, aumenta média de idade
do Ceará (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)
 
Do outro lado do ranking, o Ceará, com uma média de idade de 29,9 anos entre os titulares, prefere a experiência como base da equipe, que chegou à semifinal da Copa do Brasil neste ano. Os mineiros América (29,63) e Cruzeiro (28) também botam fé nos "velhinhos" para garantir longevidade na parte de cima da tabela de classificação.
No ranking das alturas, as equipes que despontam são Atlético-MG e Avaí. Tanto mineiros quanto catarinenses têm 1,82m considerando a média de toda a equipe titular. Com 1,76m de média, o time mais "baixinho" da competição é o Corinthians, característica bem representada pelos 1.69 do atacante Jorge Henrique.
A equipe que mais utiliza os atletas formados nas suas próprias categorias de base é o São Paulo. São cinco jogadores que nasceram para o futebol no Morumbi: Rogério Ceni, Jean, Casemiro, Lucas e Juan. Pode parecer improvável, mas o lateral-esquerdo que teve boas passagens por Fluminense e Flamengo iniciou a carreira no Tricolor. Destaque também para o Atlético-MG, que usa quatro atletas na espinha dorsal do time. Atlético-GO, Botafogo, Ceará, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense e Fluminense não estão usando a garotada entre os titulares.

Para considerar a soma dos títulos dos jogadores que normalmente iniciam as partidas, foram atribuídos valores às conquistas de cada um e somados os pontos dos 11 atletas. As pontuações estão descritas no infográfico acima.

Kleber e Andrezinho, do Inter (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com) 
Campeões da Libertadores, Kleber e Andrezinho
são titulares (Foto: Alexandre Alliatti / Ge.com)
 
O time com maior pontuação de maneira disparada foi o Internacional com 753, ajudado pelas recentes conquistas de duas Libertadores e um Mundial de Clubes, já que alguns dos campeões seguem atuando pelo Colorado. Para se ter uma ideia, o Flamengo, segundo colocado, alavancado pelas conquistas de Ronaldinho Gaúcho, tem 564 pontos, 189 a menos que o líder. Seguem São Paulo (556), Santos (503) e Cruzeiro (472). O Atlético-PR é o que menos pontuou com apenas 92.

O Cartola FC não foi esquecido nos rankings e o time titular mais caro, custando 192 cartoletas, é o Santos. São Paulo (C$ 181), Cruzeiro (C$ 171) e Flamengo (C$ 167) completam a lista dos mais valorizados. No lado oposto da tabela está o Figueirense, custando C$ 57. Outras equipes mais em conta são América-MG (C$ 62), Bahia (C$ 67) e Atlético-GO (C$ 68).

*Colaboraram Cassius Leitão, João Paulo Parodi, Marcello Carrapito e Roberto Teixeira.