Total de visualizações de página

Elkeson: ‘gato’, estrela e vilão em dez anos de Vitória

Conheça a história do jogador contratado pelo Botafogo para o Brasileiro

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro
Botafogo e Fluminense travaram uma disputa por Elkeson que envolveu números considerados altos para uma contratação a nível nacional. O Glorioso levou a melhor, mas os torcedores ficaram com uma dúvida: “afinal, o que o meia fez de tão bom para ser disputado assim?”. Com apenas 21 anos, o atleta, que sempre pertenceu ao Vitória, teve altos e baixos na equipe baiana.

Elkson é apresentado no Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)Elkson: a cara nova do Botafogo para o Brasileirão (Foto: Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM)
 
Nascido em Coelho Neto, cidade do interior do Maranhão, se mudou para Marabá aos oito anos. Nas escolinhas locais, foi visto por um olheiro do Vitória que o levou para o Barradão, quando ainda tinha 12 anos. Por conta da influência de seu antigo empresário, adulterou documentos para se passar por mais novo. Porém, admitiu o erro, se regularizou e mesmo deixando de ser “gato” continuou sendo visto como uma grande promessa em Salvador. Tanto que, mesmo sem jogar profissionalmente, chamou a atenção do Benfica (POR), que adquiriu 50% de seus direitos econômicos, apostando no em seu futuro.

Em 2009, fez o seu primeiro jogo como profissional, contra o Poções, no Campeonato Baiano. O primeiro gol saiu contra o Santo André, já no Brasileiro. Contudo, o meia só viria a ganhar destaque na temporada seguinte, quando se tornou titular da equipe. Com gols importantes e uma boa participação na Copa do Brasil, caiu nas graças da torcida. O meia foi o principal destaque da equipe que foi vice-campeã do torneio nacional, perdendo para o Santos a final.

A lua de mel acabou com a má campanha do Vitória no Brasileiro. Elkeson não correspondeu às expectativas da torcida e não evitou o rebaixamento do Leão para a Série B. Escolhido como um dos alvos da revolta dos torcedores, o meia não conseguiu repetir as boas atuações no Campeonato Baiano deste ano.

- Elkeson foi um jogador irregular no Vitória. Usavam muito ele como meia, mas ele é mais atacante. É um jogador de muito talento. Isso é claro. Fez uma excelente Copa do Brasil e depois caiu de rendimento como todo o time. Acho que ele cai bem para jogar ao lado de Loco Abreu. Ele quase não se machuca, o que é uma vantagem. A torcida apostou muito nele na Copa do Brasil. O pessoal gostava dele por causa do vigor. Mas depois ela passou a desaprovar o jogador. Os torcedores esperavam mais. Pensavam que se o Vitória tinha vendido uma parte ao Benfica é por ele jogava muito.– conta Mauricio Naiberg, jornalista do site “bahia noticias” que acompanha o Vitória há quase quatro anos.

Para Antônio Lopes, ex-técnico de Elkeson no Vitória, o jogador tem potencial para sobressair no Botafogo. O treinador acredita que o meia pode vir a ser um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro.

- O Botafogo fez uma grande contratação. Ele é um jogador de muita qualidade. Carrega bem a bola e chuta com as duas pernas. O clube só precisa saber que ele não é um armador. Ele joga mais na frente. Tenho certeza que ele vai se dar bem. Tem tudo para ser um dos destaques do Brasileiro – afirma.

Elkeson ainda não sabe se poderá jogar neste sábado, contra o Santos. Contudo, o jogador já treina com a equipe e se diz à disposição de Caio Junior caso o técnico queira o escalar na partida.