Modelo de gestão
Miguel Ângelo da Luz e Maurício Assumpção na mesa de palestrantes na UCAM (Crédito: Rodrigo Paradella)
Presidente Maurício Assumpção participa de ciclo de palestras na UCAM
Olhares atentos, auditório repleto. No ar, a curiosidade dos presentes: “qual o segredo da gestão profissional implantada pelo Maurício Assumpção a frente do Botafogo?”. “Administração esportiva não tem mágica, não tem receita de bolo. O que a gente faz é copiar um modelo que dá certo em qualquer empresa e adaptá-lo ao clube, ao futebol, com todas as suas nuances”, explicou o presidente alvinegro durante a sua fala no ciclo de palestras sobre gestão e marketing esportivo na unidade Ipanema da Universidade Cândido Mendes, na noite desta segunda-feira.
Acompanhado do Diretor de Esportes Olímpicos e também palestrante Miguel Ângelo, que falou sobre a situação do desporto no país, Maurício explicou algumas das atitudes e diretrizes que adotou no Botafogo quando assumiu a presidência, em janeiro de 2009. Uma delas foi a contratação de profissionais do mercado para gerir o clube.
“O estatuto do Botafogo determina que os vices devem ser não-remunerados. Isso impede que nós cobremos uma dedicação integral dessas pessoas, que tem seus trabalhos e precisam se sustentar. O que fizemos foi ir ao mercado e contratarmos profissionais qualificados para tocar o clube” revelou Maurício.
“Ao dar uma estrutura executiva para cada departamento, podemos criar metas realizáveis e cobrar esses resultados, tudo baseado em um planejamento”, concluiu o presidente. Ao final de sua palestra, Assumpção respondeu às perguntas dos presentes e agraciou com uma camisa oficial uma torcedora tatuada com o escudo do Fogão.
Um destes profissionais de mercado é justamente Miguel Ângelo da Luz, que dirige os esportes olímpicos do Botafogo. Assim como Assumpção, o diretor fez parte da primeira turma de MBA em gestão e marketing esportivo da Trevisan.
“Um dos problemas do esporte no Brasil é a falta de pessoas qualificadas adequadamente para geri-lo, este é um dos motivos pelos quais dependemos de fenômenos individuais, com exceção do vôlei, que tem uma estrutura adequada. Isso é fruto do trabalho de gestores competentes que passaram por esta modalidade”, analisou Miguel durante sua fala.
Miguel Ângelo e Maurício Assumpção fizeram parte de uma noite de palestras sobre gestão e marketing esportivo finalizada com os testemunhos do jornalista Marco Larosa e de Luiz André Mello, docente da área na Trevisan e na Gama Filho, além de trabalhar diretamente no setor na Golden Goal Sports Ventures.
Outra presença alvinegra no ciclo foi a de José Carlos Júnior, Coordenador de Esportes Olímpicos e professor universitário no curso de administração de empresas, que foi um dos organizadores das palestras ao lado da professora Emília Parentoni.
Rodrigo Paradella