Negativa do Hoffenheim, da Alemanha, impediu que Alvinegro repatriasse Maicosuel, mas a busca continua
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Maicosuel comemora gol pelo Hoffenheim: meia esteve perto do retorno ao Botafogo Em meio à primeira fase decisiva na temporada 2010, o Botafogo ainda tem um grupo em formação. Enquanto disputa a semifinal da Taça Guanabara e se prepara para a segunda partida do confronto mata-mata com o São Raimundo, pela Copa do Brasil, a diretoria busca jogadores para reforçar o elenco, pensando a curto e médio prazo. Três novos nomes chegaram para compor o sistema defensivo, mas agora o foco está voltado para a busca de um camisa 10.
Atualmente, o Botafogo conta apenas com Lucio Flavio para exercer a função de municiar o ataque, algo que não é considerado suficiente por diretoria e comissão técnica. Rodrigo Dantas, de 20 anos, ainda é avaliado como inexperiente e vem tendo poucas oportunidades. Por isso, a ideia é contratar alguém com capacidade para disputar a vaga de titular do Botafogo.
Fellype Gabriel (que recentemente se transferiu da Portuguesa para o Kashima Antlers, do Japão), Edno e Morais (ambos do Corinthians) foram alguns dos nomes tentados até o momento, mas sem sucesso. No entanto, o maior esforço concentrou-se recentemente para a tentativa de repatriar Maicosuel, que em maio do ano passado deixou o Botafogo para defender o Hoffenheim, da Alemanha.
O Botafogo custeou a viagem de Lê, empresário do jogador, para que ele negociasse seu empréstimo pelo período de um ano e meio. A jogadores e dirigentes alvinegros, Maicosuel admitiu a vontade de retornar ao clube que deixou com status de ídolo, mas o Hoffenheim, já com a proposta oficial do Alvinegro em mãos, decidiu não liberar. Assim, a procura continua, e o foco vem sendo o mercado sul-americano.
- Estamos trabalhando para reforçar a equipe, e nosso principal objetivo é encontrar um camisa 10, mas não tem sido fácil. O Maicosuel deixou uma forte marca nos torcedores, e enquanto houver a possibilidade, vamos atrás. Mas é complicado - admitiu o gerente de futebol alvinegro Anderson Barros.
A partir da Taça Rio e da próxima fase da Copa do Brasil, caso se classifique, o Botafogo poderá utilizar o lateral-direito Jancarlos (ex-Cruzeiro), o zagueiro Danny Morais (ex-Internacional) e o volante Sandro Silva (ex-Palmeiras), contratados já com a temporada em andamento. Segundo o dirigente, estes nomes farão um grupo mais forte.
- Queremos montar um elenco de qualidade. Sabemos dos erros cometidos na temporada passada, e nossa ideia é encontrar reforços em todos os segmentos - explicou Anderson Barros.