Atacante ultrapassa Herrera e só perde para o uruguaio Loco Abreu
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Os dois gols na vitória do Botafogo sobre o Americano por 3 a 1, sábado, em Campos, elevaram o atacante Caio para o posto de vice-artilheiro do Alvinegro na temporada com cinco gols. Mesmo sendo reserva, ele ultrapassou Herrera, que tem três, e só está atrás de Loco Abreu, que já marcou seis vezes.
A meta de Caio é chegar no atacante Vagner Love, do Flamengo, que tem oito gols e é o artilheiro do Carioca. O jogador alvinegro está com o mesmo número de gols de Adriano, também do Rubro-Negro, e Léo Guerreiro, do Boavista.
Meia pede que o time se esforce para manter a lua de mel com a torcida
GLOBOESPORTE.COM
Campos, Rio de Janeiro
Quem pensou que a conquista da Taça Guanabara, e a consequente classificação para a final do Campeonato Carioca, ia criar um relaxamento no Botafogo, se enganou. Ao menos na estreia da Taça Rio, sábado, contra o Americano, em Campos, o time mostrou empenho e venceu por 3 a 1 (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). O capitão Lucio Flavio elogiou a postura da equipe.
– Acho que tem que ser dessa forma. Não poderíamos relaxar em função de uma conquista, seríamos realmente cobrados por um resultado negativo hoje (sábado). O grupo está de parabéns mais uma vez, mostrou respeito ao adversário e fez um bom jogo – disse o meia.
Lucio Flavio espera que o Bota consiga manter esse clima de otimismo e lua de mel com a torcida.
– Acho que a atmosfera é positiva, o momento é de vitória. Não podemos deixar isso mudar. Estamos em um momento importante, de reerguer não só o moral do elenco como do clube. O elenco está de parabéns.
O meia acredita que a melhor receita para o Botafogo conquistar o título carioca é seguir trabalhando sem alarde, assim como foi feito na Taça GB.
– Vamos nesse pensamento, quietinhos, como estivemos na Taça Guanabara. Temos que valorizar as conquistas, quando vence tem que comemorar mesmo.
O Alvinegro volta a campo na quinta-feira, às 21h50m, quando recebe o Duque de Caxias no Engenhão.
Menino de 8 anos morreu esmagado por queda de muro.
Um homem de 70 anos também morreu em desmoronamento.
Do G1, com agências internacionais*
Um menino de 8 anos e um homem de 70 morreram neste sábado (27) em consequência do tremor de magnitude 6,1 que sacudiu o norte da Argentina 9 horas depois do terremoto de 8,8 graus de magnitude que matou mais de 100 pessoas no Chile.
Mais de 50 réplicas do terremoto, com magnitude superior a 5, foram registrados desde o abalo atingiu a costa do país durante a madrugada.
"Três meninos estavam jogando no momento do tremor e um muro desabou sobre eles. Um morreu por esmagamento", relatou Carmém Castillo, médica da guarda do hospital de La Merced, povoado de 10 mil habitantes em Salta.
A médica informou que as outras duas crianças foram hospitalizadas com traumatismo na pélvis e nos membros inferiores.
Um homem idoso também morreu com o desmoronamento parcial de sua casa, erguida em meio a serras na localidade rural de Potrero de Uriburu, também em Salta.
No incidente, uma filha e uma neta da vítima sofreram ferimentos, mas não correm risco de morte, disseram médicos.
O sismo também foi sentido nas províncias de Jujuy e Tucumán, ambas no norte, sem que por enquanto se tenha notícias sobre vítimas ou danos materiais.
O tremor chileno foi sentido com intensidade nas províncias argentinas de Mendoza, Córdoba, San Juan, Rio Neuquén, Catamarca e até em algumas áreas de Buenos Aires.
Japão está sob maior alerta de tsunami em 17 anos.
Tsunami é consequência de terremoto que atingiu o Chile.
Do G1, com informações de agências
A série de ondas originada no sismo na costa do Chile na madrugada de sábado (27) começou a atingir o Japão na madrugada deste domingo (28). De acordo com informações preliminares, as primeiras ondas são bem pequenas, abaixo do tamanho esperado. Essas ondas atingiram inicialmente as costas do isolado arquipélago de Ogasawara, a cerca de mil quilômetros de Tóquio. A informação é da agência de notícias Associated Press.
O Japão está neste momento sob o maior alerta de tsunami em 17 anos. Autoridades locais advertiram sobre a possibilidade de ondas de 3 metros ou mais em sua costa norte, no Oceano Pacífico. Pelo menos dez mil moradores do litoral receberam ordem para se deslocarem para locais mais altos, fora do alcance de eventuais ondas.
Yasuo Sekita, um representante da agência meteorológica japonesa, disse que o país deve se preparar para uma onda "muito grande". "Pode ser muito perigoso. Por isso, aconselho a todos que evitem as praias", avisou o representante.
Na Rússia, o alerta de tsunami levou ao deslocamento dos habitantes do litoral da península de Kamtchatka e das Ilhas Sakhalinas. A informações são da agência RIA Novosty, que cita fontes oficiais. São esperadas ondas de até dois metros.
O tsunami no Pacífico é uma conseqüência do terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado (27).
Na Nova Zelândia, as ondas chegaram no domingo (horário local). A exemplo do Havaí, atingido apenas marginalmente, não houve informação sobre danos.
O Chile foi atingido neste sábado (27) por um terremoto de magnitude 8,8, que matou ao menos 300 pessoas, causou a queda de prédios e provocou um tsunami que pôs em alerta todos os países do Pacífico.
Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente.
Tragédia põe à prova capacidade de chilenos, afirma Bachelet.
Do G1, com agências internacionais*
O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou esta noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.
Mais cedo, a presidente chilena Michelle Bachelet, apontou que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.
“As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs do país.
Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado, o terremoto afetou 80% do país e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.
"Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós", disse a presidente.
Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do país durante a madrugada.
Foto: Editoria de Arte / G1 Veja no mapa as regiões mais atingidas pelo tremor (Foto: Editoria de Arte / G1)O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.
Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.
O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.
O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.
Destruição em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andrés Vilches, e fogo em edifício de Concepción. (Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur)
Destruição em Santa Cruz, fotografada pelo internauta Mario Andrés Vilches, e fogo em edifício de Concepción. (Foto: Mario Andrés Vilches/AFP/Reprodução Telesur)
Leia, a seguir, algumas das consequências do terremoto no Chile:
AEROPORTO FECHADO
O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol cancelaram voos entre São Paulo e Santiago, no Chile, neste sábado (27).
ALERTAS DE TSUNAMI
Tsunami provocada pelo tremor atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa chilena, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.
ESTADO DE CATÁSTROFE
Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor, declarou "estado de catástrofe" nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.
REGIÕES ATINGIDAS
O jornal local “La Tercera” publicou em sua edição on-line um número parcial de mortos por região, que até as 11h49 locais totalizavam 60 pessoas. principal atingida foi a região de Maule, onde ocorreu o epicentro do tremor, com 34 registros.
OUTROS TERREMOTOS
O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.
O sambista carioca Walter Alfaiate, de 79 anos, morreu neste sábado (27), por volta das 17h, no Rio de Janeiro. O músico estava internado em estado grave há cerca de dois meses no Hospital da Lagoa, na Zona Sul da cidade. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Alfaiate sofria de enfisema pulmonar, ineficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite.
O sambista havia sido transferido para a unidade de saúde em dezembro. Ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Instituto estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, também na Zona Sul, há quase um mês.
O corpo do músico deve ser velado na sede do clube Botafogo, em Botafogo, na Zona Sul. O cantor e compositor deixa sete filhos.
Mais de 200 sambas
Com mais de 50 anos de carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas. Na juventude, o sambista começou criando músicas para blocos de carnaval cariocas e participando de rodas de samba de destaque na época. Mas só foi descoberto pelo grande público nos anos 1970, quando teve três de suas canções gravadas por Paulinho da Viola -- "Coração oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata". Desde a década de 1980, Alfaiate integrava a ala de compositores da Portela.
Talismã alvinegro marcou dois gols contra o Americano
Joel pode escalar Caio contra o Duque de Caxias (Crédito: Paulo Sérgio)
LANCEPRESS!
El Loco e Herrera têm sido a dupla de ataque titular do Botafogo. Mas Caio, quando acionado, tem ajudado o time nos momentos decisivos das partidas. Foi assim nas semifinais da Taça Guanabara e neste sábado, quando entrou no segundo tempo e marcou dois gols.
Leia como foi a partida
Com a convocação de Loco Abreu para o amistoso da seleção uruguaia contra a Suíça, nesta quarta-feira, Joel Santana não descarta a possibilidade de Caio começar como titular diante do Duque de Caxias, na quinta-feira.
- O Caio tem ido bem, já está em tempo dele ter uma oportunidade - afirmou o técnico após a partida contra o Americano.
Sobre a alcunha de talismã que Caio recebeu da torcida, Joel rebateu:
- Não é estrela, é competência do próprio jogador. Havia uma situação de jogo para ele resolver e ele foi lá e resolveu - concluiu.
Técnico diz que os reservas são tão importantes quanto os titulares
GLOBOESPORTE.COM
Campos, Rio de Janeiro
A partida com o Americano estava empatada em 1 a 1 e a torcida do Botafogo começou a gritar o nome do atacante Caio. Depois que o técnico Joel Santana lançou o jogador, as coisas começaram a melhorar para o Alvinegro. Logo no primeiro lance, o talismã deixou o time na frente do placar, e depois ainda marcou mais um e selou o triunfo do Glorioso.
Joel elogiou o desempenho de Caio e disse que o jogador será titular caso Loco Abreu não consiga voltar da seleção uruguaia em tempo de defender o Bota.
- Ele entrou lá e resolveu o problema. A filosofia é essa: quem está no banco é tão importante quanto os que estão em campo. O Abreu vai e volta da seleção. Mas se não voltar, o Caio joga. Ele está merecendo a oportunidade - afirmou o treinador.
Sobre a partida, o treinador lembrou que jogar no estádio Godofredo Cruz é sempre sinônimo de dificuldades.
- Jogo aqui é sempre difícil. Qualquer equipe passa por dificuldades, mas depois que tomamos conta das ações, as coisas ficaram mais tranquilas.
Atacante entra durante a segunda etapa e decide o jogo para o Glorioso
GLOBOESPORTE.COM
Campos, Rio de Janeiro
Mais uma vez, o talismã não decepcionou. Autor de dois gols na vitória do Botafogo por 3 a 1 sobre o Americano, neste sábado, o atacante Caio era só felicidade após a partida. Ele lembrou que foi muito importante o Alvinegro começar a Taça Rio com o pé direito.
- Tudo isso é fruto do trabalho. O professor Joel foi feliz de me colocar, ele sabe o momento certo. A torcida precisa ter um pouco de paciência. Valeu pelos dois gols, foi importante começar bem a Taça Rio – disse Caio.
A convocação do atacante Loco Abreu para a seleção uruguaia deixou Caio animado. Ele acredita que terá a oportunidade de ser titular enquanto o companheiro estiver fora.
- Dá para brigar pela vaga até porque o Abreu foi convocado para seleção. Quem sabe não começo os jogos e consigo fazer mais gols.
Na próxima quinta-feira, às 21h50m, o Bota enfrenta o Duque de Caxias, no Engenhão.
Atacante faz dois gols e confirma a fama de talismã botafoguense
GLOBOESPORTE.COM
Campos, Rio de Janeiro
O Botafogo iniciou a Taça Rio do mesmo jeito que terminou a Taça Guanabara: vencendo. Neste sábado, o time do técnico Joel Santana fez 3 a 1 no Americano, em Campos, e aumentou ainda mais a empolgação de sua torcida, que está animada com o bom momento do time.
O grande herói foi o talismã Caio, que fez os gols da vitória. Marcelo Cordeiro fez o primeiro. Leandro Gomes fez para a equipe da casa. O Bota está com três pontos e já pula na frente dos outros concorrentes do Grupo B. O Americano está com zero.
Times acordam nos últimos 15 minutos do primeiro tempo
O duelo começou com o Botafogo tentando tomar as rédeas do jogo. A equipe do técnico Joel Santana apostava principalmente nas jogadas com os alas Marcelo Cordeiro e Jancarlos, que buscavam as bolas aéreas para os atacantes Loco Abreu e Herrera. Os donos da casa, no entanto, logo equilibraram a partida e passaram a levar mais perigo.
Aos 19, após cruzamento de Dudé da direita, Leandro Gomes, de cara para o gol, finalizou mas a bola subiu demais. O jogo seguiu arrastado, com muitos erros de passe, e foi novamente o Americano que chegou mais perto de abrir o placar. Aos 30 minutos, Rafinha recebeu na entrada da área e mandou uma bomba com o pé esquerdo. A bola passou rente à trave direita do goleiro Renan.
A partir deste lance, os times parecem ter acordado e a partida ganhou em emoção. Aos 32, em um contra-ataque, a bola sobrou para Herrera na esquerda e o atacante cruzou na direção de Loco Abreu. O uruguaio subiu mais do que o marcador e ajeitou na medida para Marcelo Cordeiro, que, de cabeça, mandou para o fundo do gol: 1 a 0. Mas, no minuto seguinte, o time de Campos chegou ao empate. Depois de uma cochilada da defesa, Leandro Gomes recebeu dentro da área pelo lado direito e bateu por baixo do goleiro Renan: 1 a 1.
Antes do intervalo, o Bota ainda teve a chance de voltar a ficar em vantagem no placar. Aos 38, Jancarlos levou para o meio e, de perna esquerda, cruzou para a área. Ninguém encostou na bola, que passou rente à trave direita do goleiro Fred, que saltou e não alcançou nada.
Talismã Caio marca em seu no primeiro lance
Na volta do vestiário, as equipes seguiram errando passes e com dificuldades de penetrar na defesa adversária. A primeira boa oportunidade foi do Americano, aos nove minutos. Leandro Sena recebeu dentro da área, nas costas da zaga, e chutou de primeira. Renan defendeu e mandou para escanteio. Um minuto depois, após cruzamento da direita, Paulo Henrique acertou a trave. A pressão era grande. Aos 12, Leandro Sena cruzou, Renan bateu na bola e ela ainda acertou o travessão antes de ir para fora.
A resposta do Botafogo foi na mesma moeda. Loco Abreu invadiu recebeu dentro área pela direita e mandou uma bomba, defendida pelo goleiro Fred. No rebote, Lucio Flavio pegou de primeira e acertou a trave e perdeu a chance. Era o ensaio. Aos 22, Caio, que havia entrado um minuto antes, recebeu ótimo passe em velocidade de Herrera e chutou com categoria na saída do goleiro: 2 a 1.
Ele não parou por aí. Aos 40, Caio recebeu bom passe de Lucio Flavio dentro da área e só deslocou o goleiro: 3 a 1. Foi o quinto gol do atacante no Campeonato Carioca. Entregue no jogo, o Americano ainda ficou com um homem a menos aos 44, quando o zagueiro Índio levou o cartão vermelho.
Ficha técnica:
AMERICANO 1 x 3 BOTAFOGO
Fred, Elson, Nirlei, Índio e Rafinha (Renatinho); Djair, Paulo Henrique (Jader), Dudé e Edinho; Leandro Sena (Itacaré) e Leandro Gomes. Renan, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Jancarlos (Somália), Leandro Guerreiro, Eduardo (Caio), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera (Renato) e Loco Abreu.
Técnico: Paulo Marcos. Técnico: Joel Santana.
Gols: Marcelo Cordeiro, aos 32, Leandro Gomes, aos 33 minutos do primeiro tempo; Caio, aos 22, e 40 minutos da segunda etapa.
Torcida do Botafogo faz festa para a chegada do ônibus com a equipe no Godofredo Cruz (Crédito: Rodrigo Ciantar)
O ônibus do Botafogo chegou ao Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ), no início da noite deste sábado, cercado por cerca de 100 torcedores. Os alvinegros fizeram muita festa e ironizaram o atacante Dodô.
Do elenco campeão da Taça Guanabara 2010, os mais festejados pelos botafoguenses foram o o jovem talismã Caio, o atacante uruguaio Loco Abreu e o técnico Joel Santana.
Antes do confronto contra o Americano, às 19h30, na primeira rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, a torcida do Botafogo em Campos (RJ)reafirma o apoio a um filho da terra.
- Vim para ver o time e também para ver o Caio e o Alessandro, que é da cidade. Os botafoguenses daqui gostam muito dele e sabemos que seu desempenho ainda vai melhorar - afirmou a torcedora Silvia Araújo.
A alegria dos botafoguenses sobrou em forma de provocação para o atacante do Vasco Dodô, artilheiro do Carioca com sete gols, ex-ídolo alvinegro e que vem enfrentando críticas dos vascaínos após o vice-campeonato do primeiro turno.
O grito entoado a favor do atacante foi ligeiramente alterado: "É o poder, El Loco é o poder. O uruguaio vai pra Copa e o Dodô vai ver tevê".
Revelado em 2008 e acostumado a vestir a camisa 1, goleiro de 20 anos destaca importância do espaço dado aos jogadores criados no Botafogo
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Aos 20 anos, Renan já acumula experiência com a camisa 1 do Alvinegro de General Severiano
Renan vem do tempo em que jogadores revelados nas categorias de base do Botafogo eram artigo raro em General Severiano. Nos profissionais desde 2008, o goleiro de 20 anos vê com empolgação o espaço cada vez maior dado às pratas da casa do Alvinegro. Titular na partida contra o Americano, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), no estádio Godofredo Cruz, em Campos, pela primeira rodada da Taça Rio, ele acredita que a política adotada na gestão Maurício Assumpção é de extrema importância para o clube.
- A base vem sendo muito valorizada, coisa que não vinha acontecendo nos anos anteriores, não sei o porquê. Fico feliz por mim e pelos outros, pois a oportunidade é muito importante, e quem ganha com isso é o Botafogo. O jogador acaba criando uma identidade maior com o clube - observou o goleiro, que substitui o titular Jefferson, poupado por ter tomando um remédio para dor de cabeça que contém substância proibida pela comissão antidoping.
Em 2010, Caio vem sendo o grande exemplo de sucesso das categorias de base do Botafogo. Em apenas oito jogos como profissional do clube e apenas um como titular, o atacante marcou três gols importantes para o sucesso da equipe na Taça Guanabara. O ano começou com o meia-atacante Jorge Luiz atuando como titular, e atualmente o lateral Wellington Júnior, o meia Rodrigo Dantas e o atacante Júnior vêm compondo o banco de reservas do técnico Joel Santana.
Joel Santana elogia caras novas em General Severiano, mas lembra importância do grupo que alcançou reação e conquistou a Taça GB
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Joel Santana conversa com Sandro Silva (de costas), e Danny Morais (à direita) observa
A partir deste sábado, quando estreia na Taça Rio, às 19h30m (de Brasília), contra o Americano, no estádio Godofredo Cruz, o Botafogo poderá contar com o lateral-direito Jancarlos, o zagueiro Danny Morais e o volante Sandro Silva, reforços contratados já com a temporada em andamento. Na última quinta-feira o clube também confirmou a chegada do meia- atacante Edno, mas a moral mesmo está com aqueles responsáveis pela reação e conquista da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca.
Segundo Joel Santana, a chegada de novos jogadores é de extrema importância para o decorrer da temporada, mas, por enquanto, a preferência é daqueles que fizeram o Alvinegro deixar a condição de quarta força do Rio de Janeiro para garantir por antecipação uma vaga na final do Estadual.
- Vou dar o privilégio àqueles que estão aqui, e a partir do momento que não renderem o esperado, outros poderão ter oportunidade. Com a conquista da Taça Guanabara, os jogadores provaram que são competentes - explicou o treinador.
Joel Santana, entretanto, não acredita que a manutenção do seu time titular significará vantagem em relação aos adversários. O treinador destacou a qualidade dos outros três grandes clubes cariocas, lembrando que não existe favoritismo em relação ao título da Taça Rio.
- São três belas equipes. O Flamengo é o atual campeão, o Vasco se preparou muito bem para a competição, e o Fluminense tem um time altamente competitivo. É preciso respeitar a todos - disse.
Aos 61 anos, técnico do Botafogo larga perfil durão e se diz mais romântico
Gustavo Rotstein e João Paulo Garschagen
Rio de Janeiro
O jeito malandro e boleiro continua a ser a sua marca. Mas desde que retornou da África do Sul, após quase dois anos comandando a seleção daquele país, Joel Santana vem revelando algumas mudanças. Embora não tenha perdido a estrela de campeão – o que ficou comprovado com o título da Taça Guanabara – o técnico do Botafogo confessa estar de coração mole e com os sentimentos à flor da pele.
Quando fala do passado e da família, algumas vezes não esconde o choro. No dia a dia, garante ter aprendido dar valor a pequenas coisas, como o cuidado com as flores que mantém na sua sala em General Severiano e a preocupação em dar água a um passarinho que pouse em sua janela. Aos 61 anos, o técnico vive uma fase de amor (assista ao vídeo acima).
- Estou mais emotivo, mais romântico e apaixonado. Qualquer coisa me emociona. Antes era mais durão, rancoroso. Agora falam comigo, e eu começo a chorar. Acho que isso é bom. Dar valor à vida é bom - disse.
A aproximação no relacionamento com pessoas e animais se estende até a objetos como o seu carro, apelidado por ele de “pássaro de prata”. O coração que hoje está mais amolecido também é tratado com carinho no consultório do médico particular, que também é torcedor do Botafogo. O leve AVC sofrido pelo técnico do São Paulo, Ricardo Gomes, acendeu sinal de alerta em Joel Santana.
- Fiz todos os exames, e graças a Deus está tudo bem. Meu médico disse que eu preciso emagrecer dez quilos, mas depois queria que nós fôssemos jantar numa pizzaria - brincou.
Equipe alvinegra entra em campo neste sábado, em Campos, motivada pela conquista da Taça Guanabara
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Contra o Americano, Lucio Flavio comemora 200 partidas pelo Botafogo
Quando estreou na Taça Guanabara, o Botafogo era considerado a quarta força do Rio de Janeiro. Pouco mais de um mês depois, a equipe estreia na Taça Rio numa condição completamente diferente. Comandado por Joel Santana e com grande motivação, o Alvinegro enfrenta o Americano, na cidade de Campos, neste sábado, após a conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca. O canal PFC 4 transmite para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 19h30m (de Brasília).
O Botafogo deixou de lado a condição de azarão do Carioca e agora desponta como candidato ao título. Embora tenha garantido uma vaga na final, a equipe deseja encerrar o campeonato sem a necessidade da finalíssima, e por isso promete disputar a Taça Rio sem qualquer sinal de relaxamento. O primeiro desafio será contra o time de segunda pior campanha da Taça Guanabara, com apenas três pontos em sete partidas disputadas, à frente apenas do Duque de Caxias. O Americano teve a pior defesa do primeiro turno, com 20 gols sofridos.
Mas para Joel Santana, o Botafogo deve encarar a partida com a mesma seriedade com que venceu dois de seus grandes rivais em menos de cinco dias e, contra todos os prognósticos, levou o título da Taça Guanabara. Para o treinador, a responsabilidade a partir de agora será ainda maior.
- Vamos ter um pepino, porque eles vão querer ganhar do campeão. Não estou relaxado. Colocamos na cabeça da torcida que poderíamos vencer, e conseguimos. Agora temos um compromisso moral - destacou o técnico.
Jefferson e Antônio Carlos são desfalques e Loco Abreu é dúvida
Por motivo de força maior, Joel Santana não poderá repetir neste sábado a escalação que venceu por 2 a 0 o Vasco, no último domingo, e faturou o primeiro turno. O zagueiro Wellington será mantido no lugar de Antônio Carlos, que ainda se recupera de uma pancada sofrida no joelho esquerdo. O goleiro Jefferson foi preservado pelo departamento médico por ter tomado um remédio contra dor de cabeça que possui substância proibida, correndo o risco de ser punido por doping, e será substituído por Renan. Loco Abreu, que sente dores na região do glúteo esquerdo, pode dar lugar a Caio.
O confronto também marcará os 200 jogos de Lucio Flavio pelo Botafogo. O meia, que chegou ao clube em 2006 e teve uma passagem de seis meses pelo Santos em 2009, se diz satisfeito por atingir um número tão significativo logo após um título marcado pela superação do grupo.
- Acho que poucos jogadores que passaram pelo Botafogo nos últimos anos atingiram essa marca. Para mim é motivo de orgulho - disse.
A última vitória do Botafogo sobre o Americano em Campos aconteceu em 2005. Desde então, foram três partidas disputadas – duas pelo Campeonato Carioca e uma pela Copa do Brasil – com duas vitórias do time da casa e um empate. O time campista acabou eliminando o Alvinegro na competição nacional no ano passado.
Ficha técnica:
AMERICANO BOTAFOGO
Fred, Nirley, Leandro Dias, Elson e Rafinha; Leandro Leite, Jader, Paulo Henrique e Leandro Sena; Leandro Melina e Patrick. Renan, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Caio).
Técnico: Paulo Marcos. Técnico: Joel Santana.
Estádio: Godofredo Cruz, em Campos (RJ). Data: 27/02/2010. Árbitro: Péricles Bassols. Auxiliares: Michel Correia e José Ronaldo Braga.
Transmissão: O PFC 4, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 19h30m (de Brasília).
Glorioso inicia caminhada na Taça Rio de olho em conquistar o Estadual
Duelo alvinegro em Campos dos Goytacazes (Montagem: Marianna Esteves)
LANCEPRESS!
Para fazer história no Rio de Janeiro, o Botafogo inicia a Taça Rio de olho em garantir o título dos dois turnos do Campeonato Carioca e levar de vez o tão sonhado troféu estadual. Apesar de já garantido em sua quinta final consecutiva, o Glorioso não quer saber de decisão e inicia neste sábado, contra o Americano, no Estádio Godofredo Cruz, em campo, a caminhada pela redenção. A partida terá transmissão em tempo real pelo LANCENET!
SEM ESSA DE "JÁ GANHOU"
Confiante pela conquista da Taça Guanabara, o Alvinegro vive sua melhor fase na temporada. Além da conquista do primeiro turno, o clube passou por uma semana tranquila, cheia de boas notícias e eventos com a presença de torcedores ilustres e ídolos do passado, como o lançamento do "Sou Botafogo", novo programa de sócio-torcedor. Apesar do clima de festa, Joel Santana se manteve alheio aos excessos e alertou os jogadores para os perigos que o jogo fora de casa apresenta.
- Estou muito preocupado com este jogo. Não vai ser nada fácil. Teremos um adversário complicado pela frente e além disso, nossa semana não priorizou os treinamentos. Não conseguimos focar o Americano e isso inspira perigo - disse.
Também com a atenção redobrada, Lucio Flavio, que fará 200 jogos com a camisa do Fogão, comemora a marca e deseja sair de campo vitorioso.
- Vestir a camisa de um time como o Botafogo já é motivo de orgulho. Atingir uma marca como essa então, é gratificante demais, ainda mais no futebol atual, onde os jogadores migram rapidamente de um clube para o outro. Essa marca já poderia estar maior, pois contando o meu tempo aqui, já fiquei por volta de sete meses parado devido a contusões. Será um jogo difícil, mas queremos os três pontos - revelou o camisa 10.
Para o embate, o Alvinegro terá importantes desfalques. Além de Antônio Carlos, com uma lesão no joelho esquerdo, Jefferson está fora da partida. Ao sentir fortes dores de cabeça na última terça-feira, o goleiro ingeriu um remédio analgésico para aliviar o mal estar. Jefferson foi vetado por precaução ao comunicar o feito ao departamento médico. Outra baixa pode ser Loco Abreu, com dores perto da coxa.
POR NOVOS DIAS
Com apenas três pontos no Campeonato Estadual, o Americano quer surpreender o Botafogo em casa e assim vai com tudo para cima do Glorioso. Em Campos, a meta é esquecer o desempenho ruim na Taça Guanabara, os maus resultados foram seguidos por três trocas de treinador. Após a saída de Alfredo Sampaio, Paulo Marcos assumiu o pela oitava vez em sua carreira e pretende modificar totalmente a forma de jogar do time, que ganhou apenas um jogo em toda temporada.
Apesar do curto tempo de trabalho antes da Taça Rio, Paulo Marcos avaliou as características de diversos jogadores e
apontou algumas deficiências no elenco.
- O Americano não tem um volante caçador. Tem uns meninos que deverão ser a base do time no futuro, mas não podem ser encarados como solução neste momento. Temos que achar umas quatro ou cinco peças que possam reforçar o time, o que não vai ser fácil - afirmou.
FICHA TÉCNICA:
AMERICANO X BOTAFOGO
Estádio: Godofredo Cruz, Campos dos Goytacazes (RJ)
Data/hora: 27/2/2010 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Michael Correia (RJ) e José Ronaldo Braga (RJ)
AMERICANO: Fred, Elson, Nirley, Leonardo e Dudé; Paulo Henrique, Edinho, Leandro Melina e Jader; Rafinha e Patrick. Técnico: Paulo Marcos.
BOTAFOGO: Renan, Fábio Ferreira, Fahel e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu (Caio). Técnico: Joel Santana.
Presidente do Fogão divulgou nota na noite desta sexta
Presidente do Botafogo falou ainda do sucesso da campanha de adesão para o torcedor (Foto: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!
O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, divulgou nota na noite desta sexta-feira explicando a saída do diretor de marketing Márcio Padilha. A nota esclarece que o motivo da saída não foi por insatisfação com o planejamento do programa 'Sou Botafogo', conforme teria sido divulgado pela imprensa.
Na verdade, diretor deixa o clube para desenvolver campanha de um candidado a governador nas próximas eleições. Ainda na nota, o presidente comunicou que no primeiro dia da campanha 'Sou Botafogo' mais de cinco mil alvinegros espalhados pelo país aderiram a uma das três opções de planos do programa.
O Botafogo de Futebol e Regatas vem através desta nota comunicar que aceita o pedido de demissão de seu Diretor de Marketing Márcio Padilha. No clube desde agosto de 2009, o profissional foi convidado para desenvolver a campanha de um candidato a governador nas próximas eleições do Estado do Rio de Janeiro.
O clube foi surpreendido com a notícia veiculada na tarde desta sexta-feira de que o diretor estaria insatisfeito com o planejamento do programa "Sou Botafogo", lançado nesta quinta-feira. Como Diretor de Marketing, Marcio Padilha liderava a comissão criada pelo presidente Mauricio Assumpção para a elaboração do projeto e durante o período de criação não demonstrou qualquer contrariedade com os rumos do programa.
O clube aproveita a oportunidade para anunciar que, já em seu primeiro dia, mais de cinco mil alvinegros espalhados pelo país aderiram a uma das três opções de planos do programa "Sou Botafogo".
A diretoria do Botafogo de Futebol e Regatas acredita na força de sua torcida e entende que é com ela que seguirá construindo um clube cada vez mais vencedor.
Organização comemora números um dia depois do lançamento da campanha do 'Sou Botafogo'
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Em nota publicada em seu site oficial, o Botafogo anunciou a adesão de cinco mil pessoas ao programa sócio-torcedor lançado na última quinta-feira. Os número sãoo considerados animadores, já que a expectativa dos idealizadores do projeto seria contar com dez mil associados nos primeiros seis meses.
O projeto do "Sou Botafogo", como foi batizado o novo programa sócio-torcedor, prevê que, num primeiro momento, 1.500 torcedores se inscrevam no plano VIP (mensalidade de R$ 120), 4 mil no Acima de Tudo (mensalidade de R$ 50) e 4.500 no Sem Fronteiras (mensalidade de R$ 25).
Goleiro de 20 anos garante estar tranquilo para ocupar vaga do titular na partida contra o Americano, neste sábado
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
A batida frase que um jogador precisa estar preparado para qualquer situação nunca foi tão bem aplicada como no caso de Renan. Pego de surpresa pela decisão do departamento médico do Botafogo de preservar Jefferson – que tomou um comprimido para combater uma dor de cabeça e correria riscos no exame antidoping –, ele se disse pronto para enfrentar o Americano neste sábado, em Campos, e fazer a equipe não sentir a saída de um jogador considerado símbolo de segurança.
Renan, que disputou duas partidas na atual temporada (sendo que uma como titular), garante estar pronto para mais uma oportunidade, mesmo que ela tenha acontecido de maneira repentina.
- É preciso estar preparado, pois a gente nunca sabe para as oportunidades, ainda mais como nesse caso. Não esperava, mas também vou transmitir segurança aos jogadores, e sei o quanto isso é importante. Quero jogar bem e ajudar o Botafogo a vencer - disse.
Embora seja considerado reserva desde que iniciou sua trajetória como profissional, em 2008, Renan pode se considerar experiente, pois atuou em 65 partidas pelo Botafogo. Dessa forma, o goleiro de 20 anos garante estar preparado para mais este desafio.
- Dessa vez pode ser um pouco mais difícil pela falta de ritmo de jogo, mas apenas entrando em campo é possível resolver isso. Minha cabeça está tranquila, pois sempre que tive oportunidades, entrei bem.
Vaga na próxima fase da Copa do Brasil será decidida dia 11, no Rio, em jogo único. Critérios de desempate dependem de análise da CBF
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O São Raimundo-PA foi condenado com a perda de três pontos pela escalação irregular dos jogadores Hallace, Beto e João Pedro na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, em 10 de fevereiro, em Santarém, pela primeira fase da Copa do Brasil (veja o vídeo com o gol da partida). O clube paranese também terá que pagar uma multa de R$ 1 mil. A pena foi aplicada na tarde desta sexta-feira, após julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). As informações são do site Justiça Desportiva.
O STJD foi informado pela Diretoria de Registro e Transferência da CBF que os atletas não tinham seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) em data necessária para a confirmação das respectivas inscrições.
Há divergência sobre o que acontecerá no jogo de volta, marcado para 11 de março, no Engenhão. O Tribunal considera que o São Raimundo entrará em campo com -3 pontos, precisando vencer para se classificar (empataria com o Botafogo em zero ponto, e levaria vantagem no saldo de gols). O clube paraense, no entanto, entende que perdeu os três pontos conquistados no jogo de ida. Desta forma, se houver empate com gols no Engenhão, o time paraense se classifica por ter feito mais gols fora de casa.
Os auditores do STJD afirmam que estes critérios ficam a cargo da CBF. A única resolução que a entidade não pode tomar é excluir o São Raimundo, pois seria contrária à decisão do STJD. A CBF só deve se pronunciar sobre o caso na semana que vem.
Quem se classificar enfrenta Santa Cruz ou América-AM na próxima fase.
A testemunha do caso do funcionário do Flamengo acusado de pedofilia contou que foram quase 20 anos tomando coragem para denunciar o suspeito e disse não entender como o crime foi ignorado pelos ex-presidentes do clube (Clique aqui para assistir ao vídeo com o depoimento da testemunha):
— Acho uma vergonha que uma pessoa assim viva rodeada de crianças dentro da Gávea, mas não sei por que ele sempre foi acobertado pelos dirigentes que passaram pelo clube.
O Conselho Tutelar da Zona Sul convocou o alto funcionário do Flamengo para prestar esclarecimentos, ontem à tarde, em Laranjeiras. Mas não obteve sucesso, já que o denunciado não apareceu, tampouco justificou a ausência, o que causou estranheza ao conselheiro tutelar Edmilson Ventura
— Não temos poder de polícia. Queríamos apenas ouvir o acusado, porque, por enquanto, é apenas uma denúncia. É estranho ele não ter aparecido. Vamos convocá-lo mais duas vezes, espero que ele venha. Se não vier, entraremos com uma representação na Justiça contra esta pessoa, por embaraçar o trabalho do Conselho Tutelar — disse.
Edmílson foi informado da denúncia pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes da Defensoria Pública, e soube através das reportagens do EXTRA que o fato seria de conhecimento de ex-presidentes do clube.
— Essa situação é reprovável, sob todos os aspectos. Eu gostaria de saber como isso acontece dentro de um clube cuja presidente é uma vereadora, o vice (Hélio Ferraz) já foi candidato ao Senado e o ex-presidente (Márcio Braga) já foi deputado federal duas vezes. Ou ele é mesmo inocente ou é tudo muito estranho.
O funcionário do Flamengo foi denunciado à polícia por ter, segundo testemunha, oferecido R$ 100 a um menor de cerca de 10 anos, frequentador do clube, para acariciar o pênis do menino. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Crianças e Adolescentes Vítimas.
Ao saber do ocorrido, diretoria se desculpa e diz que atitude foi do lojista. Faixa dizia 'Parabéns ao futuro tetra vice campeão (sic) carioca de futebol'
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
A faixa foi retirada por volta das 17h, após exigência da direção do Fla, que diz ter sido iniciativa do lojista
Uma loja do Flamengo em Brasília antecipou as provocações ao Botafogo, campeão da Taça GB, e acabou criando um tumulto. Lá, foi estendida uma faixa com os dizeres 'Parabéns ao futuro tetra vice campeão (sic) carioca de futebol" - com erro na palavra vice-campeão, que está sem hífen -, numa alusão às últimas três finais, em que o Alvinegro foi derrotado pelo Rubro-Negro na decisão. A divulgação foi feita numa comunidade botafoguense no Orkut, e vários integrantes, revoltados, prometiam retaliação. Coincidentemente, na mesma rua encontram-se a Fogão Shop e a Flu Boutique.
Assim que soube do ocorrido, a diretoria do Flamengo mandou o lojista retirar a faixa e divulgou uma nota oficial lamentando o ocorrido. Por volta das 17h, a provocação aos alvinegros já não estava mais na fachada.
- Tivemos que tirar a faixa por problemas jurídicos após um telefonema que recebemos da Gávea - disse o gerente da loja, que se identicou como Alison.
A diretoria rubro-negra fez questão de soltar um comunicado à imprensa pedindo desculpas. Veja a íntegra da nota:
"Diante dos fatos veiculados na mídia, dando conta de uma faixa colocada na vitrine de uma loja em Brasília, com dizeres pejorativos ao Botafogo Futebol e Regatas, o Clube de Regatas do Flamengo vem a público esclarecer que a iniciativa foi tomada pela lojista e que a mesma já foi devidamente notificada e orientada a retirar tal cartaz. O Flamengo lamenta o ocorrido e pede desculpas pelo fato."
Treinador ganha medalha comemorativa, se emociona e entrega camisa alvinegra ao presidente da ABL
Diego Rodrigues
Rio de Janeiro
“Esta glória que fica, eleva, honra e consola”. Esta frase está escrita na estátua de Machado de Assis, um dos ícones da literatura do país, na entrada da Academia Brasileira de Letras. Mas também pode se aplicar à história de Joel Santana no futebol. Homenageado na ABL, nesta sexta-feira, o técnico do Botafogo se emocionou, recebeu a medalha do centenário da Academia, entregou a camisa de Nilton Santos e, como de costume, brincou e sorriu.
Joel foi um dos convidados do "Merenda na Academia", evento mensal em que os membros da ABL recebem personalidades ligadas a vários setores da sociedade. A ideia é promover a cultura brasileira.
Às 12h30m, após comandar um treino pela manhã em General Severiano, ele chegou à Academia e foi conhecer as instalações do local. Ao se aproximar da estátua de Machado de Assis, ouviu do presidente da ABL e torcedor do Fluminense, Marcos Vinicios Vilaça, a seguinte frase: “Desconfio que Machado de Assis era tricolor”. Joel sorriu.
Joel entrega camisa de Nilton Santos ao presidente da Academia Brasileira de Letras
Ao lado de figuras como o jornalista e tesoureiro Murilo Melo Filho, do cartunista Ziraldo, do presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, dos empresários Humberto Motta e Francis Bogossian e do embaixador Marcílio Marques Moreira, ele parecia meio tímido. Ouviu as palavras de Vilaça e, quando levantou para discursar, chorou. Joel recebeu uma medalha do centenário da academia com o rosto de Machado de Assis. Emocionado, entregou uma camisa de Nilton Santos ao presidente, filho de botafoguense, e disse:
- Essa é uma camisa da Enciclopédia do Futebol (Nilton Santos), como não poderia ser diferente.
Recebeu em troca uma homenagem de Marcos Vinicios Vilaça:
- Receba o abraço da Academia em nome de todos esportistas.
Após o almoço, Joel falou rapidamente e mostrou sua satisfação:
- É uma honra maravilhosa. Não vou chorar, senão vou ficar chorão. Pensei que conhecia tudo, mas conheço quase tudo. É uma honra que vai me enriquecer muito.
Ele ainda ganhou um livro sobre Josué Montello e outro de cartas de Joaquim Nabuco para Machado de Assis, e sugeriu um título para uma possível obra de sua carreira:
- Seria “A prancheta do Joel Santana” - brincou o treinador, que já contou que pensa escrever um livro sobre sua história no futebol.
Já o cartunista e torcedor do Flamengo Ziraldo elogiou a homenagem a Joel, e aproveitou para agradecer pelas conquistas do treinador pelo Rubro-Negro.
- Isso amplia o conceito de cultura. Futebol também é cultura. E o Joel é um artista, um ser humano fantástico - afirmou.
Seguindo a linha de convidar pessoas ligadas ao esporte, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, também será convocada pela instituição. Cartlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileio, João Havelange, presidente de honra da Fifa, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Hortência, ex-jogadora de basquete e Bernard, ex-jogador de vôlei, também já passaram pela ABL.
E Joel, após uma descontraída tarde com alguns imortais da literatura brasileira, seguiu para Campos com a delegação alvinegra, onde enfrenta o Americano, sábado, no Godofredo Cruz, pela Taça Rio. Assim, ele vai seguir escrevendo páginas no livro do futebol, como a da final da Taça Guanabara, no último domingo, para se tornar também um imortal... do esporte.
Com dor muscular, uruguaio será substituído por Caio caso não tenha condição de enfrentar o Americano neste sábado
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Abreu e Herrera conversam com Joel Santana
Sem Jefferson e Antônio Carlos, o Botafogo poderá perder Loco Abreu para o jogo contra o Americano, neste sábado, em Campos. O atacante sente dores na região do glúteo esquerdo e, por isso, é dúvida. Ele não foi a campo para o treino da manhã desta sexta-feira, ficando entregue ao departamento médico.
Joel Santana aguarda para saber se poderá contar com Abreu, mas avisou que Caio será o titular caso o uruguaio não tenha condições de atuar. Considerado talismã do Botafogo em 2010, marcando gols decisivos, o jogador de 19 anos começou jogando apenas uma vez na temporada - na vitória por 5 a 2 sobre o Resende.
O zagueiro Antônio Carlos, que será substituído por Wellington, se recupera de uma pancada sofrida no joelho esquerdo. Jefferson foi preservado pelo departamento médico depois de tomar um remédio contra dor de cabeça que contém substância proibida e, por isso, correria o risco de suspensão por doping.
Técnico alerta para desgaste da viagem do Botafogo a Campos após semana festiva pela conquista da Taça Guanabara
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
No lugar daquele Joel Santana descontraído nos dias seguintes à conquista da Taça Guanabara apareceu uma pessoa extremamente preocupada. A confiança nos jogadores do Botafogo permanece, mas o temor do técnico é em relação ao clima de oba-oba que tomou conta da torcida após a reação que culminou no título do primeiro turno do Campeonato Carioca. Por isso, ele exigiu seriedade total na partida contra o Americano, neste sábado, em Campos, pela primeira rodada da Taça Rio.
- Estou preocupado com esse jogo. É um adversário difícil, uma viagem de maior distância no campeonato, e depois de uma semana altamente festiva, algo totalmente diferente desde que cheguei ao clube. Acima de tudo precisaremos de competência para vencer o Americano. Essa partida veio em péssima hora - ressaltou.
Segundo Joel Santana, a primeira opção seria uma viagem de avião até Campos, para reduzir o desgaste. Mas o custo de R$ 80 mil impediu a estratégia, substituída pelo tradicional ônibus, que, de acordo com o treinador, sairá por R$ 5 mil. Ele lembrou que as viagens e o título do primeiro turno serão algumas das dificuldades do Botafogo na Taça Rio.
- As partidas fora de casa são ainda mais complicadas. Teremos que ir até Friburgo, Volta Redonda... A conquista do primeiro turno nos credenciou para a final, mas não podemos relaxar. É natural que depois da festa venha a ressaca, mas é preciso seriedade acima de tudo - destacou.
Departamento médico do Botafogo teme exame antidoping e decide preservar goleiro de partida contra o Americano
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Jefferson será poupado de jogo contra o Americano, neste sábado
Após o treino da manhã desta sexta-feira, Jefferson foi anunciado como desfalque do Botafogo na partida contra o Americano, neste sábado. Não por lesão ou suspensão, mas por um motivo inusitado. Segundo informou o clube, o goleiro tomou um comprimido para dor de cabeça que contém substância proibida e, assim, correria risco de ser suspenso por doping. Por isso, o departamento médico decidiu preservá-lo da primeira rodada da Taça Rio.
Jefferson participou normalmente do treino desta sexta, mas o Botafogo decidiu que ele não viaja para Campos. De acordo com o clube, o goleiro se medicou com um comprimido do remédio Neosaldina por causa de uma dor de cabeça sentida na última terça-feira. Por isso, Renan será escalado como titular pela segunda vez na temporada (a primeira oportunidade foi na vitória por 2 a 1 sobre o América). Jefferson deve retornar à equipe na partida contra o Duque de Caxias, na próxima quinta-feira, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Rio.
O goleiro será o segundo desfalque do Botafogo diante do Americano. Antônio Carlos, que se recupera de uma pancada no joelho esquerdo, segue sem treinar e será substituído por Wellington, que foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, pela final da Taça Guanabara.
Convocado para amistoso contra a Suíça, atacante afirma que Alvinegro precisa iniciar com uma vitória o segundo turno do Campeonato Carioca
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Loco Abreu entrega ao ídolo Zagallo a camisa que usou na conquista do título da Taça GB
Depois de defender o Botafogo na partida contra o Americano, neste sábado, às 19h30m (de Brasília), na estreia da equipe na Taça RIo, segundo turno do Campeonato Carioca, Loco Abreu viaja domingo para se juntar ao grupo do Uruguai, que na quarta-feira enfrenta a Suíça num amistoso na cidade de Zurique. O atacante, que por isso desfalcará o Alvinegro diante do Duque de Caxias, pela segunda rodada do returno, vai se juntar à sua seleção sem deixar de lado o pensamento no Alvinegro.
- Queremos começar bem o segundo turno, pois não podemos apenas lembrar o título da Taça Guanabara. Depois, sim, vou pensar na seleção - disse Abreu, que tem retorno previsto para a próxima quinta-feira, dia da partida contra o Duque de Caxias.
Segundo Abreu, o amistoso contra a Suíça será encarado pelo Uruguai como um ensaio geral. A seleção está no Grupo A da Copa do Mundo, ao lado de África do Sul, França e México.
- Será nosso último jogo antes do Mundial, e enfrentar uma seleção europeia que também estará na competição será uma ótima preparação para o Uruguai, que na Copa, logo na primeira rodada, terá pela frente uma seleção qualificada como a da França - destacou.
Em entrevista a um diário do Uruguai, atacante afirma que está vivendo um dos melhores momentos da carreira e rasga seda para técnico do Botafogo
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Após a conquista da Taça Guanabara, Loco Abreu afirmou que estava aprendendo o significa de vestir a camisa do Botafogo. Artilheiro da equipe no Campeonato Carioca, com seis gols, o atacante vem dando cada vez mais exemplos de que vive uma história de amor com o clube da Estrela Solitária. Experiente e com passagens por vários clubes de expressão, o camisa 13 é ídolo da seleção do Uruguai - foi dele o gol da classificação à Copa do Mundo da África do Sul, no empate em 1 a 1 com a Costa Rica - e a cada jogo vem caindo também nas graças da torcida alvinegra.
Em entrevista ao site do diário uruguaio "Ovación", o jogador foi logo lembrado pelo seu recente feito. Destaque para o fato de ele ter sido "campeão no mítico Maracanã", estádio onde o Uruguai promoveu a maior tristeza do futebol brasileiro, vencendo o Brasil por 2 a 1, de virada, com o fatídico gol de Gigghia na final da Copa de 1950. Mas Loco Abreu prefere não remexer no passado.
Momento de aprender com Joel Santana: Loco Abreu (esquerda) presta atenção nas orientação do técnico
Pelo contrário, diz viver um dos melhores momentos da sua vida pela conjunção de três fatores: Botafogo, seleção e vida pessoal. Depois de revelar ter se emocionado com a torcida alvinegra, que na decisão da Taça GB estendeu uma bandeira do Uruguai na arquibancada, chegou a vez de o atacante tecer todos os elogios a Joel Santana e explicar por que escolheu General Severiano. Confira os melhores momentos.
Papai Joel é o cara
"Fui contratado porque o (ex-técnico) Estevam Soares pediu, mas não pude conhecê-lo bem porque ele se foi dez dias depois (da minha chegada). Aí veio o Joel, que é um velho lobo, tem um histórico vencedor, foi campeão pelos quatro grandes do Rio. Seu estilo é muito parecido com o de um maestro. Não dá sopa para o azar. Tudo é planejado e detalhado. A disciplina e a metodologia de trabalho dele são muito boas. E o Joel trata a todos da mesma maneira. Está sempre por dentro do que está acontecendo para poder entender os jogadores".
As mudanças com a chegada de Joel
"Em qualquer equipe vencedora, não se pode começar da frente para trás. Tudo parte de uma defesa sólida, e é preciso ter um time compacto, bem agrupado e que não dê espaços enquanto espera pelo adversário. Mas isso não quer dizer que abdique do ataque. Nós, atacantes, sabemos da nossa importância, inclusive a de impedir que o time fique exposto a contra-ataques. Mas o mais importante é a confiança que ele transmite. Muitas vezes um treinador pede alguma coisa, mas os jogadores não se convencem. Em pouco tempo, Joel nos convenceu de que o seu planejamento é o ideal. Nisso ele é parecido com (o técnico da seleção uruguaia, Oscar) Tabárez. Estou realmente aproveitando"
As histórias de Joel
"Conversamos sobre assuntos gerais, mas ele gosta muito de falar de futebol, de conta muitas histórias. O Joel teve a oportunidade de comandar os melhores. Por exemplo: enfrentamos o América, cujo técnico era o Bebeto, e o dirigente é o Romário. Eles foram jogadores do Joel, que nos contou várias histórias engraçadas sobre essa época. Também nos fala de sua experiência na África do Sul, do país e dos costumes do povo. São coisas que você guarda e um dia podem te ajudar".
Porto seguro no Botafogo
"Continuo encontrando lugares onde posso continuar meu futebol. E tento conseguir conquistas e prestígio, que é o que qualquer um busca num clube. Independentemente do tempo que ficar, é sempre bom entrar na história do clube. No último ano estive apenas no Aris F.C. (da Grécia), aí vim para o Botafogo. Antes passei por Tigres (México) e River Plate, fui para Israel (defendeu o Beitar Jerusalem), voltei para o River, segui para o Real Sociedad (da Espanha), aí cheguei ao Aris. Mas agora é a hora do Botafogo".
El Loco em grande fase
"Acredito que o presente é sempre o melhor momento. Por mais que tenha vivido melhores, o que passou, passou. Não dá voltar no tempo. De qualquer maneira, é certo que estou vivendo no Botafogo, na seleção uruguaia e na minha pessoal um dos melhores momentos. Antes eu não analisava muito as minhas decisões, via apenas o lado esportivo. Decidia que seria "lindo jogar por tal clube" e ia mesmo. Não queria saber como o time jogava, como era o seu vestiário, o treinador, o presidente, se o clube estava em ordem, se a cidade era boa. Hoje eu busco o máximo possível de informações e jogo tudo na mesa (antes de decidir)"
Presidente do Botafogo, Maurício Assumpção revela apelido dado por técnico Joel Santana ao atacante de 19 anos, revelação do Glorioso
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Joel Santana entrega camisa personalizada ao xodó, talismã e ratinho Caio.
Depois, a bênção Xodó e talismã são alguns dos apelidos colecionados por Caio, 19 anos, em pouco tempo como jogador profissional do Botafogo. Mas o presidente Maurício Assumpção revelou que, logo ao chegar ao clube, Joel Santana criou mais um nome para o atacante que acabou tornando-se o trunfo do treinador na conquista da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
- Quando o Joel chegou, falei para que ficasse de olho no Caio, e ele respondeu: ‘Esse ratinho aí? Não sei se vai dar muita coisa, não.’ Então, pedi que ele esperasse três treinos, mas bastou um para perceber que aquele ratinho jogava muita bola - brincou o presidente.
Um dos destaques do Botafogo em 2010, Caio vai se acostumando a ouvir elogios e receber o carinho dos torcedores. Mas confessa que não tinha ideia do nome dado por Joel Santana após a primeira impressão.
- Realmente não sabia dessa história de ratinho. Mas fico muito feliz por retribuir a confiança que as pessoas têm em mim - disse.
Durante o evento de lançamento do programa sócio-torcedor do Botafogo, na última quinta-feira, Joel entregou a Caio uma camisa personalizada e, antes de um beijo, mostrou, com uma pergunta, o tipo de relação que tem com o menino.
* Carteira de acesso livre ao setor das arquibancadas centrais do Estádio Olímpico João Havelange do setor OESTE INFERIOR quando o Botafogo de Futebol e Regatas for o mandante do jogo;
* Nos demais jogos em que o Botafogo de Futebol e Regatas venha a participar no Estádio Olímpico João Havelange em que a capacidade do referido Estádio venha a ser dividida o seu direito de acesso será mantido (como por exemplo, semi-finais e finais do Campeonato Carioca);
* Acesso livre à área exclusiva do site;
* Participação em promoções no site do programa “SOU BOTAFOGO VIP”
* O torcedor ao adquirir o seu plano poderá reservar a cadeira de sua escolha, no mapa de vendas de cadeiras do setor OESTE INFERIOR;
* Após a confirmação da reserva de sua cadeira a administração do programa personalizará a sua cadeira com o seu primeiro e último nome, sendo certo que tal personalização somente se dará no Estádio Olímpico João Havelange, no prazo de até 15 (quinze) dias após a confirmação do seu pagamento;
* Camiseta exclusiva do programa após o pagamento de 06 (seis) parcelas mensais e consecutivas. Os participantes deverão retirar a referida camiseta no posto de atendimento da sede social do Botafogo de Futebol e Regatas, situada na Avenida Venceslau Brás, nº 72, Botafogo;
* Outros benefícios que serão divulgados pela coordenação do programa, entre eles rede de estabelecimentos conveniados que oferecerão descontos ou vantagens na compra de produtos ou serviços;
* O Plano “SOU BOTAFOGO VIP” não dá direito a votar ou ser votado em eleições do Botafogo de Futebol e Regatas.
“SOU BOTAFOGO ACIMA DE TUDO”
* Carteira de acesso livre ao setor das arquibancadas centrais do Estádio Olímpico João Havelange do setor OESTE SUPERIOR, quando o Botafogo de Futebol e Regatas for o mandante do jogo;
* Nos demais jogos em que o Botafogo de Futebol e Regatas venha a participar no Estádio Olímpico João Havelange, em que a capacidade do referido Estádio venha a ser dividida o seu direito de acesso será mantido (como por exemplo, semi-finais e finais do Campeonato Carioca);
* Acesso livre à área exclusiva do site;
* Participação em promoções no site do programa “SOU BOTAFOGO ACIMA DE TUDO”
* O B.F.R. poderá, a seu exclusivo critério, não utilizar a arquibancada central superior do Estádio Olímpico João Havelange, sendo certo que neste caso os associados ficarão localizados, necessariamente, na arquibancada central inferior;
* Camiseta exclusiva do programa após o pagamento de 06 (seis) parcelas mensais e consecutivas. Os participantes deverão retirar a referida camiseta no posto de atendimento da sede social do Botafogo de Futebol e Regatas, situada na Avenida Venceslau Brás, nº 72, Botafogo;
* Outros benefícios que serão divulgados pela coordenação do programa, entre eles rede de estabelecimentos conveniados que oferecerão descontos ou vantagens na compra de produtos ou serviços;
* O Plano “SOU BOTAFOGO ACIMA DE TUDO” não dá direito a votar ou ser votado em eleições do Botafogo de Futebol e Regatas.
“SOU BOTAFOGO SEM FRONTEIRAS”
* Preferência na aquisição com 50% (cinqüenta por cento) de desconto em 01 (um) ingresso para qualquer setor das arquibancadas do Estádio Olímpico João Havelange, quando o Botafogo de Futebol e Regatas for o mandante do jogo;
* A preferência supra significa a prioridade para compra do ingresso nas primeiras 48 (quarenta e oito) horas após o início das vendas, de acordo com a disponibilidade;
* Acesso livre à área exclusiva do site;
* Participação em promoções no site do programa “SOU BOTAFOGO SEM FRONTEIRAS”
* Camiseta exclusiva do programa após o pagamento de 03 (três) parcelas mensais e consecutivas. Os participantes residentes fora do Município Estado do Rio de Janeiro receberão a referida camiseta no endereço cadastrado, já os demais deverão retirá-la no posto de atendimento da sede social do Botafogo de Futebol e Regatas, situada na Avenida Venceslau Brás, nº 72, Botafogo;
* Outros benefícios que serão divulgados pela coordenação do programa, entre eles rede de estabelecimentos conveniados que oferecerão descontos ou vantagens na compra de produtos ou serviços;
* O Plano “SOU BOTAFOGO SEM FRONTEIRAS” não dá direito a votar ou ser votado em eleições do Botafogo de Futebol e Regatas.
DOS PREÇOS E CUSTO DOS PLANOS:
Será cobrado o valor de R$10,00 (dez reais) na primeira parcela a título de custo da carteira do programa.
Plano “SOU BOTAFOGO VIP” – R$120,00 (cento e vinte reais) por mês. O sócio proprietário adimplente e seus dependentes poderão adquirir o mesmo plano por R$90,00 (noventa reais) por mês.
Plano “SOU BOTAFOGO ACIMA DE TUDO” – R$50,00 (cinqüenta reais) por mês. O sócio proprietário adimplente e seus dependentes poderão adquirir o mesmo plano por R$40,00 (quarenta reais) por mês.
Plano “SOU BOTAFOGO SEM FRONTEIRAS” – R$25,00 (vinte e cinco reais) por mês.
Bruno Paes, da Novo Traço, responsável por operar o programa.
Em um belo evento realizado na tarde desta quinta-feira, no Stadium Rio, foi lançado o programa Sou Botafogo. Os objetivos são estreitar os laços entre o clube e a torcida, aumentar o número de participantes, criar um banco de dados com perfil detalhado dos torcedores e desenvolver um plano de abrangência nacional.
Há três planos:
o Sou Botafogo VIP (R$ 120 mensais), que dá ao torcedor um lugar marcado no setor Oeste Inferior; o Sou Botafogo Acima de Tudo (R$ 50 mensais), que garante uma cadeira excusiva e com seu nome no Oeste Superior; e o Sou Botafogo Sem Fronteiras (R$ 25 mensais), destinado aos torcedores de outros estados ou que não vão a jogos com frequência. Estes poderão comprar ingresso com 50% de desconto com facilidade. Todos os planos dão direito a promoções exclusivas, camisas do programa e acesso à área especial do site.
"Essa diretoria lança hoje um dos projetos mais importantes para o Botafogo. Tenho dito repetidamente que o maior exemplo que a torcida do Botafogo deu de compromisso com o clube aconteceu nos jogos contra Coritiba, São Paulo e Palmeiras. Se não tivesse apoiado e sido guerreira, não estaríamos aqui comemorando nada. Nas finais, não desistiu e nem se calou em momento algum. Incentivou e esteve o tempo todo ao lado do time. É essa torcida que chamo para jogar junto, seja onde for. Ela entende e sabe a força que tem para o destino do Botafogo", disse o presidente Mauricio Assumpção.
Estiveram presentes, além da diretoria, o técnico Joel Santana, os jogadores Caio e Loco Abreu, os ex-atletas Zagallo, Maurício, Paulinho Criciúma e Nilson Dias, e convidados. Como prometido, Zagallo recebeu de Loco Abreu uma camisa 13 do título da Taça Guanabara. E Caio foi contemplado por Joel Santana com uma camisa do programa.
Todos os detalhes do Sou Botafogo são divulgados no site do programa
Jogador havia pego dois jogos de suspensão e cumprido apenas um. Joel Santana é convidado para evento na sede da Academia Brasileira de Letras
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Eduardo entrou em campo no último domingo, na decisão da Taça Guanabara, contra o Vasco, ainda amparado por um efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do Botafogo. E foi graças à medida que ele pôde enfrentar também o Flamengo pela semifinal. Expulso na goleada sofrida diante do Vasco, na terceira rodada do Campeonato Carioca, ele havia sido punido com dois jogos de suspensão. Nesta quinta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) reviu a pena, reduzida para apenas uma partida e já cumprida no duelo contra o Tigres.
O volante foi incluído no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê ganho de até seis partidas. No julgamento da segunda instância, por maioria dos votos ficou decidida a redução para apenas um jogo. Assim, ele está livre para defender o Botafogo no próximo sábado, às 19h30m (de Brasília), contra o Americano, no estádio Godofredo Cruz, em Campos.
- O que ficou decidido aqui hoje (quinta-feira) comprovou que o tribunal estava certo ao conceder o efeito suspensivo ao Eduardo antes da semifinal com o Flamengo. Ele já cumpriu a pena que lhe foi imposta de forma justa - disse o advogado do Botafogo Aníbal Rouxinol ao site justicadesportiva.com.br.
Joel Santana é convidado para almoço na Academia Brasileira de Letras
Joel Santana durante o lançamento do programa sócio-torcedor 'Sou Botafogo'. Técnico estará na ABL
A festa para Joel Santana, apontado como principal responsável pela recuperação do Botafogo no Campeonato Carioca, ainda não acabou. O técnico campeão da Taça Guanabara foi convidado, nesta quinta-feira, a participar de um almoço na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL).
O evento de confraternização, marcado para esta sexta-feira, é chamado de "Merenda na Academia" e realizado uma vez por mês com a presenção de grandes nomes da literatura, artes e esporte. Orgulhoso com o convite, Joel confirmou presença. Ele vai para a sede da ABL logo após o treino no CT João Saldanha, em General Severiano, que acontece pela manhã.