Após mais um ano marcado por polêmicas, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem diz que é preciso ter paciência com os árbitros
Thiago Lavinas
Rio de Janeiro
O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Correa, defendeu a arbitragem brasileira nesta quarta-feira durante uma palestra no Footecon, o Fórum Internacional de Futebol, no Rio de Janeiro. Após as várias criticadas por causa dos erros dos juízes nos jogos do último Campeonato Brasileiro, Sérgio Correa garante que 83% das atuações dos árbitros foram satisfatórias nos 1127 jogos analisados em 2009.
Sérgio Correa apresentou um controle interno da Comissão Nacional de Arbitragem em que classifica a atuação dos árbitros nos jogos organizados pela CBF em quatro categorias. Nos 1127 jogos, 9,23% das arbitragens foram consideradas excelentes, 23,31% como ótimas, 24,63 como muito boas, 25,86 como boas e apenas 9,38 foram apontadas como ruins e 7,59 como muito ruins.
Por alguns instantes da palestra, porém, Sérgio Correa admitiu que é preciso tempo para que o nível de arbitragem no país melhore.
- Vocês querem arbitragem melhor, vocês terão. Mas é preciso um pouco mais de paciência também. O jogador erra, e vocês têm paciência com ele. Erra muitas vezes de forma bisonha, e olha que eles treinam todos os dias. É preciso paciência com o árbitro também. Vai melhorar, mas não é do dia para a noite - disse.
Sérgio Correa também criticou o pequeno número de árbitros e assistentes presentes no evento. Os três juizes eleitos pela CBF como os melhores do último Campeonato Brasileiro participaram das palestras: Heber Roberto Lopes, Leonardo Gaciba e Paulo César de Oliveira.
- Eu esperava ver cem árbitros no evento (Footecon). Mas só tem cinco que resolveram investir na carreira. Esperava estar falando para árbitros, mas estou falando para pessoas que gostam de futebol - disse.
Fora da palestra, Sérgio Correa não quis falar com os jornalistas presentes no evento.
- Não vou falar sobre arbitragem, não. Entendo o lado de vocês, mas não tenho o que falar. Já estou até de cabelos brancos por causa desse assunto. Não falo mais. Só tenho de trabalhar para melhorar.
Pela primeira o Footecon realizou um Fórum de Arbitragem, com a supervisão de conteúdo de Arnaldo Cesar Coelho e o apoio da CBF.