Total de visualizações de página

Após reviravolta, Marquinhos e Willians podem reforçar o Botafogo

Negociação chegou a ser dada como fracassada, mas atuação de empresa pode determinar transferência de jogadores do Palmeiras para o Alvinegro

Gustavo Rotstein e Rodrigo Benchimol
Rio de Janeiro


        Marquinhos (esquerda) e Willians: possíveis reforços do Botafogo em 2010

Depois de alguns dias de poucas novidades e tentativas frustradas, o Botafogo pode abrir com boas perspectivas o seu ciclo de contratações. Numa negociação que chegou a ser declarada como perdida, o vento parece que soprou a favor para a chegada dos meias Willians e Marquinhos, revelados pelo Vitória e que não devem permanecer no Palmeiras em 2010.

Na semana passada, o Botafogo chegou a acertar com a Traffic (empresa que detém a maior parte dos diretos econômicos) a transferência da dupla. No entanto, o Vitória mudou de forma repentina a pedida pela negociação da parte que lhe cabe, e o valor foi considerado alto demais pelo Alvinegro, que, por isso, na última sexta-feira, chegou a dar o caso por encerrado. A ideia inicial era que Marquinhos e Wllians fossem adquiridos pela Companhia de Participações Esportivas, conhecida como fundo de investimento, mas, numa reunião ocorrida na última terça-feira, tanto o clube quanto a CPE optaram por voltar seus recursos para outras frentes.

No entanto, nos últimos dias a Traffic mostrou-se disposta a comprar do Vitória os 30% restantes dos diretos econômicos de Willians e 45% de Marquinhos, e, ato contínuo, emprestá-los ao Botafogo. O clube fica agora na expectativa pelo sucesso da negociação entre a empresa e o clube baiano para alcançar o seu objetivo. Caso isso aconteça, seria a repetição do modelo adotado na contratação de Maicosuel, que após se destacar pelo Alvinegro no Campeonato Carioca foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha, pelo equivalente a R$ 12,8 milhões, segundo o câmbio da época.

Adquiridos pelo Palmeiras ainda no fim de 2008, Willians, de 21 anos, e Marquinhos, de 20, chegaram sob muita expectativa. No entanto, ambos tiveram poucas oportunidades no Palestra Itália. Marquinhos, por exemplo, conviveu com muitas lesões durante toda a temporada e disputou apenas oito partidas do Campeonato Brasileiro de 2009. Ele tem contrato com o clube até 31 de julho de 2010. Willians, cujo empréstimo vai até o próximo dia 31, atuou com regularidade no primeiro semestre, mas não conseguiu ter uma sequência por causa de problemas médicos.