Pretendido pelo Botafogo, o apoiador Everton, ex-Barueri, acabou fechando com o Fluminense. O gerente de futebol Anderson Barros explicou os motivos que afastaram o jogador de General Severiano:
– Não trabalho com leilão. O Botafogo teve o interesse pelo jogador, fez a proposta, mas infelizmente o Barueri não aceitou o que oferecemos. Faz parte, mas não fazemos leilão.
Atacante, que defendeu o Botafogo em 2009, firma contrato de um ano com o Samsung Bluewings
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Reinaldo jogou a última temporada pelo Bota
O ano de 2010 será, literalmente, de mudanças para Reinaldo. O atacante acertou sua transferência para o Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, e, dessa forma, será companheiro do zagueiro Juninho a partir desta temporada. O jogador de 30 anos, que defendeu o Botafogo em 2009, teve contrato encerrado com o clube nesta quinta-feira.
O vínculo de Reinaldo com o clube coreano é de um ano de duração, diferentemente de Juninho, que firmou contrato por três temporadas. Será o retorno do atacante ao futebol asiático. Ele anteriormente defendeu JEF United (2008) e Kashiwa Reysol (2005/2006), ambos do Japão.
Antes de acertar com o clube coreano, Reinaldo chegou a iniciar conversas com o Vasco, mas a negociação não avançou. O Botafogo, clube pelo qual o atacante disputou 44 jogos e marcou 14 gols, não mostrou interesse na renovação de contrato.
Com pouco investimento, Alvinegro chega a mais uma decisão do Carioca e termina a temporada lutando contra o rebaixamento no Brasileirão
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Foi o que restou: Botafogo comemora permanência na Série A após vencer o Palmeiras
Quando assumiu o clube, a diretoria comandada pelo presidente Maurício Assumpção deixou claro que 2009 seria um ano de dificuldades financeiras para o Botafogo. Mas o desempenho positivo de uma equipe modesta no Campeonato Carioca encheu os torcedores de esperança. Por isso, a temporada terminou em clima de decepção, que culminou numa luta contra o rebaixamento que terminou apenas na última rodada do Brasileirão.
Apesar dos nomes pouco badalados, a equipe comandada por Ney Franco entrou logo em sintonia. Afastado dos gramados brasileiros, o atacante Reinaldo voltou em boa forma, formando com Maicosuel e Victor Simões um poderoso trio de ataque. Mas a lesão dos dois primeiros no jogo de ida da decisão do Carioca acabou sendo determinante para o terceiro vice consecutivo diante do Flamengo.
Negociado com o futebol alemão, Maicosuel foi uma ausência sentida durante todo o ano. Reinaldo passou o restante da temporada lutando contra problemas médicos e Victor Simões caiu de produção. O Botafogo ainda trouxe de volta Lucio Flavio e André Lima, que conviveram com apoio e críticas dos torcedores. Após uma série de maus resultados, Ney Franco deu lugar a Estevam Soares, que não conseguiu dar maior qualidade ao time, mas ajudou a evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
A REVELAÇÃO
Maicosuel chora ao se despedir do Botafogo: promessa de retorno
Maicosuel chegou ao Botafogo como uma “sobra” do elenco do Palmeiras. Mas aquele que inicialmente era apontado apenas como o sucessor de Lucio Flavio mostrou personalidade própria, principalmente com a bola nos pés. Artilheiro do Campeonato Carioca, o jogador não pôde atuar na segunda partida da decisão por causa de uma lesão muscular, e foi dessa forma que se despediu de General Severiano. Negociado com o Hoffenheim, da Alemanha, antes do início do Brasileirão, ele chorou e prometeu retornar ao clube futuramente.
O PERSONAGEM
Jefferson foi determinante para permanência do time na Série A
A chegada de Jefferson ao Botafogo pareceu tardia, mas no fim das contas, aconteceu no tempo exato. Após quatro anos no futebol da Turquia, o goleiro retornou ao clube em setembro e seu desempenho acabou por ser determinante para a permanência do Alvinegro na Série A em 2010. Com atuações seguras e decisivas, Jefferson logo tomou conta da baliza e colocou no banco o irregular Castillo, que não transmitia a mesma confiança.
OS NÚMEROS
O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro com a marca de 14 empates em 38 partidas disputadas. A equipe terminou a competição em 15º lugar, mas passou 21 rodadas na zona de rebaixamento. O destaque positivo ficou por conta da vitalidade de Leandro Guerreiro, que disputou nada menos do que 65 das 68 partidas da equipe na temporada
O MICO
Engenhão cheio foi cena rara para o Botafogo em 2009
Em seu segundo ano completo como casa do Botafogo, o Engenhão não cumpriu esta função da melhor forma. No Campeonato Brasileiro, foram muitos os resultados decepcionantes, que acabaram por moldar o desempenho da equipe em toda a competições. Derrotas por 4 a 1 para o Goiás e 2 a 1 para o Santo André foram alguns dos micos do Alvinegro. Além disso, a média de publico permaneceu baixa: apenas 11.593 torcedores por partida.
LEMBRA DISSO?
A IMAGEM
Como se já não bastasse o fraco desempenho, o Botafogo conviveu com muitos erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. Após o empate em 3 a 3 com o Grêmio, no qual a equipe foi muito prejudicada dentro de casa, o presidente Maurício Assumpção deixou de lado a serenidade habitual e criticou com veemência a atuação dos juízes.
O DEPOIMENTO
Estevam Soares, técnico do Botafogo:
"Quando aceitei o convite, fui chamado de louco pela imprensa de São Paulo e até pela minha família. Vim pela instituição e também pela certeza de que aqui havia grandes jogadores. Sempre acreditei neste elenco, mas não sabia que seria preciso tanto trabalho. Felizmente conseguimos que todo o grupo deixasse as vaidades de lado e tivesse comprometimento. O rebaixamento seria um castigo muito grande, porque, ao contrário do que ouvi falar no ano passado, hoje o Botafogo vive um momento de tranquilidade e equilíbrio. No ano que vem as perspectivas serão melhores, com o grupo tendo uma base e a diretoria adquirindo maior experiência. O alívio é muito grande para todos, principalmente a torcida, que nos apoiou quando mais precisamos."
O DIA CHAVE
A DECEPÇÃO
Depois de bom início de ano, Victor Simões caiu de produção e decepcionou
Uma das últimas contratações do Botafogo para o Campeonato Carioca, Victor Simões foi um dos destaques da competição, até a última rodada brigando com Maicosuel pela artilharia. No entanto, teve uma brusca queda de rendimento no segundo semestre, sendo relegado à reserva, mas terminando como artilheiro do elenco, com 19 gols. O clube, que no início do ano chegou a tentar sua renovação, decidiu não negociar sua permanência em 2010.
APOSTAS 2010
Atacante Caio é esperança do Botafogo para a temporada de 2010
ADEUS
Após segunda passagem pelo Botafogo, Juninho rumou para a Coreia do Sul
Com muito esforço, o Botafogo trouxe Juninho de volta, depois de uma passagem apagada. O zagueiro retornou prometendo estender o vínculo de três anos, firmado com o clube em janeiro. Mas uma proposta do Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, seduziu o jogador. Será a primeira oportunidade de Juninho no futebol internacional.
Alvinegro perde vínculo com jogadores como André Lima, Jônatas e Renato
Fred Huber
Rio de Janeiro
André Lima ainda não foi procurado pelo Botafogo para renovação de contrato
Se por um lado tenta correr contra o tempo para reforçar o elenco para o início da temporada, o Botafogo vê nesta quinta-feira, último dia do ano, uma parte de seus jogadores ficar sem contrato. Um deles é o atacante André Lima, que pertence ao Hertha Berlim e é um dos principais atletas do time. Ele ainda não foi procurado pelo clube para tratar da renovação.
De acordo com o gerente de futebol do clube, Anderson Barros, nenhum dos casos está solucionado ainda. E a lista é grande. Além de André Lima, outros 12 jogadores ficam sem vínculo com o Alvinegro: Victor Simões, Ricardinho, Renato, Jônatas, Diego, Léo Silva, Batista, Marquinho, Castillo, Michael, Flávio e Rodrigo Fuska.
- O André Lima é um grande jogador, identificado com o clube. Mas todos os contratos que acabam no dia 31, vamos ver o que acontece...
Até o momento, três reforços já foram oficialmente divulgados: Marcelo Cordeiro, Somália e Renato Cajá.
Gerente de futebol diz que o clube soube montar o time, mas não teve equilíbrio para mantê-lo
Fred Huber
Rio de Janeiro
Fim de ano é época de avaliações, e para a diretoria e comissão técnica do Botafogo não é diferente. Nesta quarta-feira, o gerente de futebol do clube, Anderson Barros, fez um balanço dos erros e acertos do Alvinegro na temporada. Para ele, depois de um bom começo, o time não teve equilíbrio para seguir forte no restante do ano.
Um dos problemas enfrentados foi a saída de jogadores, como Maicosuel, que se destacou no Campeonato Carioca.
- O Botafogo teve um ano atípico. Começamos o ano com bons resultados no Campeonato Carioca, mas não nos encontramos no segundo semestre. Não tivemos equilíbrio: saída de atletas, lesões... Houve competência para montar o time, mas não para mantê-lo - disse.
Barros comentou sobre o protesto realizado por torcedores na última segunda-feira, na porta da sede do clube. Os alvinegros mostraram descontentamento com a diretoria e com os reforços modestos contratados até o momento. O dirigente acredita que é hora da torcida ter paciência e apoiar.
- Temos mostrado que sabemos sair das dificuldades. É a preciso a torcida ter paciência e apoiar.
Diretoria espera conseguir pagar em parcelas a liberação do jogador
Fred Huber
Rio de Janeiro
A diretoria e a comissão técnica do Botafogo já detectaram que as principais carências da equipe para 2010 são a defesa e o ataque. Para reforçar o setor ofensivo, um dos nomes pretendidos é o de Wilson, do Sport. A diretoria do clube pernambucano teria pedido R$ 500 mil para liberar o atleta, valor considerado alto pelo Alvinegro. Mas, segundo Francisco Guerra, diretor de futebol do Leão, o clube ainda não recebeu propostas pelo atleta.
De acordo com o gerente de futebol Anderson Barros, o negócio poderá até acontecer se o Sport aceitar parcelar o pagamento.
- É um jogador que interessa muito. Mas Depende de como pode ser feita a negociação. Podemos tentar o parcelamento do valor que eles estão pedindo. Desta forma pode ser viável - disse o dirigente.
Outro jogador que disputou o último Brasileiro pelo Rubro-Negro do Recife e que é visto com bons olhos é
- Apesar da campanha do Sport no Brasileiro, o Durval tem um conceito grande. Mas é uma negociação complicada.
Até o momento, o Botafogo já confirmou três reforços para 2010: o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, o volante Somália e o meia Renato Cajá.
Gerente de futebol acredita que o desfecho poderá ser favorável. Clube conta com a possibilidade de ter a ajuda de investidores para ter o atleta
Fred Huber
Rio de Janeiro
A diretoria do Botafogo corre para tentar manter no elenco os jogadores que agradaram em 2009 e estão com o contrato se encerrando neste fim de ano. Um deles é o zagueiro Diego, que atua em um dos setores considerados mais carentes da equipe. De acordo com o gerente de futebol alvinegro, Anderson Barros, ainda falta um acordo com o Barueri, clube que tem vínculo com o jogador até 2011, pela selar a negociação.
Diego comemora um gol com a camisa do Botafogo
Para ter Diego no próximo ano, o clube conta com a possibilidade da ajuda de um investidor, que compraria os direitos do atleta e o emprestaria por mais um ano para o Alvinegro. O Bota iniciou conversas com o Barueri, mas elas não foram à frente porque o valor pedido pelos paulistas foi considerado alto.
- Há o nosso interesse e o do atleta também. Já existe um entendimento prévio com ele, mas temos que ter esse entendimento com o Barueri. Vamos procurar o clube e chegar a um acordo, se for possível. É uma situação que pode ser resolvida - disse o dirigente.
Barros avisou aos torcedores que a diretoria está em busca de reforços, mas que o clube saiu atrás da concorrência por causa da indefinição até a última rodada sobre a possível queda no Brasileirão. O dirigente, no entanto, aposta que o time será forte no Carioca.
- Temos que ter paciência, nós começamos a planejar mais tarde, pois tivemos o problema da permanência da Série A. Mas o Botafogo entrará forte no Carioca, assim como foi em 2009.
Os jogadores do Botafogo se reapresentam no dia 5 de janeiro, em General Severiano. A equipe viaja no dia 8 para Saquarema-RJ, onde permanecerá até o dia 15. A estréia do Alvinegro no Campeonato Carioca será dia 16, contra o Macaé, em local ainda a ser definido.
Flamengo e Botafogo procuraram o jogador, diz empresário
Germano tem contrato até 7 de janeiro de 2010 (Crédito: Ivan Storti)
BRUNO ULIANA E PEDRO ANTUNES
Tempo de contrato. Este é o empecilho que ainda está sendo discutido para que a renovação de Germano com o Santos seja acertada.
O contrato que o jogador assinou com o Peixe – que termina no dia 7 de janeiro – tem a opção de renovação por mais dois anos. Por Germano ser um jogador de 28 anos (considerado velho), o Santos quer utilizar desta preferência para acertar por apenas mais um ano, enquanto ele quer permanecer na Vila Belmiro até o início de 2012.
– Vamos aguardar para ver se vai haver o interesse. Esta semana devo ter a situação definida. Minha ideia é a de ficar dois anos na Vila – afirmou o jogador em contato com o LANCENET!, ontem.
Ainda sem resolver a pendência com o Alvinegro praiano, o empresário do jogador, Wagner Cruz, afirmou que Germano já foi procurado por Flamengo e Botafogo. O volante preferiu não comentar sobre o interesse das equipes cariocas. Segundo ele, a vontade é de permanecer no Peixe em 2010.
– Primeiro tenho que resolver a minha situação com o Santos. Por enquanto tenho de honrar o contrato, estou empregado – concluiu.
Diretoria admite pendência financeira com alguns atletas
André Lima é um dos jogadores que devem deixar o Botafogo (Crédito: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!
O Botafogo ainda trava uma luta ferrenha contra o atraso de salários para iniciar o próximo ano sem nenhuma pendência financeira.
Contudo, fontes ligadas ao clube alvinegro afirmaram que os salários no Botafogo estão atrasados. Mas isso não vale para todos os jogadores do elenco. Apenas os atletas que terão seus vínculos encerrados no final desta temporada estão com seus vencimentos atrasados nesses últimos dois meses. Já os jogadores que seguirão no Botafogo estão com os seus salários em dia, incluindo os direitos de imagem e décimo-terceiro salário.
Esse fato até motivou alguns jogadores a nem esperar por um acordo e buscar receber os seus valores devidos na justiça do Trabalho. Essa atitude da diretoria tem, inclusive, atrapalhado na renovação de alguns contratos, como no caso do volante Renato, que declarou recentemente não ter sido procurado em nenhum momento pelos dirigentes alvinegros.
Entretanto, o vice-presidente de finanças do clube alvinegro, Cláudio Good, negou que haja qualquer atraso de salários no elenco e confirmou apenas um atraso no direito de imagem de alguns jogadores.
– O Botafogo pagou todos os salários devidos e não estamos devendo vencimento de nenhum atleta por aqui, posso garantir isso. Estamos sim, com uma dívida de direito de imagem com alguns jogadores que terão o vínculo encerrado no final desta temporada. Marcaremos uma reunião agora em janeiro para resolver toda essa situação. Eles podem ficar tranquilos quanto a isso. Não há porque criar uma confusão sobre esse assunto – afirmou Good.
Apesar de todas as pendências financeiras, a próxima temporada promete ser um pouco mais folgada para o Botafogo. A folha salarial para 2010 terá um aumento significativo em relação ao início do Campeonato Estadual deste ano. Para o próximo ano, o Botafogo terá aproximadamente R$ 1,3 milhão para custear os salários para o Campeonato Carioca. Em 2009, a diretoria alvinegra disponibilizou R$ 1,1 milhão, ou seja, um aumento de quase 20% de um ano para o outro.
Vale lembrar que este ano o orçamento acabou estourando o R$ 1,1 milhão após o Carioca e depois, com a campanha ruim no Campeonato Brasileiro e as contratações de Jônatas e André Lima, a folha ultrapassou R$ 1,3 milhão. Aliás, estes dois jogadores não devem continuar na próxima temporada.
Lateral-esquerdo é apresentado oficialmente e diz que trará a garra do futebol gaúcho para ajudar o Botafogo
Fred Huber
Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro é apresentado no Botafogo
O Botafogo apresentou oficialmente nesta quarta-feira o seu jogador para a lateral esquerda em 2010: Marcelo Cordeiro, que chega do Internacional por empréstimo de um ano. Com 28 anos, o objetivo do atleta é conseguir ser reconhecido na cidade onde começou no futebol, o Rio de Janeiro, já que foi das categorias de base do Vasco.
O jogador comentou sobre o clima de desconfiança da torcida alvinegra com as contrações, até o momento, de reforços pouco badalados. Ele citou o exemplo do lateral Ramon, que assim como ele saiu do Colorado como reserva e se firmou no clube de São Januário.
- Todo jogador um dia foi desconhecido. O Ramon era reserva no Inter e hoje está sendo reconhecido no Vasco. Esse também é o meu objetivo também. O mais importante é o comprometimento para tudo dar certo dentro de campo - disse o lateral.
Marcelo Cordeiro disse ter consciência da responsabilidade de vestir da camisa alvinegra, que já teve jogadores do quilate de Nilton Santos em sua posição. O atleta acredita que, com um empenho no melhor estilo gaúcho, poderá também conquistar a confiança dos torcedores.
- A responsabilidade é grande, o Botafogo é um clube de tradição apesar de ter lutado contra o rebaixamento em 2009. Minha intenção é trabalhar duro. Todo torcedor gosta de empenho, e no futebol gaúcho aprendi bastante isso. Pretendo trazer isso para cá agora. A expectativa para esse ano é de títulos.
O jogador contou que sua principal motivação para sair do Inter e acertar com o Bota foi a possibilidade de ter mais oportunidades de jogar, já que no time colorado ele era reserva de Kleber.
- Preferi sair do Inter para procurar o meu espaço. Todo jogador precisa de uma sequência. O Kleber era o titular, mas consegui entrar em várias partidas e tive boas atuações. Espero trabalhar forte já na pré-temporada para começar bem o Carioca.
Cláudio Good afirma que a verba do departamento de futebol para a próxima temporada é maior do que a de 2009
Fred Huber
Rio de Janeiro
O orçamento do Botafogo para 2010 foi aprovado pelos conselheiros do clube em uma reunião do Conselho Deliberativo, segunda-feira, em General Severiano. E, de acordo com Cláudio Good, vice-presidente de finanças do Alvinegro, a verba é maior do que na última temporada. O dirigente preferiu não revelar os valores oficiais, mas disse que o montante é suficiente para montar uma equipe competitiva.
- O orçamento foi aprovado. Graças a Deus. Não podemos falar em valores, pois é algo confidencial, mas houve um aumento significativo em relação ao do passado. O departamento de futebol tem um orçamento para montar um time competitivo para 2010 - disse Cláudio Good.
Na segunda, no mesmo momento em que a reunião estava sendo realizada, um grupo de torcedores se reuniu na frente da sede do clube para protestar contra a diretoria e a política de contratações. A reclamação era de que o clube, até o momento, não conseguiu trazer jogadores de primeira linha. Os únicos reforços confirmados até o momento são: Renato Cajá, Somália e Marcelo Cordeiro.
Na terça-feira, o técnico Estevam Soares pediu contratações. Ele, no entanto, disse saber que a realidade financeira do clube não é das melhores e não estava esperando nenhum "Ronaldinho Gaúcho, Messi ou Kaká".
Jogador teria propostas da Turquia e dos Emirádos Árabes
Renato não deve permanecer no Botafogo em 2010 (Crédito: Paulo Sérgio)
Guilherme Martins
RIO DE JANEIRO
O meia Renato dificilmente permanecerá no Botafogo em 2010. Com contrato se encerrando no próximo dia 31, o apoiador não foi procurado pela diretoria do alvinegro e não gostou da situação.
Em entrevista ao LANCE!NET, o empresário do jogador Anselmo Paiva, garantiu que a prioridade do atleta seria ficar mais um ano no Brasil, porém não descarta um negócio com equipes de fora do país.
- O Renato tem propostas da Turquia e dos Emirados Árabes. A prefenrência dele é permanecer mais um ano no Brasil, mas esse tipo de propostas são sempre muito boas e fica difícil não escutá-las - afirmou o procurador
Segundo Anselmo Paiva, Renato teria ficado muito chateado com a diretoria do Botafogo, que até o momento ainda não procurou o atleta para discutir uma possível renovação de contrato e o jogador já teria se despedido de vez do clube alvinegro.
- Ele (Renato) realmente ficou chateado com essa situação. O atleta criou uma boa identificação com o clube e acreditava em uma possível renovação de contrato, era o que ele desejava. Até agora não foi procurado pelo clube e não deve ficar mesmo.
Questionado sobre o desejo de Renato de permanecer no Brasil e se o Botafogo seria prioridade, o procurador do apoiador foi taxativo e garantiu que não existe mais nenhuma preferência.
- Antes a preferência seria do Botafogo, agora não é mais. O prazo acabou e o Renato está de férias. Ele espera resolver sua vida o mais breve possível, para em janeiro já estar treinando em algum clube que o saiba acolher - sentenciou
Lateral-esquerdo é o terceiro reforço confirmado do Alvinegro para 2010
Fred Huber
Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro posa com a camisa alvinegra
O Botafogo confirmou no fim da tarde desta terça-feira o acerto por um ano com o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, do Internacional. O clube e o jogador, de 28 anos, só estavam aguardando a liberação do Colorado para fechar o negócio. Ele será apresentado para os torcedores na manhã desta quarta-feira.
O jogador não vinha tendo muitas chances no Inter, já que tinha a concorrência do lateral Kleber. Agora, na nova casa, ele espera se firmar e suprir uma antiga carência do time alvinegro.
Além de Marcelo Cordeiro, o clube já anunciou outros dois reforços: Renato Cajá e Somália. Diguinho, meia que disputou a Série B pelo América, também está acertado mas só será anunciado no ano que vem, já que tem contrato em vigor com o Flamengo.
Lateral-esquerdo é o terceiro reforço confirmado do Alvinegro para 2010
Fred Huber
Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro posa com a camisa alvinegra O Botafogo confirmou no fim da tarde desta terça-feira o acerto por um ano com o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, do Internacional. O clube e o jogador, de 28 anos, só estavam aguardando a liberação do Colorado para fechar o negócio. Ele será apresentado para os torcedores na manhã desta quarta-feira.
O jogador não vinha tendo muitas chances no Inter, já que tinha a concorrência do lateral Kleber. Agora, na nova casa, ele espera se firmar e suprir uma antiga carência do time alvinegro.
Além de Marcelo Cordeiro, o clube já anunciou outros dois reforços: Renato Cajá e Somália. Diguinho, meia que disputou a Série B pelo América, também está acertado mas só será anunciado no ano que vem, já que tem contrato em vigor com o Flamengo.
Treinador diz que gostaria de contar com Messi, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, mas sabe que a realidade é outra
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Necessidade de reforçar o elenco para o próximo ano preocupa o técnico
Estevam Soares Preocupado com a montagem do time do Botafogo para 2010, o técnico Estevam Soares está em alerta e já conversou com a diretoria sobre a urgência de contratar reforços. O comandante alvinegro acredita que precisará de "cinco ou seis" jogadores para iniciar o trabalho para a próxima temporada. Ele, no entanto, sabe que a dificuldade do clube e enorme e que dificilmente ele poderá contar com jogadores renomados.
- Temos seis jogadores dos considerados titulares, além dos meninos, mas que ainda estão na fase de maturação. É por isso que precisamos de mais cinco ou seis jogadores, e a diretoria sabe disso. De repente você não tem os melhores jogadores, mas pode fazer o melhor trabalho. Eu queria o Messi, o Kaká, o Ronaldinho Gaúcho, mas a realidade do clube é outra. O Botafogo é grande, tem o espírito vencedor e tem que brigar por títulos - disse o técnico à Rádio Brasil.
Estevam disse estar acompanhando o trabalho dos dirigentes para reforçar o elenco. Ele elogiou os jogadores que já foram oficialmente contratados (Renato Cajá e Somália). O próximo a ser anunciado deverá ser o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, do Internacional.
- Tudo tem sido feito bem monitorado entre diretoria e comissão técnica, e as dificuldades têm sido enormes. Fiquei muito satisfeito com as duas contratações já anunciadas: o Renato, jogador canhoto, tem muito potencial, e o Somália, que nós temos acompanhado desde o Bragantino e monitoramos durante todo o ano no América-RN. Será muito útil.
O treinador disse também ter ficado satisfeito com a renovação de contrato por mais um ano do zagueiro Wellington.
- Fiquei muito feliz com a renovação de contrato do Wellington, que conseguiu ser importante e decisivo, mesmo em seu primeiro campeonato
O Botafogo lançará nos primeiros meses de 2010 uma série de produtos para homenagear os 100 anos de seu apelido Glorioso. O marketing do Alvinegro carioca estuda a criação de chaveiros, bonés e camisas comemorativas. Os uniformes oficiais da próxima temporada, que chegarão às lojas esportivas em maio, também farão menção ao apelido.
LANCEPRESS!
O Botafogo lançará nos primeiros meses de 2010 uma série de produtos para homenagear os 100 anos de seu apelido Glorioso. O marketing do Alvinegro carioca estuda a criação de chaveiros, bonés e camisas comemorativas. Os uniformes oficiais da próxima temporada, que chegarão às lojas esportivas em maio, também farão menção ao apelido.
Volante, reforço alvinegro para a próxima temporada, diz que joga também como lateral e apoiador
GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
O sorridente Somália com a camisa do Bota
Anunciado como reforço do Botafogo para a próxima temporada, o volante Somália aposta na sua versatilidade para conquistar a admiração do técnico Estevam Soares e uma vaga na equipe. O jogador, que disputou a Série B pelo América-RN, disse que, além da sua função de origem, pode atuar como lateral e meia.
- Além de volante joguei como meia e lateral também. Acho que no futebol de hoje nós temos que nos sacrificar para crescer profissionalmente - disse o jogador à Rádio Globo.
Somália, que marcou quatro gols na última Séria B, não acredita que tem características parecidas com Leandro Guerreiro. Ele acredita que os dois podem fazer uma boa dupla no meio.
- Acho que meu estilo é um pouco diferente do Leandro Guerreiro. Somos volantes, mas eu saio um pouquinho mais. Mas isto deixo para o Estevam decidir quem e como o time vai jogar.
O jogador disse que antes de acertar com o Botafogo foi sondado pelo Vasco.
Marcelo Cordeiro quer ter sucesso no futebol carioca, com a camisa do glorioso (Crédito: Vipcomm)
Lateral-esquerdo foi liberado para negociar pelo Internacional
LANCEPRESS!
O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que tem contratto com o Internacional até 2011, já falou como futuro jogador do Botafogo. O clube não anunciou oficialmente, mas notícias afirmam que o jogador deve fechar com o clube alvinegro na próxima quarta-feira.
No último fim de semana, o clube alvinegro fez uma proposta para o Colorado pelo empréstimo por um ano e ela foi aceita.Como jogador, as conversas também já estão bem encaminhadas.
A lateral esquerda é uma posição carente, e Marcelo Cordeiro chegaria seduzido pela possibilidade de ser titular. Além disso, ele, que é carioca, ficaria perto da família.
Em entrevista à Rádio Tupi, Marcelo falou sobre a possibilidade de defender o Botafogo e de poder voltar ao futebol carioca onde foi revelado, mas teve poucas chances pelo Vasco da Gama.
- Está tudo acordado, será um empréstimo de um ano, falei com o Márcio Bittencourt também, que é quem está cuidando da situção, e está tudo OK. Agora fico só no aguardo da diretoria do Botafogo para que o negócio seja fechado o mais rapidamente possível - disse Cordeiro na noite da última segunda-feira, concluindo em seguida: - Passei dez anos no Vasco, mas não tive oportunidade profissionalmente. É bom jogar no futebol carioca, sempre tive esse sonho, e espero levar o Botafogo ao caminho dos títulos - completou
Atacante recebe carinho de amigos em sua cidade natal
Jobson aguarda julgamento com a família em Conceição do Araguaia (PA) (Crédito: Paulo Wrencher)
LANCEPRESS!
Apesar de ter assumido o uso de cocaína, o atacante Jobson continua recebendo todo o apoio da família e de amigos em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, sua cidade natal. O jogador aguarda no município o desfecho de toda essa história, mas a população, ainda assim, demonstra carinho por ele.
A diretoria do Botafogo já adiantou que dará qualquer tipo de apoio jurídico ao atacante, caso o Brasiliense, dono de seus direitos federativos, necessite. O Cruzeiro, clube que já tinha acertado sua contratação para a próxima temporada, cancelou o negócio e não irá se pronunciar sobre o assunto.
O julgamento do caso deverá acontecer apenas no fim de janeiro, quando o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) voltará do recesso de fim de ano. Caso não seja banido do esporte, Jobson poderá pegar até dois anos de punição.
Enquanto o julgamento não acontece, o jogador está suspenso preventivamente por 30 dias.
Técnico Douglas Oliveira elogia o potencial da equipe, que volta a disputar a competição após dois anos
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
A equipe do Botafogo se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Juniores de 2010. Sob o comando do técnico Douglas Oliveira, os garotos alvinegros estão treinando desde a última sexta-feira no Engenhão para o campeonato, que o clube não disputava há dois anos. Segundo o treinador, nem as festas de fim de ano vão tirar a concentração do time.
- O importante neste momento é focar na competição, que o Botafogo nunca conquistou. Além disso, o clube volta a disputá-la neste ano. O Botafogo foi campeão carioca no infantil e chegou à final no juvenil. Agora, é a vez de os juniores conseguirem bons resultados - afirmou Douglas Oliveira.
O comandante alvinegro está animado com o potencial do grupo que tem em mãos e acredita em uma boa campanha. Os jogadores que compõem o elenco são nascidos entre 1991 e 1992.
- O grupo está encorpado e tem muita qualidade. Já conhecia a maioria, pois quem nasceu em 1992 jogou comigo no juvenil. Vamos elaborar até quarta-feira a lista dos que viajarão e representarão o Botafogo na Copinha. Entraremos fortes na competição.
O Botafogo viaja para São Paulo no dia 2 de janeiro. No Grupo X, enfrentará o Piauí, no dia 3, às 17h; a Desportiva, no dia 6, às 16h; e o Nacional-SP, no dia 10, às 11h.
Torcedores levam faixas e carro de som para a frente da sede do clube para pedir a melhora do elenco e a saída dos atuais dirigentes
Fred Huber
Rio de Janeiro
Torcedores levam faixas de protesto
A campanha ruim da equipe no Campeonato Brasileiro de 2009 e a desconfiança com a montagem do time para a próxima temporada, ao que parece, esgotaram a paciência dos torcedores do Botafogo. Na noite desta segunda-feira, cerca de cem alvinegros foram até a porta da sede de General Severiano protestar contra a diretoria. A principal reclamação feita é sobre a contratação de jogadores poucos conhecidos e de qualidade discutível.
Munidos de faixas e até de um carro de som, os torcedores dispararam contra os dirigentes. Os principais alvos foram o presidente Maurício Assumpção, o vice geral Antônio Carlos Mantuano e o vice de futebol, André Silva. Os alvinegros reclamaram muito dos jogadores trazidos até o momento (Somália e Renato Cajá) e de alguns atletas que fazem parte do atual elenco, como Alessandro, Fahel e Emerson.
- O protesto é contra a diretoria inteira. Com esses jogadores que estão aí, não dá. Ainda ficam falando de Ronaldinho Gaúcho - afirmou Vitor Lobato, de 21 anos.
Nas faixas estendidas na frente da sede, os torcedores mostraram toda a indignação com a falta de perspectiva para 2010: "Contratar jogadores da Segunda Divisão?" e "Cadê as contratações? Já passaram as 48h e nada de Papai Noel". Enquanto isso, dentro do clube acontecia uma reunião do Conselho Deliberativo e a revolta da torcida foi colocada em pauta.
Torcedores se reúnem em frente à sede do clube para protestar
A polícia foi chamada e, apesar do clima tenso, não houve maiores problemas. Dentro do clube, seguranças tomavam conta da entrada de onde estava sendo realizada a reunião. De acordo com os policiais e funcionários do Botafogo, os torcedores não invadiram as dependências do clube e não houve qualquer tipo de agressão.
Poucos torcedores enfrentaram a forte chuva que desabou sobre o Rio de Janeiro e foram ao protesto na sede de General Severiano, na hora marcada. No entanto, por volta das 20h, horário do início da reunião do Conselho Deliberativo, o número de torcedores aumentou consideravelmente.
Segundo pessoas que estão no local, cerca de 150 pessoas compareceram ao protesto, que visa manifestar a preocupação dos torcedores com a falta de reforços para 2010. Até agora, o Botafogo anunicou oficialmente apenas os meias Renato Cajá, ex-Grêmio, e Somália, que estava no América-RN.
A Polícia Militar está presente no local e o clube está cercado de seguranças particulares, segundo relatos do site "Vestiário Alvinegro". Faixas foram estendidas e rojões estão sendo disparados em direção à sede de General Severino. Os torcedores estão pedindo a contratação de jogadores de qualidade, execrando Victor Simões e pedindo a demissão do gerente Anderson Barros. Também pediram a saída de Maurício Assumpção da presidência.
Torcedores fazem plantão em frente a sede de General Severiano
LANCEPRESS!
A torcida do Botafogo organizou um protesto em frente à sede de General Severiano, para reclamar da demora da diretoria alvinegra nas contratações para a próxima temporada. Apesar da chuva ter tentado atrapalhar a manifestação, cerca de 50 membros de torcida organizada compareceram ao clube para reclamar dos dirigentes alvinegros neste fim de ano.
Uma forte chuva caiu no fim da tarde carioca e por pouco não acabou com o protesto. No entanto, os torcedores levaram bandeiras, fogos de artifício, instrumentos e até mesmo um carro de som para reclamar dos dirigentes do clube. A torcida ficou em frente de General Severiano até o fim da reunião do Conselho Deliberativo, que começou às 20h. Um dos principais alvos da torcida é o diretor de futebol Anderson Barros.
Apesar dos protestos, os dirigentes alvinegros fecharam neste segunda-feira com dois reforços (Somália e Diguinho) e pretendem anunciar outros nos próximos dias.
Contratação deverá assinar contrato de empréstimo por um ano nesta terça
Fred Huber
Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro no treino do Inter
O Botafogo está muito perto de fechar com mais um reforço para a temporada 2010. A diretoria alvinegra espera acertar na noite desta segunda-feira os últimos detalhes da contratação do lateral-direito Marcelo Cordeiro, do Internacional. O anúncio deverá ser feito nesta terça-feira.
Marcelo Cordeiro está insatisfeito com a reserva no Colorado e vê na ida para o Botafogo a chance de ter mais oportunidades. Nesta segunda, o clube já confirmou a renovação de contrato do zagueiro Wellington e a contratação do volante Somália, do América-RN.
Tudo acertado com o meia Diguinho
O Bota já deixou tudo acertado para contar com o meia Diguinho, que atuou na Série B do Carioca pelo América, na próxima temporada. O clube, no entanto, ainda não pode anunciar o jogador, que tem contrato com o Flamengo até o dia 31 de dezembro. O atleta tem 21 anos.
Jogador, de 25 anos, assina contrato de um ano com o Alvinegro. Ele disputou a Série B de 2009 pelo América-RN
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Somália mostra animação com o acerto
O Botafogo acertou nesta segunda-feira a contração do volante Somália, que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009 pelo América-RN. O jogador, de 25 anos, já fez os exames médicos e assinou contrato de um ano (com opção de renovação por mais dois). Ele se apresenta com o restante do elenco no próximo dia 5.
Feliz com o acerto, Somália espera agora retribuir a confiança depositada pela diretoria. O jogador comentou sobre as suas características e disse que sua principal virtude é a qualidade na saída de bola.
- Acho que o meu sorriso já diz tudo. Estou muito feliz de estar aqui, espero corresponder dentro de campo. Sou um volante de marcação mas que tenho por principal característica a saída de bola e a chegada ao ataque - disse ao site oficial do clube.
Meia, ex-Barueri, realiza exames médicos e assina contrato nesta segunda-feira, nas Laranjeiras. Dirigente também confirma Julio Cesar
Cahê Mota
Rio de Janeiro
Ewerton defendeu o Barueri no último Brasileirão Aos poucos o Fluminense vai mostrando sua força no mercado e vai atendendo aos pedidos de Cuca para reforçar a equipe na próxima temporada. O Tricolor acertou com o terceiro jogador para 2010: Ewerton, ex-Barueri. Nesta segunda-feira, o meia realiza exames médicos nas Laranjeiras e se apresenta com os novos companheiros no próximo dia 4 de janeiro, quando todo o elenco segue para Vitória para pré-temporada.
Na mira também do Botafogo, Ewerton assinará contrato de três anos com o Flu. O clube, em parceria com o patrocinador, adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador. Aos 25 anos, ele se encaixa no perfil traçado por Cuca de jogadores polivalentes, que se adaptam facilmente a mais de uma posição. Além de meia ofensivo, Ewerton atua também como ala-esquerdo ou volante.
- Está tudo certo. O contratamos com a ajuda do nosso patrocinador – confirmou o vice-presidente de futebol, Ricardo Tenório.
Nascido em Maranguape, no Ceará, Ewerton tinha apenas passagens por equipes do seu estado, como Ferroviário, Trairiense e Maracanã, antes de chamar a atenção no Barueri.
Julio Cesar faz exames na quarta
Além de Ewerton, Ricardo Tenório confirmou também a contratação do lateral-esquerdo Julio César. Na negociação, o Fluminense também adquiriu parte dos direitos federativos do jogador, que pertenciam ao Cruzeiro.
- Faz exames médicos na quarta-feira – revelou o dirigente.
Thiaguinho, ex-Botafogo, é o outro reforço do Tricolor para 2010.
Zagueiro, de 20 anos, amplia o vínculo com o Alvinegro até o dia 31 de dezembro de 2010
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O Botafogo confirmou nesta segunda-feira a renovação de contrato do zagueiro Wellington até o dia 31 de dezembro de 2010. O jogador, de 20 anos, foi liberado pelo Cruzeiro, que detém seus direitos. O clube já havia chegado a um acordo com o atleta na última semana.
Wellington se apresenta junto com o restante do elenco no dia 5 de janeiro, em General Severiano. A equipe viaja no dia 8 para Saquarema-RJ, onde permanecerá até o dia 15. A estréia do Alvinegro no Campeonato Carioca será dia 16, contra o Macaé, em local ainda a ser definido.
Acordo deve ser selado até o fim desta semana: 'Ele está motivado'
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Marcelo Cordeiro está insatisfeito no Inter A diretoria do Botafogo esperava concretizar a contratação de Marcelo Cordeiro ainda nesta segunda-feira, mas a negociação deve se arrastar por mais dois dias. Márcio Bittencourt, empresário do lateral, garante que o acordo está próximo. Goiás e Sport são os outros clubes interessados no jogador do Internacional, segundo Bittencourt.
- Ele está muito motivado e gostaria que esta negociação se resolvesse o mais rapidamente possível. Tinha uma possibilidade do Goiás, mas acabamos segurando um pouco por conta do Botafogo. O Sport também, mas a prioridade é acertar com o Botafogo. Obrigatoriamente ele vai definir o seu futuro até o fim da semana, e a ideia é até quarta-feira - disse o empresário, em entrevista à Rádio Brasil.
Marcelo Cordeiro tem contrato em vigor com o Internacional, mas está insatisfeito na reserva de Kléber e gostaria de seria emprestado ao Botafogo por um ano.
O elenco do Botafogo para 2010 vai mudar bastante, já que 17 jogadores têm seus contratos encerrados este ano e a maioria não deverá permanecer. Porém, as decisões sobre quem segue não estão sendo tratadas neste momento.
A prioridade da diretoria é acertar a contratação de reforços para o início da temporada. Só a partir dessas definições que ela conversará com peças que deseja manter.
Quatro nomes têm o aval da comissão técnica para ficar: os zagueiros Wellington e Diego, o meia Renato e o atacante André Lima.
Wellington, que foi emprestado pelo Cruzeiro este ano, já tem sua permanência garantida em 2010, pois a Raposa liberou a renovação.
Sobre Diego, a única dúvida é se o fundo de investimentos vai adquirir parte de seus direitos econômicos ou se o clube vai buscar com o Barueri um novo empréstimo.
Renato, que se destacou no último trimestre do ano, não foi procurado oficialmente pelo Alvinegro e estuda outras propostas. Sua permanência, antes dada como certa, acabou se complicando.
O técnico Estevam Soares pediu a renovação com André Lima. O jogador pertence ao Hertha Berlim (ALE) e não quer voltar para a Alemanha, mas a situação não avançou porque o Botafogo não sinalizou com uma proposta oficial.
Pretendido pelo Botafogo, ele reconhece que foi mal no Brasileiro, mas não se sente abaixo dos reforços do Timão para a disputa da Libertadores
Carlos Augusto Ferrari
São Paulo
Edno quer convencer o técnico Mano Menezes De importante reforço, o meia-atacante Edno se transformou em uma incógnita depois de fracas atuações pelo Corinthians na reta final do Campeonato Brasileiro. Pretendido pelo Botafogo, o jogador descarta deixar o Timão agora e acredita que, em igualdade de condições de disputa, poderá brigar por uma vaga de titular na concorrida equipe de Mano Menezes em 2010.
- Fui contratado para a Libertadores e o Paulistão. O ano de 2009 serviu para eu conhecer o grupo, as pessoas e o clube. Não tínhamos mais chances de nada no Brasileiro. Agora será diferente. Vou fazer a pré-temporada com todo mundo. Vou começar do zero - afirmou.
Edno admite que ficou devendo nos sete jogos que disputou pelo Alvinegro e justificou o baixo rendimento por causa da lesão no joelho esquerdo que o perseguia desde a Portuguesa.
- Faltou bastante coisa, até porque eu vinha de uma lesão no joelho. Fiquei com um déficit na perna esquerda. Enquanto a direita estava 100%, a esquerda estava com 80% apenas. Fiquei um bom tempo sem jogar e perdi ritmo.
Para tentar acabar com o jejum de títulos na Libertadores, o Corinthians aposta em reforços de peso. Até agora, já contratou o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o volante Ralf, os meias Danilo e Tcheco e o atacante Iarley. Mesmo assim, Edno não se sente fora dos planos de Mano Menezes.
- Eu também tenho minhas qualidades. Sei que o ano que vem vai ser
Com ousadia elogiada por comissão técnica, atacante de 19 anos é aposta do Alvinegro na temporada de 2010
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Atualmente, é cada vez mais comum jovens atletas deixarem seus clubes rumo ao futebol estrangeiro sem sequer terem atuado como profissionais no Brasil. No entanto, uma das grandes apostas do Botafogo para 2010 fez o caminho inverso. O atacante Caio, de 19 anos, que iniciou a carreira nos Estados Unidos, será integrado oficialmente ao grupo alvinegro a partir da próxima temporada.
Em 2001, Caio foi morar com os pais na cidade de Boston, e logo ganhou destaque atuando na equipe de futebol do seu colégio. Mas cinco anos depois, quando se preparava para um futuro promissor no esporte dos Estados Unidos, decidiu voltar ao Brasil para realizar o sonho de ser um profissional.
- Tive convites das seis melhores universidades dos Estados Unidos para ganhar bolsa de estudos e jogar futebol. Mas em 2006 retornei ao Brasil, largando um futuro certo para cumprir um objetivo que sempre tive. Felizmente está dando tudo certo, pois defendo o Botafogo, um dos maiores clubes do mundo. Tenho certeza de que esta será minha casa por muito tempo - disse.
Depois de um breve período no São Paulo, Caio foi para o Volta Redonda, se destacando após ser o artilheiro do Campeonato Carioca Juvenil de 2007. O atacante começou a chamar a atenção do Botafogo por seu desempenho pelos profissionais do Voltaço no segundo turno do Campeonato Carioca de 2009, aos 17 anos. O Alvinegro o contratou em maio deste ano para reforçar sua equipe de juniores. Em novembro, o clube anunciou ter feito um contrato de cinco anos com o jogador.
- Quando cheguei ao Botafogo fiquei muito feliz, mas surpreso, pois o Volta Redonda não oferecia as melhores condições de trabalho. Por isso demorei a me adaptar nos juniores. Tive dificuldades porque não conhecia o grupo e a bola não chegava em mim. Mas agora estou feliz, pois terminei o ano da melhor maneira possível.
Ainda pelos juniores do Botafogo, Caio enfrenta seleção sub-20 Nas duas últimas semanas da temporada, Caio foi integrado à equipe profissional do Botafogo, até ser relacionado para o banco de reservas na partida contra o Palmeiras, que determinou a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. O atacante, entretanto, sonha dar alguns passos adiante no ano que vai começar.
- Mantenho os pés no chão, mas espero ter oportunidades pelo Botafogo no Campeonato Carioca. Mas sei que vou precisar trabalhar muito para isso - reconheceu ele, que fez sua despedida dos juniores no último Campeonato Brasileiro Sub-20.
Caio passou a ser integrado aos profissionais depois de ser observado por Gérson Sodré, auxiliar do técnico Estevam Soares. Ele mostrou-se impressionado com a ousadia do garoto de 19 anos.
- Gostei muito da movimentação do Caio. É um atacante que atua nas beiradas do campo, com habilidade e que dificilmente perde a bola. Além disso, tem bom passe e conclusão a gol. Mostrou ser um jogador diferente, e por isso ele foi puxado para os profissionais. Mas lógico que ainda precisa evoluir em alguns aspectos, e vamos trabalhá-los durante o ano - explicou Sodré.
O próprio jogador diz quem é sua maior fonte de inspiração:
- Não tenho medo de ir para cima, e acho que isso é raro nos jogadores atuais. Minha inspiração é o Nilmar, um jogador de alto nível.
Em entrevista ao programa SporTV News, jovem atacante fala pela primeira vez a respeito dos dois exames antidoping que acusaram o uso de cocaína
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Jobson quebrou o silêncio. Aos 21 anos de idade, o jogador que se destacou no Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro, falou com exclusividade ao SporTV News sobre a difícil situação por que passa (assista à íntegra da entrevista no vídeo ao lado). Flagrado duas vezes no exame antidoping por uso de cocaína, ele aguarda a data em que sentará no banco dos réus. Em jogo, a sua profissão. O atacante pode até mesmo ser banido do esporte (fique por dentro dos detalhes no fim desta matéria), mas vê um exagero na possibilidade de nunca mais poder jogar bola. Ao menos profissionalmente.
Passando as festas de fim de na sua cidade natal, Conceição do Araguaia, no Pará, Jobson confirmou o uso de cocaína, mas apenas uma vez, após a 36ª rodada do Brasileirão. Herói da vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, ao marcar o terceiro gol alvinegro no fim da partida, o jogador, que já tinha recebido o terceiro cartão amarelo, acabou expulso por tirar a camisa na comemoração. Suspenso automaticamente do duelo contra o Atlético-PR, no fim de semana seguinte, acabou, segundo ele, indo a uma festa em que fez uso pela primeira e única vez da droga.
- Fiquei empolgado com uma atriz. Não vou citar nomes porque não quero prejudicar ninguém. Estava fora do jogo e acabei usando, mas foi só aquela vez - diz Jobson, ciente de que não pode passar impune, mas também fazendo um apelo. - Lógico que eu tenho de ser punido, mas não como todos estão falando. Não tenho de ser expulso, banido, deixar de jogar futebol. A única coisa que eu sei fazer é jogar futebol.
A versão do atacante, no entanto, não bate com a data do primeiro exame, 8 de novembro. A partida diante do Furacão aconteceu no dia 22 do mesmo mês, ou seja, duas semanas depois. Assim, Jobson teria usado cocaína muito antes da festa que o próprio citou. Mas enquanto aguarda pela definição do futuro, ele se mostra arrependido diante da família (começou, em abril último, a construir uma casa para a sua mãe) e da primeira grande chance despediçada - o Cruzeiro havia acertado, junto ao Brasiliense, a compra de seus direitos econômicos. A direção da Raposa desistiu.
- Eu não fui o primeiro a errar, nem serei o último. Mas isso só me prejudicou. A negociação com o Cruzeiro deu para trás - lembra o jogador, que abre o sorriso ao falar da ajuda que passou a dar aos familiares. - Eles mesmos não esperavam por isso, mas é só o começo. Muita coisa ainda está por vir. Ainda tenho que terminar (a casa).
Entenda o caso
Jobson foi pego no exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Coritiba, no dia 8 de novembro, e o uso de cocaína acabou ratificado pela contraprova realizada pela Confederação Brasileira de Futebol. Sorteado para nova coleta, ao fim do jogo contra o Palmeiras, em 6 de dezembro, o atacante foi novamente pego por uso da substância proibida. O segundo teste para comprovar ou não mais um caso de doping, no entanto, não foi feito, uma vez que a CBF não fez a solicitação. Ele está suspenso preventivemente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por 30 dias, e o julgamento deverá ser marcado para janeiro.
O futuro do atacante, por enquanto, pode ser considerado uma incógnita. Aos 21 anos, ele pode ser banido do esporte, mas ao mesmo tempo pode pegar um gancho mais "leve": até quatro anos de suspensão. As leis mundiais antidoping preveem que um atleta seja banido do esporte se for condenado duas vezes por uso de substância proibida. No entanto, existe a possibilidade de a pena ser somente agravada, e assim Jobson poderia pegar uma suspensão de até quatro anos. Esta será linha de defesa traçada para o jogador, ou seja, que os dois
casos sejam transformados em apenas um, acabando com o risco de reincidência.
Meia, ex-América-RJ, deve assinar um contrato de três anos
LANCEPRESS!
O Botafogo começa a concretizar a partir desta semana algumas negociações que estavam apalavradas. Dentre os nomes que já surgiram, um deles tem grande chance de se concretizar nesta segunda, como é o caso do meia Diguinho, do América.
O caso de Diguinho é bem menos complicado que as outras negociações. Só falta resta apenas uma definição de datas. Apalavrado com o Botafogo desde o início de dezembro, ele fez 14 gols na Série B do Carioca e foi um dos destaques do time do América, que recolocou o clube na elite estadual.
Com contrato até o fim deste ano com o Flamengo, ele esperou até o encerramento do mês para se comprometer oficialmente. A tendência é a de que ele compareça nesta segunda à sede de General Severiano para assinar o vínculo de três anos. Se isso não acontecer, a questão será resolvida apenas na terça-feira.
Até agora, o Botafogo anunciou oficialmente apenas o meia Renato Cajá, ex-Ponte Preta e Grêmio, e o atacante Léo Guerreiro, do Botafogo-DF. No entanto, o ex-jogador do clube candango será emprestado durante o Carioca para o Boavista.
Volante deve ser anunciado nesta semana pela diretoria
Somália deve reforçar o Botafogo na próxima temporada (Crédito: Paulo Wrencher)
LANCEPRESS!
Apesar da proposta do Fluminense, o volante Somália, destaque da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano pelo América-RN, o atleta já acertou as bases com o Botafogo. A diretoria alvinegra espera anunciar o jogador ainda nesta semana, quando pretende fechar todas as negociações pendentes desta pós-temporada.
Apesar de o representante do jogador, Alex Fabiane, declarar que estuda as propostas dos dois clubes para dar uma resposta nesta segunda-feira, o LANCE! apurou que já há um pré-contrato assinado com o Alvinegro e a única pendência a se definir é a duração do vínculo.
Ainda antes da virada do ano, o Botafogo espera que avancem as conversas pelo zagueiro Antônio Carlos, do Atlético Paranaense, e pelo atacante Wilson, do Sport. Em ambas, trabalha pela liberação dos atletas por parte dos clubes.
Meia que ficar no Timão; Fogão pensa no segundo semestre
Edno quer continuar no Corinthians e disputar a Libertadores (Crédito: Tom Dib)
LANCEPRESS!
O Botafogo terá um orçamento para 2010 maior do que em 2009, porém o dinheiro não estará disponível para as contratações no início da temporada. Por isso, o investimento será dividido.
Preocupado em não iniciar bem o ano e sofrer para evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a diretoria já pensa em nomes que possam chegar durante o ano.
O nome do meia Edno, atualmente no Corinthians, ventilado como possível reforço, não foi tentado pelo Alvinegro neste fim de ano. Porém, em General Severiano, pensa-se no jogador para o futuro.
O clube paulista está montando um elenco forte no ano de seu centenário para a disputa, especialmente, da Libertadores. A possíbilidade de muitos atletas ficarem sem espaço depois da competição existe.
Neste momento, o meia, que tem contrato com o Corinthians por mais quatro anos, diz que não foi procurado por ninguém durante suas férias e demonstra desejo em seguir no Timão.
- Meu contrato é longo e quero disputar a Libertadores. Não estou sabendo de nada. Só saio de o clube não quiser mais contar comigo. Admiro o Rio de Janeiro, é uma cidade bonita, mas minha vida é toda em São Paulo - comentou Edno.
O Botafogo e a empresa W.A.Pet, indústria de cosmético e higiene para animais, realizaram parceria e vêm apresentar a nova linha de produtos, os Cosméticos para Animais W.A.Pet Botafogo F.R.. A novidade acaba de chegar ao mercado surpreendendo as expectativas com a aceitabilidade dos produtos. Apesar de ter como finalidade a higiene e embelezamento dos animais, ultrapassou as barreiras do mercado Pet, tornando-se objeto de coleção e passando a ser utilizado como presente, pois é um dos poucos produtos do mercado que consegue aliar as duas paixões que o brasileiro possui, o amor pelo seu “melhor amigo” junto ao amor pelo seu time do coração.
A linha é apresentada em kits personalizados destinados a animais filhotes e a animais adultos. Cada Kit possui na embalagem os produtos essenciais para um banho perfeito. Cada kit contém 01 Shampoo 500ml + 01 Condicionador 500ml + 01 Sabonete 80g + 01 Talco 100g + 01 Colônia 120ml. Os produtos levam o nome de W.A.Pet Botafogo F.R.
Maurício Assumpção crê em campeonato disputado ano que vem
LANCEPRESS!
O Botafogo tem encontrado dificuldades para montar seu elenco para 2010, mas a vontade é a de começar a temporada realizando um desejo que bateu na trave nos últimos três anos: o título do Carioca.
Após o Flamengo, atual tricampeão estadual, ter conquistado o Brasileiro e o Vasco a Série B, além de Fluminense e o próprio Alvinegro terem lutado para se manter na Primeira Divisão, a previsão é de um campeonato bastante disputado.
– O futebol do Rio de Janeiro foi redimensionado. Teremos um Carioca maravilhoso. Ser campeão do Rio de Janeiro vale muito. Quero poder tirar sarro com o porteiro, com o vizinho – afirmouo presidente botafoguense, Mauricio Assumpção.
Jogador precisa ser liberado pelo Hertha Berlim (ALE)
André Lima ainda está com o joelho lesionado (Crédito: Cléber Mendes)
LANCEPRESS!
Além de Wilson e do outro atacante com quem o Botafogo negocia em sigilo, o presidente Mauricio Assumpção ainda conta com a permanência de André Lima para 2010. O jogador fará o tratamento do problema no menisco do joelho esquerdo em General Severiano até o fim de janeiro.
Até lá, o presidente do Botafogo espera que o atacante e seu empresário acertem a liberação junto ao Hertha Berlim (ALE), detentor de seus direitos federativos. Feito isso, o Glorioso iniciará o acerto do salário do jogador.
- É claro que esperamos contar com o André Lima. É um jogador de referência, botafoguense e de quem o Estevam gostamuito. Mas temos de ver se é viável continuar com ele - explicou Assumpção.
Apenas o meia Renato Cajá foi anunciado pelo Botafogo como reforço para a próxima temporada. No entanto, a partir de segunda-feira, a diretoria do Botafogo começará a bater o martelo para algumas negociações. No setor ofensivo, os dirigentes alvinegros estão trabalhando sem fazer alarde e dois nomes estão na pauta alvinegra. Um deles ainda está em sigilo, mas o outro é o atacante Wilson, do Sport.
As negociações estão adiantadas, segundo uma fonte ligada à diretoria do Botafogo. O presidente Mauricio Assumpção não diz nomes, mas afirma que o clube está em busca de dois atacantes no mercado.
– Estamos de olho nas possibilidades e o ataque é um setor para o qual queremos dois jogadores, sendo que com um estamos negociando em sigilo absoluto – garantiu o presidente.
O diretor de futebol do Sport, Francisco Brennand Guerra, admitiu que o Botafogo é um dos clubes que estão atrás do atacante. O outro seria o Vasco.
Wilson teve uma temporada muito boa no Sport, sobretudo no início do ano. O jogador foi o artilheiro do clube pernambucano na Libertadores, com três gols. Em toda a temporada, o atacante balançou a rede adversária em 15 oportunidades e foi um dos poucos que se salvaram na campanha que rebaixou a equipe para a Série B.
Os direitos federativos de Wilson pertencem ao Genoa, da Itália. O jogador chegou a retornar para a equipe italiana no meio do ano, quando seu contrato de empréstimo com o Sport se encerrou. No entanto, os pernambucanos conseguiram estender o vínculo dele até junho do ano que vem.
Wilson é um sonho antigo do Botafogo. Em agosto, o Glorioso tentou levar o atacante para General Severiano. Além dele, o outro atacante que o clube tenta contratar para a próxima temporada é um homem de referência na área.