Total de visualizações de página

Nilton Santos vai ganhar estátua de cinco metros de altura no Engenhão

Ex-lateral vai ser homenageado pelos feitos com a camisa do Botafogo

Gustavo Rotstein e Marlos Bittencourt Rio de Janeiro


O ex-lateral-esquerdo do Botafogo Nilton Santos, conhecido por a Enciclopédia, vai virar estátua. Craque do time nos anos de 1950 e 1960, ele será homenageado pelo artista plástico Edgar Duvivier e pelo alvinegro Marcos Müller.

Ela deverá ser posta no Engenhão. A estátua terá cinco metros de altura contando com o pedestal. A iniciativa é de vários alvinegros (artistas, cineastas, ex-jogadores, juristas) que preferem o anonimato.

O monumento está em fase final, mas Edgar ainda precisa de doações para terminá-lo. O vice-presidente de comunicação social do Botafogo, Beto Macedo, disse que o clube apóia incondicionalmente o projeto de Duvivier e Müller.

A ideia é a de reunir 15 cotistas, cada um deles pagando R$ 3,5 mil para a obra sair do papel. - Estamos trabalhando para conseguir os cotistas e já temos cerca de 12 apalavrados, mas os nomes deles ainda não podem ser revelados.

Estamos pensando em pôr os nomes de cada um deles na base da estátua – afirmou Beto Macedo.

O modelo da homenagem a Nilton Santos é influenciado pela estátua do ex-craque inglês Bob Moore, que está em Wembley. Moore foi campeão da Copa do Mundo de 66, na Inglaterra.

A Enciclopédia foi bicampeão do mundo em 58 e 62 pela Seleção. Nilton Santos, 82 anos, está afastado do futebol há algum tempo em razão de sofrer de Mal de Alzheimer. Por isso, o ex-craque quase não é visto em público. Ele defendeu o Botafogo, seu único clube, de 1948 a 1964, quando abandonou os gramados.