Humberto Rêdes usará olhar clínico para encontrar craques, como Ronaldo
Rêdes quer descobrir novos craques no Fogão
Rêdes quer descobrir novos craques no Fogão
(Crédito: Cleber Mendes)
Rêdes com Ronaldo, na Seleção Brasileira
Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato
Rômulo Paganini RIO DE JANEIRO Entre em contato
Rêdes com Ronaldo, na Seleção Brasileira
Danilo Santos RIO DE JANEIRO Entre em contato
Rômulo Paganini RIO DE JANEIRO Entre em contato
Novo gerente geral da base do Botafogo, Humberto Rêdes pode se orgulhar de já ter participado diretamente da formação de um fenômeno. Em 1992, então técnico da Seleção Sub-17 convocava para o Sul-Americano, pela primeira vez, um atacante do São Cristovão chamado Ronaldo.
Com um olhar clínico ele descobriu o Fenômeno e começou a moldá-lo.
Dois anos depois, o atacante estava no grupo tetracampeão mundial. Com este pensamento, o novo gerente geral das categorias de base do Botafogo recebeu à equipe de reportagem do LANCE! para explicar os seus planos e principalmente deixar um recado: “Precisamos encontrar novos Ronaldos na base. Trabalho e planejamento não irão faltar”.
IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE
“Sou torcedor e apaixonado pelo Botafogo. Fui campeão como profissional. Agora, é o momento de ajudar o clube fora de campo”.
CONVITE
“Sidney Loureiro (novo coordenador técnico) e Felipe Arantes (técnico do juvenil) indicaram o meu nome para o presidente. Mauricio Assumpção concordou na hora. Já estávamos apalavrados uma semana antes de o Mauricio ser eleito em novembro.”
MARECHAL HERMES
“Não podemos chamar aquilo de Centro de Treinamento. Mas a vontade da garotada supera obstáculos. Trabalharemos no emergencial: pintar paredes, aparar a grama e deixar o local mais agradável.”
DIFICULDADES
”Eu sou de uma época em que o Botafogo não parava de revelar jogadores. Hoje, é mais fácil vencer um campeonato do que revelar. Mas isso não é só com o Botafogo. Isto serve para qualquer clube do Brasil.”
METODOLOGIA
“Seja no mirim ou nos juniores, todas as equipes serão escaladas no 43-3. Precisamos revelar atacantes versáteis. Esta é uma das metas desta nova administração”.
SONHO
“Precisamos encontrar novos Ronaldos na base. Trabalho e planejamento não irão faltar. Eu fui o primeiro treinador a convocá-lo para a Seleção Sub-17. Em 1992, apostei nele no Campeonato Sul-Americano e Ronaldo arrebentou.”
RONALDO COMO ESTÍMULO?
“Na minha apresentação – que será amanhã (quarta-feira) ao lado do presidente Mauricio Assumpção de manhã em Marechal – farei questão de levar esta foto (veja ao lado). É preciso mostrar que a realização de um sonho é possível. Quero ressuscitar o drible no futebol brasileiro.”
REVITALIZAÇÃO EM MARECHAL
“Estamos estudando fazer um troca-troca com o Exército. Podemos pegar alguns terrenos ao lado para criação de um novo CT. Enquanto isso, iremos realizar as atividades em Marechal e usar os campos de futebol dos quartéis ao lado. Assim como o ginásio e a piscina.”
ANTIGA ADMINISTRAÇÃO
“Eu conheci Bebeto de Freitas e no início de sua gestão (2003) ele havia prometido valorizar as categorias de base. Eu confiei no seu discurso, mas não sei o porquê de ele não ter valorizado o CT de Marechal Hermes.”
FILOSOFIA DE TRABALHO
“Quero implantar treinamento integral. Um jogador não pode demorar três horas para chegar em Marechal e treinar apenas uma hora. Temos de ter jovens com capacidade técnica tanto com a perna direita, como com a esquerda.”
Quem é?
Nome: Humberto André Rêdes Filho Nascimento: 22/06/1945, no Rio de Janeiro (RJ)
Posição: Ex-atacante do Botafogo
Títulos: Campeão do Rio São Paulo de 64 e bicampeão Carioca em 67/68
Cargo: Novo gerente geral das categorias de base