Total de visualizações de página

CARIOCA 2009: bola vai rolar no sábado



Fluminense, Botafogo e Vasco tentam impedir o tricampeonato do Flamengo

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Michel Lima/Editoria de Arte
Estadual inflama rivalidade entre clubes do Rio

A temporada 2009 começa oficialmente para os clubes do Rio de Janeiro neste sábado com o pontapé inicial do Campeonato Carioca. Os quatro grandes sempre despontam como favoritos, mas o Flamengo, atual bicampeão, tem uma motivação especial: buscar o seu quinto tricampeonato estadual.

Parar o time de maior torcida, portanto, se tornou a missão dos rivais, que não querem ver mais uma festa rubro-negra pelas ruas do Rio de Janeiro pelo terceiro ano seguido. O Fluminense tem uma disputa extra com o Fla, já que ambos conquistaram o Carioca 30 vezes e, se um dos dois levar a taça, será o maior vencedor do estado do Rio.

O Tricolor não poupou esforços para fazer contratações de alto nível e repor as peças que perdeu, especialmente para o futebol paulista. Botafogo e Vasco remontaram seus times após um 2008 decepcionante.

Enquanto os alvinegros fizeram figuração no Campeonato Brasileiro, os cruzmaltinos viveram uma das maiores decepções de sua história ao verem sua equipe rebaixada à Série B do Brasileirão. Os dois times esperam novos tempos na atual temporada.

Os pequenos não deram muito trabalho no Carioca 2008, mas, antes de a bola rolar, todos prometem surpreender. Vale destacar o Duque de Caxias, que fez bonito na Série C nacional e conseguiu o acesso à Segundona.

Madureira, Volta Redonda, Americano e Cabofriense costumam incomodar os grandes, enquanto o tradicional Bangu está de volta à elite carioca e trouxe consigo o estreante Tigres, clube novato com uma estrutura de primeira linha.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado com 16 times divididos em dois grupos, sendo que os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais tanto da Taça Guanabara (primeiro turno) quanto da Taça Rio (segundo turno). Na Taça GB, as equipes se enfrentam dentro do seu grupo, enquanto na Taça Rio a disputa é contra os integrantes da outra chave.