Botafogo recorre a duas empresas para formar equipe
18/12/2007 10:25
GOAL.COM
Parcerias com MFD e Ability causam polêmica com a torcida alvinegra
Sem condições financeiras de investir na contratação de reforços, o Botafogo pediu ajuda a empresários para auxiliá-lo na tarefa. Atualmente, duas empresas são parceiras do Alvinegro nesta empreitada: a Ability e a MFD.
A primeira viabilizou a contratação de nada menos do que cinco dos sete novos reforços já anunciados pelo clube. Já a MFD, que tem Vantuil Gonçalves, ex-vice-presidente jurídico do clube, como um dos seus três sócios, já detém os direitos econômicos de Magno, Vitor Castro, Jorge Henrique, Diguinho e Juninho, que se transferiu recentemente para o São Paulo.
Presidente do clube, Bebeto de Freitas não concorda com as críticas de que o Botafogo tem um time de aluguel. Pelo contrário. Ele entende que a parceria com essas empresas significa a possibilidade de o Alvinegro montar um time competitivo para 2008.
– Um jogador indicado pela Ability é um jogador indicado por nós também. Quando a Ability traz um jogador, o Botafogo, se pagar somente salário, fica com 35% dos direitos econômicos. Essa é a forma que nós temos de trazer jogadores – explicou Bebeto de Freitas, por intermédio de sua assessoria de imprensa.
A Ability ajudou nas contratações de Édson, Túlio Souza, Triguinho, Wellington Paulista e Marcelinho – este foi emprestado ao Botafogo pelo Confiança (SE), a pedido de Cuca. Destes jogadores, somente Wellington Paulista ficará vinculado ao Villa Rio Esporte Clube, parceiro esportivo da MFD, por quatro anos, mesmo período pelo qual será emprestado ao Botafogo. Em caso de venda dos direitos econômicos de um desses atletas, os clubes têm de chegar a um acordo.
Blog do Marcelo Damato
Uma empresa de peso
11th Dezembro 2007
O grupo MFD, que comprou Juninho, repassou-o ao São Paulo e agora adquiriu os direitos de Guilherme, veio para ficar. Os seus donos não são os tradicionais empresários da bola.
Os dois sócios majoritários são nada menos do que ex-sócios do Banco Garantia, do mesmo grupo que foi dono da Ambev. Querem operar no mercado de jogadores às claras e, claro, ganhar muito dinheiro. O sócio minoritário, o advogado Vantuil Gonçalves Jr., ex-vice-presidente jurídico do Botafogo, é quem realiza as operações.