Total de visualizações de página

Goiás e Botafogo fazem amistoso de luxo

Goiás e Botafogo fazem amistoso de luxo

Com poucas ambições no Campeonato Brasileiro, equipes têm disputa direta por posição mais honrosa na competição

GLOBOESPORTE.COM
Goiânia



No ano mais disputado da era dos pontos corridos, é raro haver confrontos em que pelo menos um dos times não esteja na briga pelo título, por uma vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento. Mas lógico que há alguns casos, e o jogo entre Goiás e Botafogo é um deles. O confronto deste domingo, na cidade de Itumbiara, reúne duas equipes que estão com situação praticamente resolvida no Campeonato Brasileiro. A Rede Globo transmite ao vivo para o Rio de Janeiro, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 17h (de Brasília).

Sem chances de rebaixamento ou de chegar à Libertadores, Goiás e Botafogo têm como estímulo a busca por uma melhor posição no Campeonato Brasileiro. Os dois times, inclusive, fazem uma disputa direta, já que o Alvinegro é o oitavo lugar, com 49 pontos, e o Goiás está em nono, com 48. O confronto será no Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (a cerca de 200 quilômetros de Goiânia), pois o time esmeraldino perdeu o mando de campo depois que um torcedor invadiu o gramado do Serra Dourada na derrota por 4 a 2 para o Vasco.

No Botafogo, já que não existe mais a possibilidade de brigar pelas primeiras posições, o momento é de uma reação interna. O ambiente do clube esteve muito movimentado durante a semana, depois que Carlos Alberto deixou no clube e entrou na Justiça pedindo o pagamento de salários, FGTS e direito de imagem atrasados. No entanto, a diretoria conseguiu quitar um mês do pagamento devido aos jogadores e funcionários, dando uma injeção de ânimo ao grupo.

Nos últimos dias, o técnico Ney Franco e o coordenador de futebol Márcio Touson têm dedicado a maior parte do seu tempo a mostrar aos jogadores a importância de terminar o Campeonato Brasileiro com o melhor desempenho possível. Terminar a competição em oitavo lugar, por exemplo, representará a melhor campanha do Alvinegro nesta competição desde 1995, ano que em conquistou o título.

- A maior preocupação é manter o compromisso até o fim da temporada. Tenho que me apegar a isso, e os jogadores também devem pensar assim. Precisamos fechar o ano com muito profissionalismo. Mesmo assim, acho muito pouco para o Botafogo ter se contentar com a sétima colocação - afirma o treinador, que não deve ficar no clube em 2009, possivelmente sendo substituído por Vágner Mancini.

O time que enfrentará o Goiás é, de certa forma, um reflexo da crise vivida pelo clube. Sem Carlos Alberto, o Botafogo terá uma outra estrutura de jogo. Ney Franco optou por manter no 4-4-2, com Lucas Silva aparecendo entre os titulares. O volante Túlio será improvisado na lateral direita, já que Alessandro e Thiaguinho estão machucados. Com Wellington Paulista entregue ao departamento médico, será a vez de Fábio fazer companhia a Jorge Henrique no ataque.

Goiás deverá insistir no 3-6-1


No Goiás, que vai estrear o seu terceiro uniforme na partida deste domingo, o treinador Hélio dos Anjos deverá repetir o esquema 3-6-1 com o solitário Iarley à frente no ataque. O time não tem mais chances de conquistar uma vaga na Libertadores e praticamente garantiu a sua volta à Copa Sul-Americana. Esta essa situação cômoda não satisfaz o técnico Hélio dos Anjos. O treinador exige a vitória sobre o Botafogo.

O comandante do Alviverde frisa que ainda tem objetivos na Série A e revelou um deles: terminar o Brasileiro entre os seis melhores times na competição. O Goiás está em nono lugar, com 48 pontos, três atrás do Internacional, sexto colocado, com 51 pontos. Caso termine em sexto, o Esmeraldino vai igualar a sua colocação no Brasileiro de 2004.




GOIÁS BOTAFOGO
Harlei; Rafael Marques, Henrique e Ernando; Vitor, Fahel, Ramalho, Paulo Baier, Romerito e Júlio César; Iarley.

Renan, Túlio, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Lucas Silva; Jorge Henrique e Fábio.

Técnico: Hélio dos Anjos Técnico: Ney Franco.

Estádio: Juscelino Kubitschek.
Data: 16/11/2008. Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa/SP).
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Evandro Luís Silveira (SP).
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para o Rio de Janeiro.
O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 17h (de Brasília).