Total de visualizações de página

Em momentos distintos, Botafogo e Atlético-PR duelam no Engenhão



Em momentos distintos, Botafogo e Atlético-PR duelam no Engenhão

Técnicos que trocaram de lado experimentam sentimentos opostos na reta final do Campeonato Brasileiro

Fabrício Costa Rio de Janeiro

arte/GLOBOESPORTE.COM
Botafogo e Atlético-PR medem forças no Rio

Na gangorra do Brasileirão, o Botafogo está alguns metros acima do Atlético-PR. No entanto, nas últimas cinco rodadas, os cariocas caem em queda livre enquanto os paranaenses sobem vertiginosamente. Na verdade, oito pontos separam o Glorioso do Furacão na tabela da competição (49 a 41).

À primeira vista, o Alvinegro carioca, em nono lugar, é o favorito contra os rubro-negros, na 14º colocação, na partida deste sábado, às 18h30m, no Rio de Janeiro. Além de jogar no Engenhão, os anfitriões não correm o risco de serem rebaixados à Segundona. Entretanto, o confronto deste sábado ganha contornos de equilíbrio justamente pelos momentos distintos que ambos vivem na competição.
Ao passo que o time do técnico Geninho não perde há cinco jogos (2 a 1 contra Vitória, 2 a 0 no Figueirense, 1 a 0 em cima do Sport, 2 a 2 com o Vasco e 1 a 0 diante do Cruzeiro), os comandados do treinador Ney Franco vêm de quatro resultados negativos (3 x 1 para o Goiás, 1 a 0 diante do Flamengo, 2 x 1 a favor do Atlético-MG, 2 a 1 contra São Paulo).
A úlitma derrota dos paranenses no Brasileiro aconteceu há mais de um mês. Foi para o Internacional (2 a 1), no Beira-Rio, dia 18 de outubro. Já os botafoguenses não comemoram um triunfo desde o dia 25 do mês passado, quando venceram o Ipatinga por 3 a 0, no Ipatingão.

Lucas Silva é o trunfo dos anfitriões

Os anfitriões apostam no talento do meio-campo Lucas Silva, que vai ser escalado pela segunda vez como titular, para darem a volta por cima. - É a grande chance de me firmar no time. É um jogo que pode mudar a minha carreira. Quero continuar jogando no Brasil. Por isso, tenho que ir bem neste sábado. Espero fazer um bom trabalho, assim como dá última vez que fui solicitado. Temos que deixar as confusões de lado e dar o que temos de melhor - afirma o meia, de 23 anos, ao se referir ao tumulto causado por um torcedor, em General Severiano, no último treino antes da partida contra o Atlético-PR.

Volante chama a atenção pela regularidade Do outro lado, Alan Bahia é visto como um dos jogadores mais regulares do time. E, de certa forma, serve de termômetro para o Furacão.
- Vamos repetir o time. Com isso, ganhamos entrosamento. Está no fim do campeonato, mas vamos pegando ritmo - diz o volante, em entrevista ao site oficial do Atlético-PR.

Apesar de o Botafogo não ter maiores ambições na competição, a série invicta do Furacão pode esbarrar em um velho conhecido: o técnico Ney Franco, que trabalhou com o grupo atleticano no início do ano e atualmente comanda a equipe alvinegra.
- O Atlético-PR está bem escalado pelo Geninho. Eles têm tudo para escapar da zona de rebaixamento. Só que nós precisamos terminar o Campeonato Brasileiro bem. Ou seja, temos que voltar a vencer na competição - afirma Ney Franco.

Situações opostas também nas escalações

Geninho conta com o time completo. Pela terceira partida consecutiva, o treinador não sabe o que é ter que substituir seus jogadores preferidos por opções do elenco.

Por outro lado, o Botafogo vai a campo desfalcado de pelo menos seis titulares.
Túlio, André Luis, Jorge Henrique e Diguinho estão suspensos, além de o zagueiro Renato Silva, com estiramento na coxa direita, e o atacante Wellington Paulista, com lesão na clavícula, estarem entregues ao departamento médico.

Ficha técnica:
BOTAFOGO x ATLÉTICO-PR

Renan, Alessandro, Emerson, Edson e Triguinho; Leandro Gurreiro, Túlio Souza, Eduardo e Lucio Flavio; Lucas Silva e Zárate

Galatto, Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Zé Antônio, Valência, Alan Bahia, Ferreira e Netinho; Júlio César e Rafael Moura.

Técnico: Ney Franco.
Técnico: Geninho

Estádio: Engenhão. Data: 22/10/2008. Árbitro: Antônio Hora Filho. Auxiliares: Cleriston Clay Barreto e Ivaney Alves de Lima (todos de Sergipe)

O Pay-per-view transmite a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real a partir das 18hs