De contrato novo, Ney Franco anuncia mudanças para a próxima temporada
Técnico comemora o fato de poder iniciar o trabalho no Alvinegro em 2009 e diz quais serão as características do time que pretende começar a montar
Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
Gustavo Rotstein/GLOBOESPORTE.COM
Apesar do orçamento modesto, Ney ressalta importância de começar a temporada 2009
Depois de muitas especulações sobre o futuro, Ney Franco acertou nesta quinta-feira a sua permanência no Botafogo por mais um ano.
O treinador chegou a viver um período de incertezas, que incluiu a notícia do interesse do clube em Vágner Mancini, atualmente no Vitória, mas desde sempre manifestou o desejo de ficar e efetivamente iniciar um trabalho.
Mesmo consciente de que terá recursos mais modestos para contratar, ele se mostra empolgado pela oportunidade de montar o time. Consciente de que a realidade financeira do Alvinegro será difícil, Ney Franco afirma que renovou seu compromisso sem qualquer aumento de salário, embora na primeira conversa com a diretoria tivesse pedido um aumento considerado por ele simbólico.
Motivação
Motivação
Cheguei e ajudei o Botafogo a deixar a parte de baixo da tabela, chegando ao G-4 em pouco tempo. Mas senti que se saísse agora, ficaria faltando alguma coisa. Mesmo sabendo da perspectiva do clube para o ano que vem, vejo que podemos montar um time competitivo.
Planejamento
É importante montar a equipe pensando nos atletas que podem chegar ou sair. Isso me fascina muito mais do que iniciar um trabalho no meio de uma competição e já encontrar um grupo montado. Por isso, naturalmente haverá mudanças no time para o ano que vem, mas ainda é cedo para revelar.
Botafogo 2009
Quero valorizar muito a parte técnica. O Botafogo tem um estádio que favorece o tipo de jogo que une força e velocidade. Por isso, o ideal é ter jogadores com essas características. Minha intenção é formar um time que marque forte, seja bom nas bolas paradas, com qualidade ofensiva e defensiva.
Botafogo 2009
Quero valorizar muito a parte técnica. O Botafogo tem um estádio que favorece o tipo de jogo que une força e velocidade. Por isso, o ideal é ter jogadores com essas características. Minha intenção é formar um time que marque forte, seja bom nas bolas paradas, com qualidade ofensiva e defensiva.
Categorias de base
A vontade é observar os jogadores que estão surgindo na base do clube. Por isso, vamos começar a marcar treinos com os juniores para iniciarmos as observações e pensarmos quem são aqueles que podem ter uma chance no time principal.
Salários
Fiquei muito entusiasmado ao ouvir da diretoria que está próximo o acerto de uma parceria. Além disso, eles falam que o pagamento dos salários será sempre no dia 5, e não mais no dia 20, como vem acontecendo. Isso é sempre importante para dar mais um estímulo aos jogadores.
Busca pelo equilíbrio emocional
Acho que o desequilíbrio aconteceu por dois motivos: questão financeira e queda natural de rendimento. Nesse início de trabalho, quero recuperar o espírito que tivemos quando cheguei ao Botafogo. Essa falta de equilíbrio está diretamente relacionada ao momento do clube. Tanto é que o Andre Luis, que tirou o cartão amarelo da mão do árbitro, alguns meses antes havia ficado 12 jogos consecutivos sem receber um cartão.