Conmebol divulga punição ao jogador do Botafogo pelo desrespeito ao árbitro chileno do jogo contra o Estudiantes, pela Copa Sul-Americana
GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
O secretário executivo da Conmebol, Francisco Figueiredo, divulgou nesta segunda-feira uma pena de seis jogos ao zagueiro do Botafogo Andre Luís, que no empate em 2 a 2 com o Estudiantes, pelo jogo de volta das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, no Engenhão, se revoltou ao receber amarelo de Carlos Chandía, tirando o cartão da mão do árbitro chileno e mostrando a ele (assista à cena no vídeo ao lado). A punição vale apenas para competições organizadas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Taça Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa América). As informações são do site Justiça Desportiva.
Quer saber mais sobre Andre Luís e suas participações em Campeonatos Brasileiros?
Conheça a Futpédia, a enciclopédia do futebol brasileiro do GLOBOESPORTE.COM
O lance aconteceu aos 23 minutos do segundo tempo, logo depois de o próprio Andre Luís marcar o gol de empate do Alvinegro - àquela altura, com a vitória do time argentino por 2 a 0 na partida de ida, o Botafogo já se despedia da competição, uma vez que precisa fazer mais três para se classificar às semifinais. O zagueiro, que já havia recebido amarelo e seria expulso de qualquer maneira, se revoltou porque não participou da confusão, que começou com uma falta de Carlos Alberto em Calderón, com o ex-meia da equipe carioca caindo nas provocações de Verón logo em seguida. Andre Luís entrou no meio dos jogadores para afastar seus companheiros.
Zagueiro tem histórico de expulsões na atual temporada
Caso a reação do zagueiro do Botafogo tivesse acontecido no Brasileirão, ele seria denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: 252 (ofender moralmente o árbitro, seus auxiliares ou qualquer outro participante do evento desportivo), que prevê suspensão de dois a seis jogos; e 258 (Aasumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador), que pode suspender o jogador de uma a dez partidas.
E no campeonato nacional Andre Luís foi protagonista de cenas de confusão no estádio dos Aflitos, onde o Botafogo perdeu por 3 a 0 ainda no ínício do primeiro turno. Expulso, o jogador teria chutado uma garrafa d'água em direção à arquibancada, e um torcedor do Náutico prestou queixa, alegando que seus óculos foram quebrados .
O jogador também foi vítima do exagero da PM local, que o retirou à força do gramado por uma saída no meio da torcida, uma vez que o vestiário alvinegro estava trancado. A ação da polícia revoltou os dirigentes do Botafogo, e o clube pernambucano chegou a ter o seu estádio interditado por falta de segurança. Neste domingo, Andre Luís foi expulso na derrota por 3 a 1 para o Goiás, depois de entrada mais dura em um adversário.