Total de visualizações de página

Por sonhos distantes, Palmeiras e Botafogo duelam em Araraquara

Verdão entra pressionado neste domingo, na Arena da Fonte, pois crê que derrota decreta rebaixamento. Alvinegro ainda mira a Libertadores

 

Por GLOBOESPORTE.COM Araraquara, SP

Montagem, Barcos e Bruno Mendes (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Hernán Barcos e Bruno Mendes, esperanças de gol
(Montagem: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
A cinco rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo ainda alimentam seus sonhos mais positivos. Mas neste domingo, às 17h (horário de Brasília), em Araraquara, pelo menos um dos rivais voltará à dura realidade da reta final de 2012. As últimas fichas serão jogadas no gramado da Arena da Fonte: o Verdão ainda respira na luta contra o rebaixamento, enquanto o Alvinegro se agarra às remotas esperanças de conseguir uma vaga na Libertadores.

Não está fácil. Para o Palmeiras, são necessárias pelo menos quatro vitórias para tentar escapar. Com 32 pontos, o time de Gilson Kleina está a cinco do Bahia, que enfrenta a Portuguesa também neste domingo, mas às 19h30m. Existe até a possibilidade de a diretoria alviverde emplacar um incentivo extra para os jogadores da Lusa. A famosa mala branca.

Em campo, Kleina tenta fazer seu time esquecer a polêmica do gol de mão de Barcos contra o Internacional. O caso foi ao STJD e o jogo está suspenso até que o pedido de impugnação do duelo, feito pelo Palmeiras, seja julgado no dia 8 de novembro. Desta vez, não há problemas. Apenas o lateral-esquerdo Leandro, machucado, é desfalque, o que vai impedir o técnico de repetir a escalação pela primeira vez em 11 jogos no comando do Verdão.

Para o Botafogo, o panorama é ainda mais complicado. Apesar da boa fase no Brasileirão, o time de Oswaldo de Oliveira está com 50 pontos e precisa tirar oito de diferença para o São Paulo, quarto colocado e último classificado para a Taça Libertadores do ano que vem. O Tricolor enfrenta o líder Fluminense, no Morumbi, no mesmo horário do duelo em Araraquara.

Pela segunda vez no campeonato, o Botafogo emplacou três vitórias seguidas, e ainda conseguiu o feito inédito de ficar dois jogos seguidos sem sofrer gols. Com o bom momento do atacante Bruno Mendes e mesmo na ausência de Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira demonstra confiança na conquista de um bom resultado. 

O time, inclusive, viajou um dia antes do normal para fazer um treinamento no palco do confronto deste domingo. Nos últimos jogos, o Alvinegro mostrou uma capacidade de administrar o resultado em confronto com adversários na mesma situação do Palmeiras, que tem sido uma pedra no sapato em 2012. 

A Rede Globo transmite a partida para todo o estado de São Paulo, com exceção da região de Araraquara. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Palmeiras: o técnico Gilson Kleina confirmou o time com apenas uma mudança em relação àquele que perdeu por 2 a 1 para o Internacional, sábado passado. Na lateral esquerda, Juninho vai substituir o machucado Leandro. De resto, tudo igual: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; João Denoni, Marcos Assunção, Wesley e Patrick Vieira; Luan e Barcos. 

Botafogo: sem poder contar com Seedorf, o técnico Oswaldo de Oliveira aposta na força de seu grupo para dar sequências aos bons resultados das últimas rodadas. São quatro jogos de invencibilidade, sendo três vitórias seguidas. O time deve entrar em campo com Jefferson, Lucas (Jadson), Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Andrezinho, Lodeiro e Fellype Gabriel; Bruno Mendes.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Palmeiras: Leandro, com uma lesão muscular na coxa esquerda, e Thiago Heleno, com dores no quadril. Além deles, ainda há Valdivia e Fernandinho, que têm lesões mais graves no joelho e só voltam a jogar em 2013. 

Botafogo: os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, submetidos a cirurgias no púbis e joelho esquerdo, respectivamente, só voltam a jogar ano que vem. Com uma lesão na coxa direita, Seedorf está fora. Já o lateral-direito Lucas é dúvida, pois se recupera de uma virose e pode desfalcar o time. 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Palmeiras: Barcos, Leandro Amaro, Luan, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Maurício Ramos, Román, Valdivia e Wellington. 
Botafogo: Dória, Elkeson, Gabriel, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vítor Júnior. 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Kleber Lucio Gil (SC). Elmo Alves arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 467 faltas (média de 38,9 por jogo), aplicou 59 amarelos (média de 4,9 por jogo), cinco vermelhos (média de 0,42 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,27 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos cariocas na Série A deste ano: Botafogo 1 x 1 Internacional (24ª rodada).

header fique de olho 2
Palmeiras: pivô da polêmica do jogo contra o Internacional, Barcos está mordido após ter sido “condenado” pelo gol de mão marcado no Beira-Rio. Com 25 gols, a dois de atingir sua meta para a temporada, o Pirata enfrenta neste domingo sua maior vítima. São quatro gols em três jogos contra o Botafogo. 

Botafogo: impossível não chamar a atenção para o atacante Bruno Mendes, de apenas 18 anos. Em cinco jogos com a camisa do Botafogo, três deles como titular, ele marcou cinco gols.

header o que eles disseram

Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: "A pontuação que podemos fazer é limitada, só há mais 15 pontos em disputa. Toda partida é decisiva, mas nossa sobrevivência passa por esse jogo do Botafogo. Diante disso, temos de trabalhar para manter o equilíbrio emocional".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Há sempre a argumentação de que o Palmeiras precisa muito desse resultado. Da nossa parte, temos trabalhado conscientizando a equipe da necessidade de ver esse jogo como decisivo, contra um adversário que está se esforçando muito. Essa foi a nossa batida durante a semana".
header números e curiosidades

* A Arena da Fonte, em Araraquara, será o sétimo estádio diferente em que o time manda um jogo contra o Botafogo, em Brasileiros. Antes disso, já houve duelos no Palestra Itália, Pacaembu e Morumbi, além das cidades de São José do Rio Preto, Limeira e Presidente Prudente. Pela Sul-Americana, também houve confronto na Arena Barueri.

* Os últimos cinco duelos tiveram um vencedor – três vezes o Palmeiras, duas o Botafogo. O último empate registrado foi em 2010, um 0 a 0 no Engenhão.

* O Palmeiras sempre venceu o Botafogo nos três jogos realizados no interior: 2 a 1 em Prudente (1995), 3 a 1 em Limeira (1997) e 1 a 0 em São José do Rio Preto (2011). 

header último confronto v2

Em 22 de agosto, o Botafogo venceu o Palmeiras por 3 a 1, mas não levou a vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Verdão se classificou porque venceu o jogo de ida da primeira fase por 2 a 0 e conseguiu fazer um gol fora de casa. O duelo foi dramático para os alviverdes, que viajaram com apenas quatro jogadores para o banco de reservas. Seedorf, Renato e Lodeiro marcaram para os cariocas, e Patrik descontou para o Palmeiras.