Total de visualizações de página

Sport e Botafogo jogam na Ilha do Retiro por sobrevivência no Brasileiro

Seja na luta contra o rebaixamento ou em busca de vaga na Libertadores, times precisam vencer neste domingo, às 19h30 (de Brasília), em Recife

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Sport e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 19h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, pela sobrevivência no Campeonato Brasileiro, que chega à 36ª rodada com seu campeão conhecido (Fluminense), mas ainda com definições importantes para acontecer. Apesar de estarem em busca de objetivos bem distintos - fuga do rebaixamento e vaga na Taça Libertadores de 2013, respectivamente -, sair de campo sem uma vitória pode significar para ambos o fim de uma luta intensa e dramática.
Com 37 pontos, na 17ª colocação, o Sport pode deixar a zona de rebaixamento se vencer. Para isso, precisa de uma derrota de Bahia ou Portuguesa, que enfrentam Ponte Preta e Grêmio, respectivamente. No entanto, se perder para o Botafogo e seus rivais na luta contra a queda vencerem seus jogos, estará praticamente decretado como mais um rebaixado para a Série B.

O técnico Sérgio Guedes vai investir em um time ofensivo para manter o Sport vivo no Brasileiro. A aposta é no quarteto formado por Hugo, Gilsinho (Henrique), Felipe Azevedo e Gilberto. Os últimos três jogos do Brasileiro, incluindo o confronto com o Botafogo, serão em Recife, e uma vitória neste domingo pode abrir caminho para uma arrancada final em casa.

A missão do Sport se torna complicada pelo que encontrará do outro lado. O Botafogo vem de seis jogos sem perder, com quatro vitórias e dois empates. Além disso, o time ainda sonha com a vaga na Taça Libertadores de 2013. No momento, está cinco pontos atrás do São Paulo, que seria o último classificado.

Para seguir em busca do sonho, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com a volta de Seedorf e também deve ter Lodeiro, que vive grande fase. Com jogadores motivados por convocações, como Fellype Gabriel, e o iluminado Bruno Mendes, o Botafogo entra em campo em busca sua maior sequência invicta neste Campeonato Brasileiro.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay per view.

header as escalações 2
Sport: o técnico Sérgio Guedes manterá praticamente a equipe que enfrentou o Figueirense na última rodada. A única diferença será a entrada de Moacir na vaga deixada por Rithely, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Caso Gilsinho, com dores musculares, não possa jogar a opção do treinador é Henrique. A confirmação ocorrerá minutos antes da partida. Com isso, o Sport vai para o jogo com Saulo, Cicinho, Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Gilsinho (Henrique), Felipe Azevedo e Gilberto.

Botafogo: Seedorf voltará a ser titular depois de não enfrentar o Palmeiras e atuar apenas 15 minutos contra a Portuguesa. O holandês se recuperou de uma lesão na coxa direita e estará em campo neste domingo. Com isso, o time entrará com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Sport: além do volante Rithely, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, o técnico Sérgio Guedes também não poderá contar com o goleiro Magrão, que só deverá ficar à disposição na próxima temporada. Quem também não joga mais neste ano é o volante Renan Teixeira, que rompeu os ligamentos do joelho.

Botafogo: Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Eles só voltam a jogar em 2013.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Sport:
Cicinho, Gilberto, Henrique, Hugo, Magrão, Moacir, Willian Rocha e Willians.
Botafogo: Andrezinho, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Fabiano da Silva Ramires (ES). Ricardo Marques arbitrou 16 jogos no Brasileirão, marcou 633 faltas (média de 39,56 por jogo), aplicou 65 amarelos (média de 4,1 por jogo), três vermelhos (média de 0,19 por jogo) e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,96 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos pernambucanos na Série A deste ano: Flamengo 1 x 1 Sport (20ª rodada) e Portuguesa 5 x 1 Sport (28ª rodada).

header fique de olho 2
Sport:
após um período de turbulências, o atacante Gilberto reencontrou o caminho do gol nas últimas rodadas e espera ajudar o time na luta contra o rebaixamento. Único homem de área do elenco, o atleta é a aposta do técnico Sérgio Guedes para que superar a zaga do Botafogo.

Botafogo: Seedorf, normalmente, quando tem um longo período de descanso costuma voltar ao time arrebentando. Quando se machucou, havia emplacado dois jogos seguidos fazendo gols.

header o que eles disseram

Diego Ivo, zagueiro do Sport: "Será o jogo das nossas vidas. Não temos mais como errar, pois o campeonato está no fim. Então, temos que ir para cima do Botafogo e sair de campo com a vitória de qualquer jeito".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Tivemos outros momentos muito bons também, assim como a maioria das equipes. Há uma alternância muito grande na caminhada de cada um, mas o momento é propício para darmos uma continuidade. A equipe passou por situações difíceis, mas está mais madura e entrosada. O relacionamento de quem chegou depois está melhor e precisamos consolidar nosso trabalho com vitórias nas próximas partidas".
header números e curiosidades
* Apenas uma partida disputada entre Sport e Botafogo na história do Campeonato Brasileiro terminou sem abertura de placar. O único 0 x 0 do confronto aconteceu dia 01/08/99, no Caio Martins.

* Em 2003, na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, Sport e Botafogo se enfrentaram três vezes, com duas vitórias do Botafogo e uma do Sport. Pela fase de classificação, o Botafogo venceu por 2x1 no Recife. No quadrangular final, nova vitória alvinegra, desta vez no Rio por 3x1 e uma vitória do Sport, também por 3x1 na Ilha do Retiro.

* Treze dos 22 jogos entre Sport e Botafogo pela Série A do Campeonato Brasileiro foram disputados em Recife. Em casa, o Sport obteve 6 vitórias e 3 empates, contra 4 triunfos do Botafogo, 18 gols marcados pela equipe pernambucana e 14 dos cariocas.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

header último confronto v2

No dia 15 de agosto deste ano, o Botafogo venceu por 2 a 0 o Sport, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, no jogo em que Seedorf marcou seu primeiro gol no Rio de Janeiro com a camisa do clube carioca. Elkeson abriu o placar, aos 22 minutos do primeiro tempo, e o holandês selou a vitória alvinegra, aos 31.