Total de visualizações de página

Ainda com incertezas, Botafogo tem metas em planejamento para 2013

Com gerente de saída e técnico em processo de renovação de contrato, presidente do clube comanda início do trabalho para o ano que vem

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O futuro no Botafogo ainda é uma incógnita. Distante de uma vaga na Taça Libertadores de 2013, com o gerente de futebol Anderson Barros de saída e até mesmo o técnico Oswaldo de Oliveira na expectativa por uma renovação de contrato, o futebol do clube ensaia mudanças importantes para o ano que vem, ainda que tenha uma base em campo praticamente montada, com o holandês Seedorf como grande destaque.

Dos jogadores do atual elenco, apenas o zagueiro Vinícius, o volante Amaral, emprestado pelo Cruzeiro, e o meia Vítor Júnior, cedido pelo Corinthians, terminam seus compromissos no fim do ano e não vão ficar. Gabriel e Fellype Gabriel, que também tinham contrato até o fim do ano, já renovaram.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafigo (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo) 
 
Oswaldo de Oliveira comanda o treinamento do Botafigo (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)
 
 
No entanto, há providências que devem ser tomadas para uma pequena reformulação do grupo. O zagueiro Fábio Ferreira, que perdeu o lugar no time para Dória e não tem boa aceitação da torcida, não deve ficar, mesmo tendo contrato até o fim de 2014.

Outros jogadores serão testados no mercado. Os laterais Lucas e Márcio Azevedo, o zagueiro Antônio Carlos e os atacantes Elkeson e Rafael Marques estarão à espera de propostas. Uma das intenções da diretoria é aumentar o espaço para jovens promessas das categorias de base do clube. Alguns, como Lodeiro e Andrezinho, receberam propostas, mas foram convencidos a permanecer.
 
Os jogadores consideram o atual elenco consistente para a próxima temporada. Capitão do time e convocado seguidamente para a Seleção Brasileira, Jefferson acredita na briga por títulos em 2013 se a base for mantida.
Não vou dizer que esse é o elenco mais forte, mas acho que o mais maduro. Sai ano, entra ano e os jogadores amadurecem. Temos que respeitar quem esteve aqui no passado. A estrutura do clube está crescendo e conseguimos fazer um grande trabalho"
Jefferson
 
- Não vou dizer que esse é o elenco mais forte, mas acho que o mais maduro. Sai ano, entra ano e os jogadores amadurecem. Temos que respeitar quem esteve aqui no passado. A estrutura do clube está crescendo e conseguimos fazer um grande trabalho. Em 2013, sem dúvida, brigaremos por títulos com algumas peças que vão chegar - disse Jefferson.

Enquanto não se chega a uma definição sobre a permanência de Oswaldo de Oliveira e a escolha de um novo gerente de futebol, o presidente Maurício Assumpção assumiu o papel de negociador, acompanhado do vice de futebol Chico Fonseca e do diretor executivo Sergio Landau. Tanto que se reuniu terça-feira com Gustavo Arribas, empresário de Bruno Mendes.

A reformulação para 2013 inclui até os patrocinadores. Não há qualquer contrato com parceiros para o ano que vem em relação ao uniforme do time profissional. Agências autorizadas pelo clube procuram interessadas, e propostas serão estudadas para janeiro de 2013.

Enquanto estudam essas possibilidades, os dirigentes ainda torcem por uma classificação milagrosa para a Taça Libertadores do ano que vem, o que aumentaria a possibilidade de contratações de jogadores de peso e o interesse de novos parceiros. O Botafogo tem 51 pontos, oito a menos do que o São Paulo, que seria o último classificado, faltando quatro rodadas. Neste sábado, o time enfrenta a Portuguesa, no Engenhão.