Total de visualizações de página

Atlético-MG luta por vaga direta na Libertadores e honra contra o Bota

Mineiros precisam vencer neste domingo, às 17h, contra rival sem maiores pretensões no Brasileiro, e ainda secar o Grêmio para alcançar objetivo 

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O Campeonato Brasileiro já tem seu campeão, três clubes rebaixados e os quatro classificados para a disputa da Taça Libertadores de 2013. Há poucos clubes ainda em busca de seus objetivos, mas um deles estará no Engenhão. Neste domingo, às 17h (de Brasília), o Atlético-MG vai ao Rio em busca de uma vitória sobre o Botafogo para seguir lutando para garantir a classificação direta para a fase de grupos da competição sul-americana, enquanto o rival almeja apenas o quinto lugar, que seria a sua melhor campanha desde o título de 1995.

Sem Ronaldinho Gaúcho, machucado, o técnico Cuca mantém sua aposta em Bernard, convocado para a Seleção e eleito a revelação do Campeonato Brasileiro. O jogador formará a dupla de ataque com Jô na tentativa de acabar com a frustração de ter ficado longe da disputa do título da competição conquistando a classificação direta para a Taça Libertadores.

O Atlético-MG tem 66 pontos, um a menos que o Grêmio, o vice-líder. Neste ano, apenas os dois primeiros colocados terão vaga direta na principal competição internacional. O terceiro e o quarto irão para a Pré-Libertadores.

Enquanto o Atlético-MG ainda tem objetivos a alcançar, o Botafogo procura motivos para se manter inteiro na competição e brigar por vitórias nas últimas rodadas. Com 54 pontos, o time está dois atrás do Corinthians e a um do Vasco. Uma vitória se torna importante para tentar conseguir sua melhor colocação desde o título de 1995, ainda que fique a frustração por mais uma vez ficar perto da vaga na Libertadores, mas não alcançá-la.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay per view.

header as escalações 2
Botafogo: disposto a jogar como se ainda estivesse na briga pelo título, o técnico Oswaldo de Oliveira não fará experiências, nem poupará jogadores. A única mudança por opção deve ser a entrada de Fellype Gabriel no lugar de Renato, atuando como volante. Com isso, ele mandará a campo Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Andrezinho, Seedorf e Lodeiro, e Elkeson.

Atlético-MG: o técnico Cuca definiu a equipe com a entrada de Carlos Cesar na vaga de Marcos Rocha, suspenso, e do meia Escudero no lugar de Ronaldinho, vetado por causa de uma pancada no joelho direito. O restante da equipe será a mesma que iniciou o duelo contra o Atlético-GO, na rodada passada. O Galo irá a campo com Victor, Carlos Cesar, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Escudero e Guilherme; Jô e Bernard.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Eles só voltam a jogar em 2013. Oswaldo também não contará com Bruno Mendes, que teve seu contrato de empréstimo rescindido por decisão da Justiça.

Atlético-MG: o meia Ronaldinho Gaúcho sentiu dores no joelho direito devido a uma pancada no treino de quinta-feira. O lateral Marcos Rocha, suspenso, desfalca o time. O atacante Neto Berola, com entorse no joelho esquerdo, está vetado pelo departamento médico do clube. E o zagueiro Rafael Marques continua fora desde o traumatismo craniano que sofreu na partida contra o Santos.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Botafogo:
Andrezinho, Antônio Carlos, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.
Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho, Neto Berola, Rafael Marques, Leonardo Silva e Carlos Cesar.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Luiz Augusto (SP) e João Patricio de Araújo (GO). Wilton Pereira arbitrou 15 jogos no Brasileirão, marcou 645 faltas (média de 43 por jogo), mostrou 101 cartões amarelos (média de 6,7 por jogo) e sete vermelhos (média de 0,47 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de 0,13 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos mineiros na Série A deste ano: Atlético-MG 1 x 0 Corinthians (2ª rodada) e Atlético-MG 2 x 2 Ponte Preta (20ª rodada).

header fique de olho 2
Botafogo: Elkeson volta a ser titular do Botafogo na ausência de Bruno Mendes. O jogador é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 10 gols. Ele tem duas propostas oficiais para deixar o clube e deve se despedir ao fim da competição.

Atlético-MG: com a ausência de R49, o destaque da equipe é o atacante Bernard. Veloz e com qualidade técnica, o jogador é a esperança de jogadas ofensivas fora de casa. Especulado no futebol russo, a revelação atleticana deverá fazer o penúltimo jogo pelo clube no Engenhão.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "É mais um passo à frente na busca de melhorar. Todos os clubes tiveram problemas de percurso. Fomos muito atrapalhados por contingências de saída de jogadores e outras coisas que aconteceram durante os jogos e foram decisivas para não vencermos. Por isso, eu estou muito otimista com esse time, principamente com a continudiade do trabalho".

Leandro Donizete, volante do Atlético-MG: “Vai ser um jogo duro porque o Botafogo é muito forte em casa. Mas temos de pegar essa vaga direta na Libertadores. Nos treinos, nós mostramos que está todo mundo focado. E vamos com tudo em busca dessa classificação”.
header números e curiosidades
* O retrospecto recente deste clássico no Brasileirão é amplamente favorável ao Botafogo. De 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram 25 vezes e o Galo venceu apenas quatro (4 a 0, em 2001; 2 a 1, em 2008; 4 a 0, em 2011, e 3 a 2, este ano). Nos demais jogos, o Bota venceu 15 vezes e empatou seis.

* A média de gols do confronto entre Botafogo e Atlético em Brasileiros é superior a três gols por partida. Foram marcados 120 gols em 39 jogos e apenas três empates sem gols foram registrados, todos no Rio de Janeiro, dois no Maracanã (1978 e 87) e um no Caio Martins (2000). A partida com o maior número de gols deste confronto em Brasileiros foi o fantástico empate em 5 a 5, no Mineirão, em 1998.

* Neste Brasileirão, o Atlético-MG não vai bem em jogos como visitante. São 18 jogos, com cinco vitórias, sete empates e seis derrotas, um aproveitamento de 40,7%. Já o Botafogo tem um bom retrospecto em casa. Em 18 jogos foram 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, aproveitamento de 57,4%.

header último confronto v2

No dia 19 de agosto deste ano, o Atlético-MG venceu por 3 a 2 o Botafogo, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Neto Berola fez o gol decisivo aos 43 minutos do segundo tempo dando a vitória ao Galo. Marcaram ainda pelo time mineiro, Jô e Escudero. Pelo Botafogo, Andrezinho fez os dois gols. Veja ao lado os melhores momentos.