Total de visualizações de página

Botafogo deixa encaminhada a contratação do zagueiro André Bahia

Depois de oito temporadas na Europa, jogador, de 28 anos, volta ao Brasil e tem tudo apalavrado para jogar em General Severiano 

 

Por Felippe Costa Rio de Janeiro
 
 
 
André Bahia no treino da Holanda (Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM) 
André Bahia (centro) está proximo de ser anunciado
(Foto: Felippe Costa / GLOBOESPORTE.COM)
 
 
O Botafogo já começou a se planejar para a próxima temporada. Na manhã desta quinta-feira, o clube deixou muito bem encaminhada a contratação do zagueiro André Bahia, que estava atuando no futebol da Turquia. Após o encontro com os dirigentes, o jogador, de 28 anos, conheceu a estrutura de General Severiano e chegou a treinar na academia ao lado de alguns jogadores do elenco.
A assinatura do acordo depende apenas de uma liberação da Fifa, já que o zagueiro entrou com um pedido de rescisão de contrato com o Samsunspor. André Bahia ficou mais de quatro meses sem receber salários. A definição deve acontecer até a próxima semana.

A ideia do Botafogo é de abrir as portas para o atleta treinar e, consequentemente, fazer um contrato até o fim do Campeonato Carioca. Se tudo caminhar bem, haveria uma renovação por mais dois anos.
O zagueiro começou sua carreira nas divisões de base do Flamengo, onde se profissionalizou em 2001. Seu jogo mais importante foi na vitória por 6 a 2 diante do Cruzeiro, em 2004. Com dois gols de cabeça, ele ajudou o clube a permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Na Gávea, Bahia chegou a trabalhar com Oswaldo de Oliveira, que atualmente comanda o Botafogo e aprovou sua contratação.

No mesmo ano de 2004, chamou atenção dos dirigentes do Feyenoord e acabou tendo os direitos federativos adquiridos pelo time holandês. O brasileiro passou sete temporadas no país e ajudou seu clube a conquistar a Copa da Holanda na temporada 2008. No fim de 2011, acertou transferência para o Samsunspor.

andre bahia Feyenoord   (Foto: Divulgação) 
 
Ao lado da esposa, André Bahia é homenageado em sua despedida do Feyenoord (Foto: Divulgação)
 
 
Ficha do jogador:
Nome: André Luiz Bahia Santos Viana
Data de nascimento: 24 de novembro de 1983
Clubes (profissional)
Flamengo - 2001/2004
Feyenoord - 2004/2011
Samsunspor - 2012

Títulos

Flamengo
Campeonato Carioca: 2001, 2004
Taça Guanabara: 2001 e 2004
Copa dos Campeões: 2001

Feyenoord
Copa da Holanda: 2008