Total de visualizações de página

O relâmpago Bruno Mendes: 28 jogos, 11 gols e milhões à vista

Atacante diz que pretende ficar no Botafogo, apesar do assédio, e lembra primeira entrevista como jogador do clube: 'Disse que faria história aqui'

 

Por Raphael Marinho e Thales Soares Rio de Janeiro
 


O futebol é um cenário típico de talentos prodígios, capazes de encantar torcedores em questão de minutos. Muitos não conseguem se estabelecer a longo prazo e somem com a crueldade do tempo. Bruno Mendes é o novo alvo do mundo da bola, ainda aos 18 anos, numa ascensão relâmpago, que desperta curiosidade, interesse e pode mover milhões de euros em pouquíssimo tempo.
Bruno Mendes completou sábado passado apenas 28 jogos como profissional, sendo 18 deles como titular. Foram 11 gols, seis com a camisa do Guarani, onde foi revelado, e cinco pelo Botafogo. Sua estreia nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, quando entrou no segundo tempo da vitória do clube paulista por 2 a 1 sobre o Oeste.

- Quero ficar no Botafogo. Na minha primeira coletiva aqui, disse que minha intenção era fazer história com a camisa do clube e continuo pensando nisso. Essa questão (interesse de clubes do exterior) fica com meu empresário (o argentino Gustavo Arribas, sócio do HAZ Sport Agency) - disse Bruno Mendes.

Estreia de Bruno Mendes nos profissionais aconteceu no dia 21 de janeiro, contra o Oeste. Primeiro gol saiu no dia 14 de março, em vitória por 3 a 0 sobre o Brasiliense, pela Copa do Brasil
 
No Guarani, ele precisou de sete jogos atuando como reserva para assumir a posição de titular. O primeiro jogo em que foi escalado desde o início aconteceu no dia 7 de março, quando o Guarani perdeu para o Brasiliense por 2 a 0, pela Copa do Brasil, no Distrito Federal. A vingança aconteceu com o primeiro gol como profissional, justamente no jogo de volta, dia 14 de março, quando o Guarani venceu por 3 a 0 e se classificou.

Sua trajetória, então, começou a mudar. No confronto com o Botafogo pela Copa do Brasil chamou a atenção dos dirigentes do clube carioca e da comissão técnica. Sua contratação demorou a acontecer e só foi selada em setembro. O Juventus-ITA, por meio de um observador no Brasil, disse ter perdido a chance de comprar seus direitos por R$ 7 milhões há três meses.

No Botafogo, foi colocado para trabalhar à parte, pois sua última partida, a única pela Série B, havia acontecido no dia 14 de julho, no empate em 0 a 0 com o Bragantino. Depois de atuar nos minutos finais da derrota por 2 a 0 para o Bahia, em Salvador, ganhou mais tempo (12 minutos) contra o Grêmio e saiu como herói ao fazer o gol do empate em 1 a 1 nos acréscimos do segundo tempo 
(veja o vídeo acima).

bruno mendes botafogo x  atletico-go (Foto: Marcelo Santos/AGIF) 
 
Bruno Mendes comemora um de seus cinco gols com a camisa do Botafogo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)
 
- As coisas estão acontencendo muito de repente na minha vida. Tenho que continuar com minha humildade, pés no chão, que sempre tive - afirmou Bruno Mendes, que engrenou em seguida três jogos como titular, mais quatro gols e a condição de novo queridinho da torcida do Botafogo.

O futuro de Bruno Mendes ainda é uma incógnita. Ele está vinculado ao Macaé, com contrato até setembro de 2017. Seu empréstimo ao Botafogo termina em dezembro de 2013. O clube carioca receberá 25% de uma negociação antes do fim do compromisso, com valor mínimo de R$ 15 milhões. O presidente Maurício Assumpção tem uma reunião agendada para semana que vem com Arribas para entender melhor a situação do jovem. Por enquanto, o menino de 18 anos procura curtir o momento, morando com a família no Rio de Janeiro.

- Tenho recebido muito carinho da torcida. Eu me dedico aos treinamentos e esse grupo é muito unido. As coisas estão acontecendo, as vitórias e os gols, meus e dos outros também - disse Bruno Mendes.