Total de visualizações de página

Para resgatar força, Bota e São Paulo fazem clássico 'para valer' na estreia

Entre os três maiores duelos da primeira rodada do Brasileiro, jogo é único que terá titulares em campo. Times vêm de campanhas irregulares em 2010 e 2011 

 

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro e São Paulo


O início do Campeonato Brasileiro traz logo de cara três clássicos do futebol brasileiro. Um deles é Botafogo x São Paulo, que será disputado às 16h (de Brasília) deste domingo, no Engenhão, e conta com os dois times titulares, algo que não costuma ser tão comum nas primeiras semanas da competição. Ainda de olho em Copa do Brasil ou Libertadores, Vasco x Grêmio e Flu x Corinthians não terão força máxima em campo. No caso deste duelo "para valer", a volta de uma grande campanha é o sonho de ambos, e todas as fichas serão apostadas desde o momento em que a bola rolar.
Na temporada passada, o Alvinegro rondou o topo da tabela, mas teve uma queda vertiginosa e terminou em nono lugar. Já o Tricolor até se recuperou de um começo irregular, mas foi o sexto colocado. Em 2010, exatamente o inverso. Ambos ficaram fora da zona de classificação para a Libertadores nas duas vezes. Como consolo, a equipe paulista ainda está viva nas quartas de final da Copa do Brasil e pode tomar o caminho mais curto para retomar o brilho no maior torneio internacional. Já o Bota tem só o segundo semestre para correr atrás.

Depois de sofrer duas eliminações, o elenco comandado por Oswaldo de Oliveira passou quatro dias em Saquarema para pôr a cabeça no lugar e se "reciclar", segundo o próprio técnico. Ainda que novos reforços estejam a caminho, a expectativa é de repetir a consistência dos primeiros quatro meses do ano, quando o time chegou a 23 partidas sem perder, e não vacilar na hora da decisão. O São Paulo, a princípio, deve mudar bem pouco sua escalação e, agora, luta para não ter prejuízo por não estar ligado somente no Brasileirão.

A TV Globo transmite a partida para SP e MG (menos Coronel Fabriciano e Montes Claros) e DF. O Premiere 4 exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de meia hora antes de a bola rolar.

header as escalações 2
Botafogo: a única opção técnica de Oswaldo é na troca de Elkeson, que ficará no banco de reservas, por Vitor Júnior, titular pela primeira vez. No mais, o treinador sofre com desfalques e terá de improvisar o jovem Gabriel na lateral novamente - que, no entanto, vem sendo testado no setor há algum tempo. No meio, Jadson segue no time na vaga de Marcelo Mattos, e, na zaga, Brinner substitui Antônio Carlos mais uma vez. Assim, o time deve entrar em campo com Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Elkeson), Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Maicosuel; Loco Abreu.

São Paulo: Satisfeito com a produção da equipe na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o técnico Emerson Leão vai mandar a campo o que tem de melhor. Apesar da importância do duelo da próxima quarta, em Goiânia, que pode garantir uma vaga na semifinal do torneio que dá vaga na Libertadores de 2013, o treinador entende que um dos segredos para vencer o Brasileirão é começar bem desde o início. Por isso, não vai poupar nenhum atleta. O time jogará com: Denis, Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson; Lucas e Luis Fabiano.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: dois laterais-direitos não podem jogar: Lucas está suspenso, e Lennon levou um pisão no pé esquerdo, na quinta-feira, em Saquarema. Além deles, o zagueiro Antônio Carlos tem um edema ósseo no joelho direito e só retorna em 15 dias, o volante Marcelo Mattos tem edema na coxa direita e o meia Andrezinho também sofreu lesão na coxa, só que esquerda. Os dois últimos devem estar prontos para a segunda rodada. Afastado, Jobson vem treinando em separado.

São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (operado por causa da ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo), Cañete (contusão no joelho direito), Osvaldo (não relacionado por opção da comissão técnica) e Fabrício (recuperação de lesão muscular na panturrilha direita).
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Sandro Meira Ricci (Fifa-PE) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (Fifa-PR) e Jossemar Diniz Moutinho (PE). Ao todo, Ricci participou de 19 jogos no Brasileiro de 2011, aplicou seis cartões vermelhos (média de 0,31) e marcou oito pênaltis e 695 faltas (média de 36,5) em um campeonato que registrou média de 0,3 vermelho, 35,8 faltas e um total de 116 pênaltis.

header fique de olho 2

Botafogo:
Vitor Júnior foi contratado discretamente, provavelmente para ser uma opção a mais no banco de reservas. Os bons treinos recentes, porém, deram ao ex-jogador do Corinthians uma chance com menos de um mês de casa. Cabe ao baixinho aproveitar e mostrar à torcida do Botafogo a que veio.

São Paulo: artilheiro da Copa do Brasil de 2012, com oito gols, Luis Fabiano começa a viver grande fase na temporada. O jogador estreia no Nacional temido pelos adversários, como mostrou a pesquisa feita pela revista Monet e pelo GLOBOESPORTE.COM. Ele já fez 14 gols na temporada e quer brigar pela artilharia do Nacional para atigir a meta traçada no início da temporada, que é de 30 gols.

header o que eles disseram

Brinner, zagueiro do Botafogo: "Sabemos que o São Paulo brigou forte no Paulista e vem bem na Copa do Brasil. Então, no Brasileiro, não tem motivo para ser diferente. Vamos encontrar dificuldades, a briga é só de clubes grandes a partir de agora e não podemos perder o foco. Começar com o pé direito vai ser fundamental para pegarmos confiança de novo".

Emerson Leão, técnico do São Paulo: "Quando você começa ganhando no início, não precisa correr atrás no final. Às vezes, os times não estão prontos no começo do Brasileiro por uma série de motivos: ou porque não foram bem nos regionais e peças foram trocadas, ou porque mudou comando, entre outros. Para mim, o primeiro jogo é tão importante quanto o último. Não posso abrir mão do Campeonato Brasileiro".
header números e curiosidades
* Botafogo e São Paulo já se enfrentaram 23 vezes no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. A vantagem é da equipe carioca que venceu 13 vezes, empatou seis e perdeu apenas quatro. Jogando em casa, o Botafogo marcou 36 gols e sofreu 24.

* Uma partida entre Botafogo e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro não termina empatada sem gols há 26 anos (ou 35 jogos). O último 0 a 0 aconteceu dia 7 de dezembro de 1986, no Maracanã.

* O São Paulo não vence o Botafogo desde o primeiro turno do Brasileiro de 2009, quando venceu de virada no Morumbi por 3 a 1, gols de Lucio Flavio para o Bota e Jorge Wagner, Washington e Dagoberto para o Tricolor.

* O São Paulo não traz boas lembranças para o Botafogo. No Brasileiro de 2002, a equipe carioca foi 
 derrotada em casa, por 1 a 0, pelo Tricolor paulista, resultado que decretou o rebaixamento para a Série B.
header último confronto v2
O Engenhão também foi o palco da última vez em que Botafogo e São Paulo se cruzaram. Pela 26ª rodada do Brasileirão de 2011, o time carioca, então comandado por Caio Júnior, saiu na frente, com gols de Loco Abreu - o primeiro em grande jogada de Maicosuel e o segundo, de pênalti. Na sequência, porém, Willian e Rivaldo igualaram para o Tricolor, que já Leão como treinador.