Total de visualizações de página

Para Oswaldo, virada é recomeço, mas não apaga fracassos do semestre

Técnico ressalta que o moral da equipe não pode residir em apenas uma vitória e se defende de estigma de que o time alvinegro não sabe decidir

 

Por André Casado Rio de Janeiro



Pela questão psicológica, mais do que muitos adversários, o Botafogo precisava largar na frente no Campeonato Brasileiro. Depois de 23 jogos invicto, foram duas frustrações consecutivas, no início do mês, que tiraram os títulos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil do caminho. O técnico Oswaldo de Oliveira, no entanto, faz questão de manter os erros vivos na memória, apesar do trabalho de motivação, e garante que a virada por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Engenhão, não muda o que ocorreu (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima).

- Não apaga nada, não. É claro que é ótimo ganhar do São Paulo, que, para mim, continua sendo candidato ao título, com jogadores de nível de Seleção e muito bem preparados. Mas nosso moral não pode residir em só uma partida, não é um marco, nem nada. Repito: não batemos uma equipe qualquer, mas não podemos localizar a história de um campeonato em 38 partidas. É só a primeira página de um recomeço - afirmou o treinador, sem querer aumentar a importância dos três pontos que colocam o Glorioso na liderança, após a primeira rodada.

Quanto ao estigma de time que não é capaz de decidir, Oswaldo também se defendeu.

Oswaldo de Oliveira Botafogo (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado) 
 
Oswaldo de Oliveira diz que vitória não apaga erros do semestre (Foto: Celso Pupo / Ag. Estado)
 
- Em jogos deste nível, também ganhamos do Guarani, do Vasco, é uma alternância que existe no futebol. Eu vejo de uma forma geral, preciso ser frio ao analisar assim. É muito difícil ganhar do Fluminense e nas condições em que entramos contra o Vitória, também. O Fluminense é um timaço, cara, e não tem desmerecimento por termos perdido a sequência invicta. Estou orgulhoso demais do que fizemos, porque é difícil demais no Brasil. É um marco na minha carreira, mas um dia íamos perder. Eu me preparei para isso, não dava para manter a vida toda - finalizou.

Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Coritiba, domingo, no Couto Pereira. Até lá, tem cinco dias de treinamentos previstos, para recuperar e preparar o elenco. A ideia de voltar ao CT da CBV, em Saquarema, para novo retiro, não deve se concretizar, já que, após a folga desta segunda-feira, a atividade de terça está marcada para o Engenhão, às 10h de terça.