Total de visualizações de página

Cortez mostra carinho pelo Botafogo, mas aposta em vitória do São Paulo

Em seis meses no time carioca, lateral se destacou, chegou à Seleção Brasileira e, em janeiro deste ano, custou R$ 7 milhões ao Tricolor

 

Por Marcelo Prado e Diogo Venturelli São Paulo



Quem analisa o São Paulo de Emerson Leão vê em Lucas e Luis Fabiano os atletas de maior qualidade. Porém, em termos de regularidade, o lateral-esquerdo Cortez é um dos mais eficientes. Dos oito reforços do Tricolor para 2012, ele é, sem dúvida, o que melhor tem jogado. A ponto de, mesmo com a equipe tendo sido eliminada na semifinal do Campeonato Paulista, ter sido eleito o melhor jogador de sua posição no estadual.

Neste domingo, o lateral-esquerdo, de 25 anos, viverá uma emoção especial na carreira. Voltará ao palco que o revelou para o futebol brasileiro e enfrentará o Botafogo, a equipe que lhe deu projeção e que, inclusive, rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira, para o duelo contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas. À vontade com a camisa 6 do São Paulo, Cortez não esconde o carinho que sente pelo time carioca, adversário deste domingo, a partir de 16h (de Brasília), no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

– Foi um passagem rápida, mas que me marcou muito. Agradeço ao presidente Maurício Assumpção, ao vice de futebol, André Silva e ao gerente Anderson Barros, que foram até Nova Iguaçu me buscar. Quando a bola rolar, é cada um para o seu lado. Mas, antes, farei questão de dar um abraço nos meus amigos que fiz lá. O Botafogo foi uma família para mim – afirmou Cortez, em seu apartamento, na Zona Oeste de São Paulo.

Cortez (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com) 
 
Cortez, em seu apartamento em São Paulo, com as camisas de Tricolor e Botafogo (Foto: Marcelo Prado)
 
Cortez chegou ao Botafogo após o Campeonato Carioca do ano passado, competição na qual defendeu o Nova Iguaçu. Com seu jeito humilde e brincalhão, rapidamente se adaptou e se tornou um dos destaques do time. Apesar de a equipe não ter alcançado seus objetivos (título ou vaga na Taça Libertadores da América), ele acabou eleito o melhor jogador de sua posição no Campeonato Brasileiro.

Tenho um respeito muito grande e não vou festejar em campo. É uma maneira de agradecer tudo  que o Botafogo fez por mim"
Cortez
Em janeiro, como parte de uma grande reformulação em seu elenco, o São Paulo abriu o cofre e desembolsou R$ 7 milhões para contratar o jogador, que rapidamente caiu nas graças do torcedor.

– Tudo que sou hoje devo a Deus e ao Botafogo, que acreditou em mim. Foi lá que consegui mostrar serviço na Seleção Brasileira. Tenho muitos amigos lá. Cidinho, Lucas Zen, Jefferson. Falo com o Elkesson quase todos os dias. Antes do jogo, vai ser bacana reencontrar o Bruno, podólogo da equipe, que me dava carona todos os dias, já que não tinha condições de comprar um carro. Será um dia especial e que espero que termine com a vitória do São Paulo – disse.

O defensor ainda luta para marcar seu primeiro gol pela equipe do Morumbi. Se isso ocorrer no domingo, não haverá comemoração.

– Tenho um respeito muito grande e não vou festejar em campo. É uma maneira de agradecer tudo o que o Botafogo fez por mim.

O lateral do Tricolor não acredita que o time carioca entrará em campo abalado pelos recentes insucessos no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil.

– Não é porque o time perdeu dois ou três jogos que deixou de ter qualidade. O Botafogo tem uma grande equipe e um grande treinador, que é o professor Oswaldo de Oliveira. Tenho certeza de que o São Paulo terá muitas dificuldades. Mas confio no nosso grupo, já mostramos onde podemos chegar e vamos com tudo em busca do resultado positivo – ressaltou.

Para fechar, Cortez diz que o time entrará concentrado em campo, apesar de ter a decisão contra o Goiás, na próxima quarta-feira, que vale uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.

– É hora de mudar o foco. O Leão conversou com a gente sobre isso e disse que agora é o momento de pensar no Campeonato Brasileiro. Ele falou que é importante você arrancar bem para não ter de correr atrás do prejuízo depois – finalizou.

Cortez (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com) 
 
Cortez posa com Luna, sua cadelinha de estimação (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)