Total de visualizações de página

Matemático calcula 10% de chances para semifinal com quatro grandes

Para Tristão Garcia, no Grupo A, Botafogo e Flamengo têm 81% e 44% de chances de classificação, respectivamente. No B, Fluminense tem 42%

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A última rodada da Taça Guanabara, neste sábado, vai determinar quais dos times grandes começarão o carnaval no ritmo certo. A probabilidade de os quatro chegarem à semifinal, segundo o matemático Tristão Garcia, é pequena: 10%. Por enquanto, apenas o Vasco está assegurado. Botafogo e Flamengo, no Grupo A, e Fluminense, no Grupo B, ainda buscam suas vagas.
Tristão calcula que a chance de três grandes chegarem à semifinal é de 50%.
- O que mais me chama a atenção é que a situação do Flamengo não é muito diferente da do Fluminense agora. O Botafogo tem uma vantagem boa, mas os outros dois terão mais dificuldades - comentou o matemático.

Grupo A: Botafogo já se garante com empate

Pelo Grupo A, o líder Resende, o vice Botafogo e o terceiro colocado Flamengo - todos com 12 pontos - ainda têm chances de classificação. Apesar de não estar no topo da tabela, o Bota é o que está mais perto da vaga, com 81%. Afinal, joga contra o Macaé, que não tem mais aspirações na Taça Guanabara, e pode até empatar - ou mesmo perder, desde que o Flamengo também seja derrotado.

No mesmo horário (16h20m), Resende e Flamengo fazem um confronto direto no Raulino de Oliveira em que a vitória garante a vaga. O empate classifica o time do interior e deixa o Rubro-Negro na dependência de uma derrota do Botafogo. As chances do Resende são de 77%, e as do Flamengo, 44%.

alecsandro fluminense x vasco gol (Foto: Jorge William/Globo) 
Derrotado pelo Vasco, Fluminense agora tem de
torcer para o rival (Foto: Jorge William/Globo)
Grupo B: Fluminense torce para o Vasco


Pelo Grupo B, o único classificado é o Vasco, com 100% de aproveitamento dos 18 pontos disputados. A outra vaga tem mais concorrentes do que no Grupo A. Está em disputa por Boavista (11 pontos), Fluminense, Friburguense e Volta Redonda (os três com dez pontos).

O vice-líder da chave, que pega um Vasco misto no Engenhão às 19h, tem 44% de probabilidade de se classificar. O Fluminense, com 42%., precisa vencer o Bangu em São Januário e torcer por um tropeço do Boavista - ou empatar e torcer por uma vitória cruz-maltina. Volta Redonda e Friburguense, que se enfrentam no Raulino de Oliveira, correm por fora: têm 9% e 5% de chances, respectivamente. Precisam vencer e torcer por tropeços de Boavista e Fluminense.

Grandes tropeçaram seis vezes nos pequenos

Nos 20 confrontos com os pequenos, os grandes tropeçaram seis vezes - cinco empates e uma derrota. O Botafogo empatou com Nova Iguaçu (0 a 0) e Madureira (2 a 2). Usando reservas, o Flamengo também empatou duas vezes, ambas por 0 a 0, com Macaé e Olaria. O Fluminense foi o único a ser derrotado (2 a 1 para o Boavista), além de ter um empate (1 a 1 com o Duque de Caxias).