Total de visualizações de página

Ex-folião, Oswaldo põe folga dominical em xeque: 'Programação é trabalho'

Concentrado na Taça GB, técnico lembra que carnaval não é época de férias. Apenas Jobson, que não pode jogar, deve viajar rapidamente

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Antônio Carlos no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif) 
Antônio Carlos gosta muito do carnaval e vai ver a
Mocidade (Foto: Satiro Sodré / Divulgação Agif)
 
Os planos dos jogadores de futebol quando o assunto é carnaval costumam ser badalados. Mas, no Brasil, o período não corresponde a férias e nem folgas há muito tempo. Em meio à reta final da Taça Guanabara, o técnico Oswaldo de Oliveira considera até caçar o domingo de descanso - mesmo em caso de disputa da semifinal na quinta - e espera não ter problemas no elenco quant a isso. Segundo ele, não há recomendações especiais, apenas que o profissionalismo fique acima da diversão.
- Não recomendo nada. Carnaval, se nós estivéssemos de férias, tudo bem, mas não vamos ter férias, e, se classificarmos, vamos ter jogo na quarta ou na quinta. Não dá para abrir mão do trabalho. Jogador de futebol é profissional e tem que se comportar como tal - decretou o chefe.

A princípio, o retorno às atividades, depois do confronto com o Macaé, neste sábado, às 16h20 (de Brasília), seria na segunda-feira. Isso ainda vai ser definido em reunião antes da viagem.

O próprio Oswaldo, nascido em Realengo, confessa que sempre gostou da farra do feriadão carnavalesco, mas já não tem o mesmo pique, e o foco agora é outro:

- Hoje eu me considero um ex-folião (risos). Minha programação é só trabalho e treino.

Como muitos jogadores são de fora do Rio e não se envolvem com as escolas de samba, a ideia é ficar mesmo com a família, como revelaram o lateral Lucas e o atacante Herrera. O volante Renato disse que gostaria de ao menos conhecer o Sambódromo. Já o zagueiro Antônio Carlos vai a um camarote na passarela para torcer pela Mocidade, mas desistiu de desfilar.

Loco Abreu, por sua vez, foi convidado e estava prestes a garantir presença na Grande Rio. Mas o horário da escola (a última, no meio da madrugada) e a possibilidade de jogo na quarta já o haviam desanimado. Agora, com a confirmação da lesão de grau médio na coxa direita, seus planos foram por água abaixo definitivamente. A recuperação é para tentar entrar em campo no outro domingo, caso o clube chegue à decisão da Taça Guanabara.

Jobson pode ser liberado

O caso de Jobson está à parte. O atacante diz que decidiu dar uma passada em Salvador para ver sua namorada, Rafaela, que conheceu na época em que jogava no Bahia. Como não está inscrito no Carioca pela suspensão por doping, deve ser liberado da possível atividade de domingo. Mas garantiu que na segunda de manhã estará de volta para cumprir o cronograma.

O técnico Oswaldo de Oliveira vê até com bons olhos a situação, para "testar" o pupilo.

- Ele tem o direito de se divertir. Se o colocarmos em uma jaula, não vamos saber do que ele é capaz. É como eu disse a ele: a cada dia tem que provar que está apto. Não é prendendo que vamos ver isso. Se a gente prende até o momento em que ele estrear, ele volta, reestreia, depois vai ter outra oportunidade de passar o carnaval na Bahia, ou até no Monte Sinai. Que ele vá e volte íntegro, é o que eu espero - disse.