Argentino Herrera, preterido pelo técnico, para escalação de Felipe Menezes, entra no segundo tempo e marca duas vezes
Herrera agradece os gritos da torcida: dois gols em pouco mais de 20 minutos em campo. Foto de Jorge William O Globo
RIO - Contra o Bonsucesso do técnico Wilson Gotardo, que nos tempos de jogador ganhou títulos e deu alegrias à torcida alvinegra, o Botafogo não repetiu a boa atuação do meio de semana (5 a 0 no Olaria), mas voltou a golear e ficou muito próximo da classificação para a semifinal da Taça Guanabara. O personagem do jogo foi o argentino Herrera, preterido pelo técnico Oswaldo de Oliveira na escalação. Antes mesmo de a partida começar, a torcida pedia o atacante, que entrou no meio do segundo tempo e marcou dois gols na vitória por 4 a 1. O resultado deu ao Botafogo, pelo menos provisoriamente, a liderança do Grupo A.
No primeiro tempo o alvinegro parecia sonolento. Apesar de ter a maioria das ações de ataque, não conseguia chegar com perigo de verdade. O primeiro momento de emoção só aconteceu aos 28 minutos, e numa chance de gol do Bonsucesso. Bóvio soltou uma bomba, que Jéferson defendeu em dois tempos, sem conseguir evitar o escanteio. A resposta do Botafogo foi aos 35, quando Maicosuel fez bela jogada na área e deixou Felipe Menezes livre diante do goleiro. Mas o chute de Menezes saiu fraco, e Saulo defendeu sem dificuldade.
O jogo ganhou um pouco de velocidade. Aos 39, outra boa oportunidade do Bonsucesso: Diogo entrou em disparada na área, mas chutou em cima do goleiro Jéferson. No minuto seguinte, a resposta veio em forma de um chute de Felipe Menezes na trave, após jogada de Elkeson.
A partida parecia caminhar para o empate antes do intervalo. Aí apareceu Maicosuel. Ele tabelou com Elkeson, driblou um zagueiro e bateu forte, de direita, no canto de Saulo. Belo gol e placar aberto no Engenhão: 1 a 0.
A segunda etapa começou da melhor maneira possível para o time comandado por Oswaldo de Oliveira. Logo no primeiro minuto, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo foi lançado na área. O zagueiro Gomes, do Bonsucesso, se enrolou todo e acabou derrubando infantilmente o adversário. Pênalti que Loco Abreu cobrou no meio do gol, com o goleiro Saulo caindo para o lado esquerdo. Botafogo 2 a 0.
Aí parecia que a goleada se definiria logo em seguida. Aos 3 e aos 6 minutos, Elkeson quase marcou duas vezes. Uma pelo lado esquerdo do ataque alvinegro e outra pelo direito. O Botafogo dominava o jogo inteiramente, mas uma cochilada da defesa custou caro. Aos 12, Márcio Goiano acreditou numa bola quase perdida e cruzou para a área, quando ela já saía pela linha de fundo. O atacante Adriano Magrão, livre, empurrou para a rede e diminuiu a diferença: 2 a 1.
Maicosuel pediu para ser substituído, com dores no joelho direito. No lugar dele Oswaldo colocou o garoto Cidinho, que teve participação em dois lances importantes. O primeiro aos 16, quando fez bom passe para Felipe Menezes, que achou Loco Abreu livre na área. O uruguaio bateu de primeira, mas em cima do goleiro e perdeu grande chance. Oportunidade inacreditável quem perdeu mesmo foi Cidinho, aos 22. Ele recebeu uma bola com açúcar de Elekson e chutou por cima do travessão, mesmo com o goleiro Saulo já fora do lance.
O terceiro gol amadurecia. E quem marcou foi o argentino Herrera, que entrara em campo aos 23 minutos. A torcida já vaiava Felipe Menezes. No primeiro lance após substituir o meia, Herrera aproveitou rebote de canhota, em cabeçada de Loco Abreu no travessão, e ampliou: 3 a 1.
Daí em diante, o Botafogo controlou totalmente o jogo. E esteve próximo de marcar o quarto gol em algumas oportunidades. A melhor delas aos 30, quando Elkeson - que logo depois seria substituído por Lucas Zen - acertou a trave. O Bonsucesso só ameaçou uma vez, quando Juninho entrou em velocidade pela esquerda e chutou forte, mas para fora. Antes do apito final do árbitro Maurício Coelho Júnior, Herrera brilhou novamente. Ele recebeu passe de Renato, driblou um adversário na área e bateu forte, para definir o placar e transformar a vitória alvinegra em mais uma goleada: 4 a 1.