Total de visualizações de página

Sinônimo de gol: Loco é comparado a Romário

Para Caio Junior, quando o assunto é fazer gols, Abreu lembra o Baixinho. Uruguaio tem melhor média depois de Túlio no Botafogo

Marcelo Benevides e Vinicius Perazzini
Rio de Janeiro (RJ)
 
Autor do gol na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na última quinta-feira, Loco Abreu foi comparado a Romário pelo técnico alvinegro Caio Junior em coletiva após o fim da partida.

O uruguaio de 34 anos não luta para fazer o milésimo gol, feito conseguido pelo Baixinho em 2007, mas batalha por três estatísticas de expressão: ele está a dois tentos dos 300 conseguidos por clubes, a três de fazer do Botafogo o lugar pelo qual mais balançou a rede e mira entrar na lista dos maiores artilheiros do Glorioso.

Para Caio Junior, Abreu se assemelha a Romário por ser oportunista na hora de marcar. E a declaração tem fundamento. Pelo Botafogo, o atacante tem 44 gols em 77 partidas, média de 0,59 gols por jogo.

Este número faz de El Loco o 11º maior goleador por média da História alvinegra. O camisa 13 é o artilheiro do time na temporada, com 19 gols, e referência na melhor campanha em Brasileiros desde 1995, ano pelo qual o Glorioso foi campeão.
Contra o Flamengo, no último domingo, Loco Abreu atuou pela 73 vez pelo Botafogo e fez do clube aquele pelo qual mais atuou na carreira. Agora, a meta é tornar a Estrela Solitária líder também nos gols. Pelo Cruz Azul, do México, ele fez 46 tentos, recorde como profissional.

A fase no Botafogo é especial e a disputa pelo título nacional anima ainda mais o camisa 13, que mostra energia para conseguir realizar suas metas pessoais e coletivas com a camisa do Alvinegro.

– Com trabalho, vamos conquistar nossos objetivos. Conseguimos superar o Corinthians e subimos uma posição. Mas falta muita coisa ainda. Não adianta comemorar hoje e achar que está tudo bem. Temos que ter calma – disse Loco Abreu, ainda na saída de campo, antes de ser elogiado por Caio Junior.

– Às vezes o torcedor pode pensar: "O Loco Abreu não está bem na partida, ele não pegou na bola". Aí eu cito o caso do Romário: às vezes ele não tocava na bola, mas quando pegava, desequilibrava. O Abreu é assim – comentou o comandante alvinegro.

COPA DO MUNDO E RENOME INTERNACIONAL

LOCO ABREU

Gols: Por clubes, tem 298 gols, além dos 31 marcados pela seleção uruguaia. No total, são 339, em 16 anos de carreira.

Copas do Mundo: Disputou em 2002 e 2010.

Feitos: Gol da classificação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2010, diante da Costa Rica. Gol de cavadinha contra Gana, que levou a Celeste para a semifinal do Mundial de 2010.

Títulos marcantes: Copa América de 2011, pelo Uruguai. Campeonato Carioca de 2010, pelo Botafogo.

Artilharias marcantes: Três vezes no Campeonato Mexicano, três no Uruguaio.

ROMÁRIO
Gols: 925 como profissional, sendo 71 pela Seleção. 77 como amador. Começou como profissional em 1985 e se aposentou em 2009

Copas do Mundo: Disputou em 1990 e 1994.

Feitos: Melhor Jogador do Mundo pela Fifa: 1994, segundo melhor jogador do mundo pela Fifa: 1993, Bola de Ouro da Copa do Mundo Fifa: 1994

Títulos marcantes: Copa do Mundo de 1994, pela Seleção. Copa das Confederações, em 1997, pela Seleção. Espanhol 1993-1994, pelo Barcelona.

Artilharias marcantes: Liga dos Campeões da Uefa em 1989/90 e 92/93.

GOLS MAIS MARCANTES DE LOCO ABREU PELO BOTA

Cavadinha e título - Loco Abreu apresentou a cavadinha na final da Taça Rio de 2010, contra o Fla. Ao cobrar o pênalti de um jeito que se tornaria a sua grande marca, o atacante garantiu o título estadual ao Botafogo.

Aperitivo na Taça GB - Antes de se consagrar, o atacante já havia feito um gol importante na conquista da Taça GB de 2010.

Segunda pele - O uruguaio marcou o gol da vitória (1 a 0) sobre o Santos, no último Brasileiro. Na comemoração, ele mostrou à torcida alvinegra a camisa “segunda pele”, alusiva às paixões do jogador.

Sem medo de errar - Depois de perder um pênalti contra o Flu no Carioca, El Loco repetiu a cavadinha, marcando o gol da vitória.

DEPOIS DE TÚLIO, LOCO TEM A MELHOR MÉDIA

O faro de gols apurado já proporciona a Loco Abreu dados relevantes. Com 44 gols, em 74 jogos, o atacante tem média de 0,59 por partida, o que o deixa com uma marca bem próxima das dez melhores da história do clube. Além disso, já é superior à de outros goleadores que passaram pelo Botafogo após Túlio, último grande artilheiro alvinegro, na década de 90.

Campeão brasileiro em 95, Túlio tem a sexta melhor média de todos os tempos pelo Glorioso. E, ao que tudo indica, esta marca deve durar por um bom tempo, já que são 159 gols, em 223 jogos, o que garante um aproveitamento de 0,71 por jogo, melhor desempenho depois da era dourada do clube nos anos 50 e 60.

Com a segunda melhor média dos últimos 15 anos, El Loco terá tempo para figurar entre os dez maiores. Com o contrato encaminhado, ele ficará em General Severiano até o fim de 2013, tempo de sobra para gravar o nome na galeria dos grandes artilheiros do clube.

Para ilustrar a importância do retrospecto do atual ídolo alvinegro, basta compará-lo aos astros do passado. Nomes como Zagallo, Jairzinho e Garrincha não aparecem no seleto hall dos melhores goleadores alvinegros, por exemplo.

O número 1 da lista é Nilo Murtinho, artilheiro entre as décadas de 20 e 30: média de 0,91, com 184 gols, em 201 jogos, seguido por Heleno de Freitas, um dos maiores expoentes do clube, que atuou nos anos 40, com 0,89 de gols por jogo.