Total de visualizações de página

Aposentado, Preto Casagrande faz estágio no Flu e sonha virar treinador

Ex-apoiador lamenta lesão que o fez encerrar precocemente a carreira e diz ter saudades do futebol. Próxima parada será Botafogo do primo Caio Jr.

Por Edgard Maciel de Sá Volta Redonda
 
Uma lesão em abril de 2007 fez o apoiador Preto Casagrande encerrar precocemente a sua carreira, aos 32 anos. Mas os ligamentos rompidos no tornozelo esquerdo não foram capazes de afastar o ex-jogador do mundo da bola. Ele começou nesta semana um estágio nas Laranjeiras com o objetivo de um dia se tornar treinador. E mostrou ser um aluno aplicado ao acompanhar a delegação do Fluminense até Volta Redonda, onde o Tricolor iniciou nesta quinta-feira a sua preparação para a partida contra o Santos, sábado, às 18h (de Brasília), no Estádio Raulino de Oliveira. A próxima parada de Preto será no Botafogo, atualmente comandado por Caio Jr, seu primeiro de primeiro grau.

preto casagrande fluminense estagio (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM) 
Preto Casagrande, à direita, acompanha o treino do Fluminense, em Volta Redonda, ao lado de dirigentes tricolores (Foto: Edgard Maciel de Sá / GLOBOESPORTE.COM)
 
Jogador do Fluminense na temporada de 2005, quando por coincidência o técnico também era Abel Braga, Preto acompanhou todos os treinos da semana nas Laranjeiras. Na última quinta, esteve no Raulino de Oliveira para acompanhar as últimas atividades antes da partida contra o Santos. Nas mãos, blocos e canetas para anotar todos os passos da movimentação no gramado. Um esforço que se resume a três palavras: saudade do futebol.

- Joguei profissionalmente por 15 anos. E parei de jogar precocemente por causa de uma lesão. É uma situação que requer um trabalho psicológico grande. Um momento até dificil de explicar. Depois de romper os ligamentos do tornozelo no Bahia, em 2007, ainda tentei voltar a jogar no Volta Redonda, em 2009. Mas não deu. Não tinha mais sustentação no tornozelo. Foi quando fui ser empresário em Salvador. Tenho uma rede de postos de combustível. Fiquei dois anos afastado do futebol. Até trabalhei na imprensa esportiva, mas vi que não queria isso que eu queria. Estive no Flu há um mês e o Abel disse que assim que a equipe tivesse uma semana livre de treinos eu poderia acompanhar de perto. Aproveitei essa oportunidade para decidir o que eu realmente quero - explicou Preto, hoje com 36 anos, revelando que o Botafogo é o próximo de sua lista.

- Caio Jr. é meu primo de primeiro grau. A mãe dele é irmã do meu pai. Assim que o Botafogo tiver uma semana livre vou para lá - disse.

Na minha concepção, o ponto principal do treinador é a gestão de vaidades. Isso é primordial. E, nesse quesito, Abel é um dos melhores do Brasil. Trabalhei ainda com outros grandes técnicos, como Luxemburgo e Autuori. Tento tirar o melhor de cada um para o meu futuro"
Preto Casagrande, 36 anos, ex-jogador
 
Na visão do ex-jogador, uma das grandes missões de um treinador é saber gerir as vaidades do elenco. E para Preto, Abel é um dos melhores nesse quesito no país.

- Para mim é uma satisfação enorme estar ao lado da comissão técnica do Abel, que eu conheço bem de 2005. Serve de aprendizado. Ver as decisões do dia a dia, os detalhes... Na minha concepção, o ponto principal do treinador é a gestão de vaidades. Isso é primordial. E, nesse quesito, Abel é um dos melhores do Brasil. 

Trabalhei ainda com outros grandes técnicos, como Luxemburgo e Autuori. Tento tirar o melhor de cada um para o meu futuro - explicou.

A partida desse sábado, entre Fluminense e Santos, terá ainda um sabor especial para Preto. Frente a frente estarão dois dos clubes mais importantes de sua carreira. Antes de chegar às Laranjeiras, o ex-jogador foi o camisa 10 do clube santista na conquista do título brasileiro de 2004. A semana de estágio no Rio, no entanto, pesará na hora da torcida.

- Foram realmente dois anos fantásticos na minha carreira: 2004 e 2005. Guardo com muito carinho as lembranças. Fluminense e Santos são clubes em que tenho as portas abertas. Fico muito a vontade para dizer que fui feliz em ambos. Mas Abel está me dando uma atenção que eu não imaginava. Até sai para comprar uma garrafa de vinho porque sei que ele gosta (risos). Por essa semana no Rio, vou torcer pelo Flu - revelou.