Total de visualizações de página

1995 x 2011: Série de coincidências anima a torcida do Botafogo

A campanha do Botafogo de 1995 guarda semelhanças com o de 2011 Foto: Cezar Loureiro
Rafael Oliveira
Não é só o futebol eficiente do Botafogo, que levou o time a vencer nove das últimas 13 partidas no Brasileiro, que está empolgando a torcida. Uma série de coincidências entre os anos de 1995, quando o clube foi campeão brasileiro, e de 2011 vem deixando os mais supersticiosos com a sensação de que a equipe pode dar voos mais altos este ano.

No jogo de anteontem, a sensação de “déjà vu” (quando uma pessoa tem a impressão de que já viu aquela cena antes) tomou conta dos torcedores. Além da vitória, que deu fim a um jejum de 16 anos, os torcedores viram novamente o gol do triunfo ser marcado pelo ídolo do time. Como se não bastasse, foi exatamente na mesma trave que Túlio marcou seus dois gols.
Entre os jogadores da equipe, a superstição não ganha força. O volante Renato, por exemplo, não acredita que haja alguma força por trás das coincidências. Mas também não estimula nenhum torcedor a pensar o contrário:

— Eu não sou supersticioso. Mas acho que qualquer pensamento do torcedor que seja positivo é válido.

A vitória sobre o Grêmio foi apenas a cereja do bolo. Entre as demais semelhanças, há o fato de os dois times terem se mantido invictos dentro de seus domínios e contarem com jogadores de seleção brasileira (se hoje o Alvinegro conta com Elkeson, Cortês e Jefferson; em 1995 tinha Donizete, Túlio, Beto, Leandro Ávila e Sérgio Manoel).

Até o rival Rubro-negro colaborou com a lista das coincidências. O clube da Gávea abriu o ano de 1995 apresentando Romário, a maior contratação do futebol brasileiro até então. Este ano, o clube repetiu a dose trazendo o meia Ronaldinho Gaúcho, pentacampeão mundial e duas vezes eleito o melhor do mundo.

Os sinais estão no ar. E mesmo quem não acredita neles se mantém otimista.

— Não sou de pensar nessa direção. Comigo é trabalho e competência. Assim como hoje, em 1995 também teve trabalho, competência e dedicação — disse o atacante Donizete, integrante do time campeão brasileiro, que aprova a equipe de Caio Júnior: — Gosto muito do meio campo e do ataque. Vejo um time completo.

Veja a lista de semelhanças:

1. Vitória sobre o Grêmio no Olímpico
2. Também foi no mês de setembro
3. Gol de Loco Abreu foi na mesma trave que o de Túlio
4. Também estava invicto em casa.
5. Tinha jogadores de seleção.
6. Também venceu o São Paulo no Morumbi por 2 a 0.
7. O Flamengo também tinha anunciado um grande reforço no início do ano (Romário x Ronaldinho).
8. Assim como esse ano, o Uruguai foi campeão da Copa América em 1995.
9. Caio Júnior se diz discípulo de Paulo Autuori.
10. O artilheiro do Brasileiro também era santista: Giovanni. Hoje é Borges.