Total de visualizações de página

Dor de cabeça nos últimos anos, Sul-Americana ganha status no Bota

Clube teve eliminações dolorosas nas vezes que disputou o torneio. Agora, mira a Libertadores

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
gustavo botafogo desembarque (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) 
Gustavo estará na zaga alvinegra contra o Santa Fé
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
O Botafogo inicia nesta quinta-feira a fase internacional da Copa Sul-Americana, um torneio que não traz boas recordações aos alvinegros. Nas quatro vezes em que disputou a competição, não conseguiu passar das quartas de final e, em algumas ocasiões, teve eliminações traumáticas. Mas o torneio este ano tem um valor ainda maior. Como não participou da edição do ano passado, esta será a primeira vez que o time disputa a competição de olho não só no título, mas na vaga para a Libertadores, obsessão do clube para este ano.

A primeira participação do Botafogo na competição foi em 2006. Foi a primeira e pior também. Após dois empates em 1 a 1 com o Fluminense, o Glorioso perdeu nos pênaltis por 4 a 2 e sequer passou da primeira fase do torneio. No ano seguinte, o time chegou à fase internacional. Mas o torcedor prefere esquecer o duelo pelas oitavas de final, contra o River Plate. No confronto de ida, o Glorioso venceu por 1 a 0. Na volta, em Buenos Aires, ganhava por 2 a 1 até aos 29 do segundo tempo e ainda tinha um jogador a mais (Zé Roberto, do Alvinegro, e dois argentinos foram expulsos). Em 15 minutos, a equipe sofreu três gols, um no último minuto de jogo e acabou eliminado.

Em 2008, o Botafogo conseguiu chegar às quartas de final. Mas parou em outro time argentino. O Estudiantes venceu o duelo de ida por 2 a 0, e, na volta, as equipes empataram por 2 a 2 no Rio. No ano seguinte, mais uma vez o clube chegou às quartas. E mais uma vez teve uma eliminação difícil de aceitar contra o Cerro Portenho. No jogo de ida, a equipe paraguaia venceu por 2 a 1. No duelo de volta, a expectativa era que o Glorioso conseguisse reverter o mau resultado. Mas foi derrotado dentro do Engenhão por 3 a 1, com dois gols nos últimos três minutos.

Na equipe atual, apenas Alessandro e Jefferson jogaram no último duelo do Botafogo pela Sul-Americana. Para os outros jogadores, a ordem é dar uma nova cara ao histórico com a conquista do título.

- É uma competição interessante porque é de tiro curto e que te dá a oportunidade de chegar na Libertadores. São jogos de 180 minutos. Temos que não tomar gol em casa e buscar uma vitória para ter tranquilidade no duelo de volta. O jogo não se resume ao primeiro confronto – analisou o zagueiro Gustavo.

O adversário desta quinta-feira é o Independiente Santa Fé, da Colômbia. O duelo de ida das oitavas de final será disputado no Engenhão, a partir das 21h30m (horário de Brasília).