Total de visualizações de página

Média de gols deixa Loco próximo aos maiores da história

Média já é superior à de outros goleadores que passaram pelo Botafogo após Túlio, último grande artilheiro alvinegro

Loco Abreu (Foto: Alexandre Loureiro)  
Loco Abreu foi comparada ao Baixinho Romário (Foto: Alexandre Loureiro)
 
LANCEPRESS!4
Rio de Janeiro (RJ)
 
O faro de gols apurado já proporciona a Loco Abreu dados relevantes. Com 44 gols, em 74 jogos, o atacante tem média de 0,59 por partida, o que o deixa com uma marca bem próxima das dez melhores da história do clube. Além disso, já é superior à de outros goleadores que passaram pelo Botafogo após Túlio, último grande artilheiro alvinegro, na década de 90.

Campeão brasileiro em 95, Túlio tem a sexta melhor média de todos os tempos pelo Glorioso. E, ao que tudo indica, esta marca deve durar por um bom tempo, já que são 159 gols, em 223 jogos, o que garante um aproveitamento de 0,71/jogo, melhor desempenho depois da era dourada do clube nos anos 50 e 60.

Com a segunda melhor média dos últimos 15 anos, El Loco terá tempo para figurar entre os dez maiores. Com o contrato encaminhado, ele ficará em General Severiano até o fim de 2013, tempo de sobra para gravar o nome na galeria dos grandes artilheiros do clube.

Para ilustrar a importância do retrospecto do atual ídolo alvinegro, basta compará-lo aos astros do passado. Nomes como Zagallo, Jairzinho e Garrincha não aparecem no seleto hall dos melhores goleadores alvinegros, por exemplo.

O número 1 da lista é Nilo Murtinho, artilheiro entre as décadas de 20 e 30: média de 0,91, com 184 gols, em 201 jogos, seguido por Heleno de Freitas, um dos maiores expoentes do clube, que atuou nos anos 40, com 0,89 de gols/jogo.