Reservas do Grêmio reproduzem movimentos do Botafogo em treino
Celso Roth demonstra preocupação com Renato, Elkesson, Herrera e Loco Abreu
Roth orientou movimentos defensivos do time
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
Para ajustar a defesa do Grêmio aos movimentos ofensivos do Botafogo, Celso Roth orientou os reservas a reproduzir as principais jogadas do próximo adversário tricolor. Às 20h30m de quinta-feira, no Estádio Olímpico, Grêmio e Botafogo se enfrentam, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em atividade tática realizada na tarde desta terça, no campo suplementar, titulares e reservas distribuíram-se no mesmo sistema tático: o 4-2-3-1. A diferença esteve, entretanto, no comportamento de alguns jogadores.
Diego Clementino interpretou Elkesson; Miralles fez o papel de Herrera; Brandão atuou como Loco Abreu; Adilson foi Renato; e Leandro vestiu-se de Maicossuel. Escolhidos os atores, Roth intensificou as orientações ao time titular para o bloqueio das movimentações dos reservas.
O principal foco esteve na saída de bola botafoguense, anunciando uma espécie de pressão sobre Renato - na pele de Adilson - principal articulador das transições ofensivas alvinegras. Fernando encarregou-se de vigiar Diego "Elkesson" Clementino, enquanto os laterais Bruno Collaço e Mário Fernandes perseguiram os extremos, respectivamente Miralles e Leandro. Escudero e Marquinhos acompanharam as descidas dos laterais.
A ideia é desabastecer os três meias ofensivos do Botafogo, evitando que a equipe adversária troque passes. Neste contexto, Roth também demonstrou preocupação com a ligação direta a Loco Abreu, recurso que pode ser utilizado como consequência da própria estratégia gremista.
O time titular do Grêmio, definido para o confronto, teve Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fernando, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima. Os reservas, que foram "Botafogo por um dia", treinaram com Marcelo Grohe; Gabriel (Spessatto), Vilson, Rodolfo e Julio Cesar; Gilberto Silva, Adilson, Diego Clementino, Leandro e Miralles; Brandão.