Em crise, Fla enfrenta o Botafogo, que também busca a reabilitação
Rubro-Negro, que não vence há oito jogos no Brasileiro, enfrenta o Glorioso, que perdeu de cinco na última rodada
Sem saber o que é vencer há oito jogos, o Flamengo está em crise e vê o título do Campeonato Brasileiro cada vez mais longe. Ladeira abaixo na tabela, a equipe sabe que uma derrota a mais aumentará a pressão que se vive na Gávea. Por isso, uma vitória contra o Botafogo, neste domingo, no Engenhão, é essencial para tirar o Rubro-Negro da inércia e fazer com que o time volte a sonhar com o caneco. Mas vai ser difícil conquistar esses três pontos. O Glorioso, que esbanjava saúde na briga pela primeira posição, sofreu um acidente grave no Couto Pereira, na última rodada. A derrota por 5 a 0 para o Coritiba deixou o Alvinegro com as feridas abertas, que prometem ser curadas com um triunfo sobre o arquirrival na partida que tem início às 16h (horário de Brasília).
Tanto Botafogo, quanto Flamengo têm números que lhes dão confiança para a partida. Neste Brasileiro, o Glorioso tem sido implacável com quem visita seu estádio. Nunca foi derrotado e venceu nove das doze partidas. Contudo, o Glorioso ainda não bateu o rival no Engenhão e já amarga um jejum de onze anos sem vencer a equipe da Gávea pelo Brasileiro (a última vitória foi no ano2000, por 3 a 1).
Em quarto lugar, com 40 pontos, o Botafogo pode até terminar a rodada na liderança. Para isso, precisa torcer por tropeços de seus três adversários diretos (Corinthians, Vasco e São Paulo). O Flamengo, por sua vez, tenta se reaproximar deste pelotão. Com 36 pontos, a equipe está na sexta posição.
A partida será apitada pelo trio carioca formado por Péricles Bassols, auxiliado por Dilbert Pedrosa Moisés e Rodrigo Pereira Joia. O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Botafogo: depois de uma pesada derrota por 5 a 0, o time alvinegro tenta mostrar à torcida que o revés foi apenas um acidente de percurso na caminhada segura que a equipe vinha fazendo. Uma vitória consolida o Glorioso no G-4 e também pode lhe dar a liderança da competição.
Flamengo: Flamengo: sem vencer há oito rodadas no campeonato, o Rubro-Negro conquistou apenas três dos últimos 24 pontos que disputou. A derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR, em casa, deixou a crise chegar de vez. Nem contra um adversário combalido, que luta para escapar da zona de rebaixamento, a equipe conseguiu reencontrar a vitória. A confiança está abalada, e os números apresentam um Flamengo irreconhecível no segundo turno do Brasileirão. O time tem o pior aproveitamento. Em quatro jogos, quatro derrotas (Avaí, Bahia, Corinthians e Fucarão), algo que não acontecia desde a edição de 2006.

Botafogo: Caio Júnior tem apenas uma dúvida para armar a equipe. Sem Elkeson, que está suspenso, o treinador deve lançar Felipe Menezes no meio. A outra opção é Everton, que se recuperou recentemente de uma cirurgia no ombro. Antônio Carlos, recuperado de um estiramento na coxa, volta à equipe. O time deve entrar em campo com: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Felipe Menezes (Everton); Herrera e Loco Abreu.
Flamengo: a principal novidade é o retorno de Airton ao meio-campo. Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, o volante vai retomar a parceria com Willians e Renato. Nas demais posições, será a mesma equipe da rodada passada: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, Welinton e Junior Cesar; Airton, Willians, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Jael).

Botafogo: o time alvinegro tem apenas uma baixa para a partida. Suspenso pelo terceiro amarelo, Elkeson está fora do duelo deste domingo.
Flamengo: o volante Luiz Antonio se recupera de uma cirurgia no ombro esquerdo, realizada há duas semanas, e não joga mais neste Brasileirão. No início de outubro, ele também terá de operar o lado direito. Além dele, o zagueiro David Braz está em fase de recuperação física depois de ficar internado por conta de uma amigdalite. O meia Vander tem um edema ósseo na tíbia da perna direita e também está fora.

Botafogo: Jefferson, Marcelo Mattos, Somália e Thiago Galhardo.
Flamengo: Felipe, Gustavo, Leonardo Moura, Muralha, Rodrigo Alvim, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Welinton e Willians.

Botafogo: muito identificado com a torcida, Maicosuel gosta de jogar contra o seu arquirrival, o Flamengo. O Mago vinha crescendo de produção até que uma forte gripe o tirou da partida contra o Coritiba. Agora, ele quer voltar ao time em grande estilo.
Flamengo: Thiago Neves não vive um bom momento, reconhece, mas demonstra muita vontade de se recuperar. No retorno da Argentina, depois de servir à Seleção Brasileira, disse que voltou para ganhar o clássico. Ele é o terceiro artilheiro do time na temporada, atrás de Ronaldinho, com 19, e Deivid, com 15. No Brasileirão, entrou em campo em 19 oportunidades e marcou quatro vezes. O último gol foi na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na 13ª rodada. São oito partidas de jejum.

Marcelo Mattos, volante do Botafogo: “A gente, dentro de campo, não pensa tanto em tabu, mas acredito que a gente está em um momento em que chegou a hora de vencer o Flamengo. Estamos vindo de uma grande derrota, mas isso não pode apagar o trabalho que vínhamos fazendo. Temos que ter confiança por tudo que vínhamos demonstrando, principalmente, dentro de casa".
Thiago Neves, meia do Flamengo: “Vamos encarar como uma final de campeonato, como se valesse o título do Brasileiro. São oito jogos (sem vitória), todos têm de ter esse espírito. Quero ajudar o Flamengo, voltar a jogar o bom futebol. Vamos ver se isso muda, se a gente consegue fazer um bom jogo”.

* O clássico entre Botafogo e Flamengo tem 99 anos de história. A primeira partida aconteceu dia 07 de julho de 1912, e terminou com vitória do Botafogo por 3 a 2.
* Computando todas as competições, 14 dos últimos 28 clássicos entre as equipes terminaram empatados.
* A média de gols do clássico em Campeonatos Brasileiros é de 2,18 gols por partida. Foram marcados 96 gols em 44 jogos. Sete vezes este duelo carioca terminou sem gols em Brasileiros.

Diante de cerca de 20 mil torcedores, Flamengo e Botafogo se enfrentaram pela última vez no primeiro turno do Brasileirão deste ano. Pela quinta rodada, no dia 19 de junho, o clássico no Engenhão terminou mesmo em 0 a 0. O Rubro-Negro jogou com um a menos desde os 23 minutos do primeiro tempo, quando Bottinelli foi expulso. O 0 a 0 foi o primeiro desta edição da competição, e marcou o quarto empate seguido do Flamengo.