Total de visualizações de página

Efeito Túlio: patrocínio, esperança, mídia... a nova rotina do Bonsucesso

Chegada de veterano muda rotina do tradicional clube carioca, que ganha espaço na imprensa, tem retorno de patrocinadores e sonha com futuro melhor

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Entrevistas, presença constante de repórteres, câmeras e torcedores apaixonados... essa é a nova realidade do Bonsucesso, que nem de longe lembra a de um passado recente, quando o campo da Avenida Teixeira de Castro vivia vazio, esperando para ser utilizado (relembre como era o Bonsucesso em 2010). Além da vaga na Série A de 2012, que deu algum destaque à equipe, o motivo de toda essa transformação tem nome: Túlio Maravilha. A chegada do irreverente atacante, que faz a sua polêmica contagem rumo aos mil gols na carreira, causou um verdadeiro rebuliço no clube: chamou a atenção de patrocinadores, da imprensa e reacendeu a paixão dos fãs.

O presidente Zeca Simões enalteceu a força do “efeito Túlio” e o comparou a uma tsunami. E falou ainda dos investimentos que o reforço de 42 anos gerou para a equipe rubro-anil.

- Foi uma ótima contratação, não só como um reforço para o nosso ataque. Há 19 anos, ninguém fala de nós. Conseguimos trazer a mídia para cá e os patrocinadores. Estamos vivendo um trampolim para o sucesso. Para o Bonsucesso, isso é uma tsunami! Todo mundo vem aqui e quer falar com o Túlio. Ele é um achado - relatou, por telefone.

Tulio em jogo do Bonsucesso (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo) 
Aos 42 anos, Túlio Maravilha estica a carreira no Bonsucesso (Foto: Bruno Gonzalez/Agência O Globo)
 
O dirigente afirmou que a ideia de contratar Túlio Maravilha foi para ter um jogador de peso na Copa Rio e resgatar o nome do torneio, que dá vaga na Copa do Brasil. Zeca Simões sonha alto e brinca com uma participação inédita do Bonsuça no Mundial de Clubes.

- A Copa Rio é como a Copa do Brasil, um campeonato curto em que você pode ter um sucesso danado. Em 2012, a gente pode disputar Copa do Brasil, em 2013 a Libertadores... quem sabe um dia a gente não joga com o Barcelona lá em Tóquio? (risos).

Revelado na base do Fluminense, o meia Alex Sassá, de 25 anos, está desde 2007 no Bonsucesso. Ele viveu a transformação recente, passando por momentos difíceis, em que o time da Leopoldina mal entrava em campo, até a chegada de Túlio e a badalação constante nas instalações do clube. E não tem dúvidas: o atacante chegou para mudar o futuro do time.
- Com a chegada do Túlio Maravilha mudou tudo, né? A jogabilidade em campo, a maneira de lidar com as situações de jogo, com mais conversa no gramado, cumplicidade. É tudo mais falado. E a gente está na mídia direto também, tem esse lado. A questão financeira e de patrocinadores melhorou bastante. É porque o Túlio chama a atenção deles, né? - disse, por telefone.

tulio maravilha bonsucesso (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com) 
Túlio no banco com os companheiros de Bonsucesso (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)

Fã de Túlio, Sassá também elogiou a dedicação do veterano nos treinamentos e falou sobre a possibilidade de ajudar o ídolo a fazer história pela equipe do subúrbio do Rio de Janeiro.

- É um cara muito humilde, tranquilo e simpático. Eu sou privilegiado por estar perto de um cara que está fazendo história, e ainda mais aqui no Bonsucesso. Ele vem todo dia, chega cedo, mostra disposição, comparece a todos os treinos. Ele faz diferença lá na frente.

O meia também comentou a iniciativa de Túlio de pagar comissões aos companheiros que dão assistências.

- Esse negócio de pagar pelas assistências não influencia (risos). Entramos sempre para ajudar e, na hora que tiver que dar um passe para ele ou fazer um gol, fazemos o que é melhor. Todo mundo joga para ganhar, joga pelo Bonsucesso.

O advogado Fernando Meirelles Filho, de 63 anos, é fã de carteirinha do Bonsucesso desde pequeno e vice-presidente do conselho de beneméritos, uma espécie de representante dos sócios do clube e amigo pessoal do presidente Zeca Simões. Ele aprovou a chegada de Túlio Maravilha.

zeca simões e fernando meireles filho bonsucesso (Foto: Divulgação) 
Zeca Simões, presidente do Bonsuça, ao lado de Fernando Meirelles, fã número 1 (Foto: Divulgação)
 
Para Meirelles, o atacante de 42 anos é uma grande jogada de marketing, que ainda pode trazer benefícios dentro das quatro linhas. O reforço empolgou tanto o torcedor que ela já mira voos mais altos, como brigar contra os grandes no Carioca de 2012.

- Acho que o Túlio é um marketing que só vem a somar. Espero que seja o melhor possível. Estou com esperança. Ele colocou o Bonsucesso na mídia. Isso aí vai acarretar a chegada de mais patrocinadores. Ficamos muito tempo fora da mídia, da Primeira Divisão, amargando muitos anos, sabe? Vamos para as cabeceiras! – se empolgou o advogado.

Receita, reforços, base, showbol... o Bonsucesso de olho no futuro

Para crescer, qualquer equipe precisa de dinheiro nos cofres. E no Bonsucesso não é diferente. Segundo o presidente, o atacante também já está rendendo frutos nesse sentido. Ele afirmou que a equipe tem feito muitos contatos com empresas e já fechou três patrocinadores na camisa por conta da presença do Túlio. Além disso, a chegada à elite carioca possibilita o recebimento de valores das cotas de TV.

Já a montagem do elenco passa pela contratação de reforços, com uma parceria de empréstimo com o Fluminense, que já levou os garotos Douglas Maia, Dieguinho e Felipe para o Bonsucesso, além da utilização de atletas com mais tempo de clube para dar experiência aos jovens, como o meia Sassá.

Questionado sobre a possibilidade de contratar outros veteranos para reforçar o time e chamar ainda mais atenção, Zeca Simões disse não ter conversas nesse sentido dentro do clube, mas revelou que assiste sempre ao showbol para acompanhar atletas experientes que ainda teriam condições de entrar em campo.

- Eu fico vendo esse showbol. Como tem gente de 35 anos aí que poderia estar jogando. O Fabinho, que jogou no Fluminense, tem 34 anos e ainda podia estar jogando. Eu converso com ele, mas já me falou que agora quer fazer gestão de futebol. Tem o Djalminha lá no Flamengo, é bom demais também. Eu até penso em conversar com o pessoal aqui.

arquibancada do bonsucesso no primeiro treino de tulio (Foto: Michel Siqueira/Globoesporte.com)Bonsucesso sonha com dias melhores com a chegada do veterano (Foto: Michel Siqueira/Globoesporte.com)

No dia da apresentação, o próprio Túlio Maravilha mostrou que sua contratação é a mistura de um grande projeto de marketing com um planejamento a longo prazo de evolução do Bonsucesso, pensando em retomar a época áurea do clube. Segundo o artilheiro, o objetivo começa com a conquista da Copa Rio e passa pela chegada à Copa do Brasil. Túlio até brincou com a possibilidade de estar em uma Libertadores pelo Bonsuça.

- É um projeto audacioso, a longo prazo, de uma equipe de Primeira Divisão agora. O objetivo é ser campeão da Copa Rio e, com a conquista, já aviso que preferimos a vaga na Copa do Brasil do que a na Série D do ano que vem, porque assim podemos ter acesso à Libertadores - projetou na ocasião.