Total de visualizações de página

Estevam testa mudanças em treino fechado e minimiza: 'Sem mistério'

Treinadordo Botafogo pede desculpas por veto à imprensa, mas afirma que jogadores serão o fator determinante diante do São Paulo, neste domingo

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro


Estevam Soares decidiu, mais uma vez, adotar o procedimento do treino fechado à imprensa, antes da partida contra o São Paulo, que acontece neste domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão. Mas nesta sexta-feira, pelo visto, houve muito o que corrigir, após a apática atuação na derrota por 3 a 0 para o Barueri. Tanto que o treinador do Botafogo pediu desculpas por ter liberado o acesso aos jornalistas 30 minutos depois do previsto. No entanto, ele novamente minimizou a aura de mistério que foi criada pelo próprio Alvinegro antes da partida considerada decisiva.

No coletivo realizado no gramado principal do Engenhão, que durou 42 minutos, Estevam Soares observou diversas formações, mas deixou claro já ter na cabeça aquela que entrará em campo neste domingo, mesmo que ainda não tenha informado aos jogadores. O técnico, entretanto, reconhece que, apesar do jogo de esconde-esconde, nesta altura da temporada as possibilidades de haver surpresas são pequenas.

- Foi um treino simples, normal. Apenas um trabalho tático sem mistério. Pode ser que mude uma peça ou outra para dificultar o São Paulo, mas tenho consciência de que isso acaba quando o treinador adversário toma conhecimento da escalação naqueles 45 minutos que antecedem a partida. Sei que treino secreto não ganha jogo.

Lucio Flavio também compartilha da opinião que os treinos fechados não determinam o resultado de uma partida. Segundo ele, o diferencial estará dentro de campo, no momento em que a bola rolar.

- É difícil nesta altura do campeonato um time surpreender o outro, mas agora é bom trabalharmos algumas jogadas quietinhos. O mais importante é que quem for escalado esteja determinado a fazer com que todo o trabalho da semana tenha valido a pena - observou.

Em 16º lugar no Campeonto Brasileiro, com 41 pontos, o Botafogo está a apenas dois do primeiro time na zona de rebaixamento, o Fluminense. A diferença, que já foi de nove pontos, é preocupante, por isso uma vitória contra o líder São Paulo é fundamental para as pretensões do clube de continuar na elite do futebol nacional. Empate ou derrota podem recolocar o Alvinegro no Z-4, caso o Tricolor carioca derrote o Sport na Ilha do Retiro.