Marlos Bittencourt Rio de Janeiro
Os campeões cariocas de 1989 pelo Botafogo se uniram numa corrente, pelo menos em pensamento, para torcer pelo clube de General Severiano conquistar o título do Campeonato Carioca sobre o Flamengo neste domingo, no Maracanã. O ex-apoiador Paulinho Criciúma veio de Santa Catarina só para ir ao estádio e torcer pelos alvinegros.
Maurício (E) marca o único gol da vitória do Bota sobre o Fla na decisão do Campeonato Carioca de 1989
Mas alguns dos ex-companheiros de Paulinho Criciúma, que não moram no Rio, vão sentar diante da TV para torcer pelo Botafogo. O ex-zagueiro Mauro Galvão, o ex-volante Vitor e o ex-lateral-esquerdo Marquinhos vivem em outras cidades e não vão ao estádio por motivos óbvios.
Para Mazolinha, a superstição falou mais alto e ele próprio preferiu não ir ao jogo. Vivendo em Santa Bárbara do Oeste, interior de São Paulo, o ex-jogador foi ao Maracanã na primeira partida da decisão. Saiu de lá decepcionado por causa do empate em 2 a 2, que o Flamengo conseguiu quase no fim. Desta vez ele disse que verá pela TV.
O ex-técnico Valdir Espinosa, atualmente comentarista de futebol, e os volantes Luizinho e Carlos Alberto também preferiram a TV e o conforto de casa. O volante Luizinho disse que decidirá na hora se vai. A Paulinho Criciúma se juntarão os ex-jogadores Gottardo e Maurício, autor do único gol da partida que deu o título ao Botafogo em 1989.
Agência/Globo
O lateral-direito Josimar foi um dos destaques do time campeão daquele ano
A turma campeã de 20 anos atrás acredita existir algo em comum entre os times de 1989 e o atual do Botafogo. Os ex-jogadores disseram que o Flamengo daquele Carioca era superior tecnicamente e, por isso, considerado favorito. Mas eles têm outra opinião em comum também: o Botafogo entrou em campo com mais garra e levou o título.
Ex-atacante, Gustavo mora em Angra dos Reis e optou pela TV, ao lado da família. Mas o ex-goleiro Ricardo Cruz e o ex-lateral-direito Josimar, que participaram daquela campanha de 1989, talvez nem assistam à decisão. O primeiro é treinador de goleiro no Oriente Médio e o segundo está no exterior, segundo o seu irmão Norimar.
SAIBA O QUE ELES PENSAM SOBRE A DECISÃO
MAURÍCIO (atacante):
“Espero que o Botafogo seja campeão porque está ficando difícil vencer o Flamengo em decisões. Rezo todas as noites para Reinaldo se recuperar da torção no tornozelo, jogar e marcar o gol do título. A estrela dele vai brilhar. Será 1 a 0 para o Botafogo”
GOTTARDO (zagueiro):
“Será um jogo disputadíssimo, com muitas opções de gols para os dois lados. Sem Maicosuel, o craque do time, o Botafogo tem de jogar com mais motivação e utilizar isso a seu favor. Não dá para dizer quanto será o placar, mas o Botafogo vai vencer e conquistar o título”
PAULINHO CRICIÚMA (apoiador):
“Não só vou ao Maracanã como verei o Botafogo ser campeão. Acho time dependente de Maicosuel e o grupo sentirá a falta dele em campo, mas isso será apenas nos primeiros minutos de jogo. O técnico Ney Franco é um estudioso do futebol e saberá armar o time para jogar com inteligência. Ele vai acertar o posicionamento do time para anular as jogadas de ataque do Flamengo, principalmente Léo Moura e Juan, que são os mais criativos. Tecnicamente acho o Flamengo um pouco melhor do que o Botafogo, mas isso não vence jogo. Acho que Victor Simões fará o gol da vitória. Se for 1 a 0 está muito bom”
VITOR (volante):
Se o Botafogo entrar em campo com vontade de vencer, com garra, o time será campeão. Naquele time de 1989 os jogadores foram para a decisão determinados a conquistar o título. Essa foi a razão que nos fez derrotar o Flamengo no Maracanã. Se o time marcar bem o adversário ganharemos por 1 a 0. Caso contrário, perderemos por 2 a 0”
Agência/Globo
Mauro Galvão ajudou a comandar a linha defensiva do Botafogo em 89
MAURO GALVÃO (zagueiro):
Verei pela TV mesmo porque estou em Porto Alegre. Será um bom jogo porque a rivalidade de Botafogo e Flamengo está bem acentuada. Antes Vasco e Flamengo dominavam o cenário do futebol carioca, mas nos últimos três anos isso mudou. A partida será equilibrada e será decidida nos detalhes, mas acho que o Botafogo vencerá. Sem Maicosuel será mais difícil, mas temos Victor Simões. Vai dar Botafogo, mas não arriscarei o placar”
MARQUINHOS (lateral-esquerdo):
Maicosuel fará falta ao time, é verdade. Mas se o conjunto do Botafogo tiver garra esse título será nosso. Os jogadores devem entrar em campo com atenção e tentar, ao máximo, não deixar os laterais do Flamengo jogarem. Sabe de uma coisa, Emerson vai marcar o gol da vitória: estará 1 a 1 e numa subida ao ataque ele vai virar para 2 a 1”
LUIZINHO (volante): Estamos na torcida e que pôr a faixa de campeão no peito. Acho que Maicosuel poderia ser o Maurício de 1989 e marcar o gol, mas ele está machucado não vai jogar. Neste caso torço por Reinaldo, aquele que usa a camisa 7, aquela que foi de Garrincha. Tenho a certeza de que o Mané vai ajudar Reinaldo lá de cima. Ele vai se recuperar, marcará o gol e venceremos por 1 a 0, igual a 1989”
GLOBOESPORTE.COM/GLOBOESPORTE.COM
Mazolinha não vai ao Maraca. Ele foi à primeira partida da decisão e viu apenas um empate
MAZOLINHA (atacante):
Sou muito supersticioso e não vou ao Maracanã. Prefiro ver de casa mesmo, pela TV. Tenho um amigo, Serginho, botafoguense doente, que me chamou para ir ao Rio ver o jogo. Fomos na primeira partida da decisão e foi 2 a 2. Não gostei. Mas desta vez, posso afirmar, o meu sexto sentido não vai falhar: faz 20 anos que conquistamos o título de 1989 e faz 20 anos que não vencemos o Flamengo em decisões. Sonhei com o número 2 e Serpa 2 a 0 para o Botafogo. Victor Simões marcará os dois gols da vitória”
CARLOS ALBERTO SANTOS (volante):
“Como em todas as decisões, esta também será bem disputada. Haverá muito equilíbrio entre os dois times, até mais do que naquele 2 a 2 da primeira partida da decisão. Acho que Ney Franco pediu aos jogadores que estudem primeiro o Flamengo para depois atacar. Mas acho que poderemos ter uma certa vantagem porque o ataque deles não tem marcado gols e continuará sem marcar. Até acho que haja alguma semelhança entre os times de 1989 e o deste ano. O Flamengo era favorito 20 anos atrás e continua sendo. Isso servirá de motivação para o Botafogo”
GUSTAVO (atacante):
“O time não terá Maicosuel, mas acredito muito no conjunto do Botafogo, que já deu demonstrações de que poderá ser campeão carioca. Ney Franco é um técnico moderno e saberá o que fazer com o time. Arrisco a dizer que ele vai pôr Leandro Guerreiro na cobertura dos laterais do Botafogo e liberá-los para que joguem nas costas de Léo Moura e de Juan. Se o time for a campo com vontade vai vencer por 2 a 0”
Agência/Globo
Então técnico do Botafogo, Espinosa diz haver alguma semelhança entre os dois momentos
VALDIR ESPINOSA (técnico):
“Tenho muito carinho e respeito pelo Flamengo, mas vai dar Botafogo. Dizem por aí que o Flamengo é o favorito por ter um time superior ao do Botafogo. Isso me faz lembrar 1989 porque o Flamengo era infinitamente superior tecnicamente a nós. Eles tinham Zico. Nós, não. Mas nunca vi um time entrar em campo com tanta garra e disposição como aquele que comandei. Conquistamos o título porque houve entrega e esforço dos jogadores. Se o time for corajoso será campeão. O Botafogo vai vencer, mas não sei de quanto”