Total de visualizações de página

A hora h


Inspetores do COI realizam vistoria nas principais instalações esportivas da cidade
Rogério Daflon, Claudio Nogueira e CBN


RIO - Os inspetores do Comitê Olímpico Internacional (COI), que realizam uma vistoria nas instalalações esportivas do Rio ao longo desta sexta-feira, fizeram um passeio de metrô no fim do dia. Em vagões exclusivos, a comissão entrou na estação Glória e saltou em Cantagalo. De lá, os membros do COI seguem de ônibus para o complexo esportivo de Deodoro.


Antes do metrô, os inspetores estiveram no Maracanã, acompanhados por Pelé. O estádio seria o palco das cerimônias de abertura e encerramento e da final do futebol nas Olimpíadas, caso o Rio conquiste o direito de sediar os Jogos, na eleição do dia 2 de outubro.

Os membros do COI almoçaram no Estádio João Havelange. No Engenhão, o prefeito Eduardo Paes brincou com a presidente da comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, medalhista olímpica no atletismo, convidando-a para disputar uma corrida na pista do estádio. Paes largou na frente, mas Nawal, lembrando seus bons tempos no atletismo, ultrapassou o prefeito e venceu a corrida.

Embora não estivesse previsto, a comissão de avaliação pediu para conhecer melhor o Estádio de Remo da Lagoa, onde haveria as provas olímpicas de canoagem de velocidade. Segundo o diretor de marketing do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos fortes da candidatura carioca, pois - diferentemente do que ocorreu em Pequim, em 2008 - as competições aconteceriam no coração da cidade.

O roteiro da inspeção começou às 8h desta sexta-feira. Os inspetores estiveram no Forte de Copacabana, onde assistiram a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O COI também esteve no Autódromo Nelson Piquet, na Arena Multiuso e no Parque Aquático Maria Lenk.

No trajeto do ônibus oficial do COI, cerca de mil pessoas foram vistas de mão dadas ao longo da Avenida Abelardo Bueno, na Barra, vestindo roupas brancas com o símbolo da candidatura carioca.