Total de visualizações de página

Botafogo está invicto no Brasileirão após nascimento de novo 'mascote'

Filhote de cachorrinho que nasceu com estrela solitária faz sucesso em João Pessoa. Dono lamenta falta de projeto de marketing do Glorioso

 

Por Renata Vasconcellos João Pessoa

Quase todo botafoguense lembra de Perivaldo. Não o contestado lateral-direito das décadas de 1970 e 1980, mas do cachorrinho que tem “tatuado” no pelo uma estrela solitária e fez sucesso no Rio de Janeiro, entrando em campo junto com o time em algumas partidas do clube em 2008. Na época, o Botafogo prometeu realizar todo um projeto de marketing em torno do “mascote” que levava o escudo do clube no corpo, mas esse nunca saiu do papel.

Agora, Perivaldo volta à cena: aos seis anos, ele é pai do recém-nascido Biriba, que já virou xodó em João Pessoa (sua cidade natal) por ter a mesma marca de nascença do pai, e que vem dando muita sorte para o clube carioca. Desde que ele nasceu no último dia 12, o clube está invicto no Brasileirão, com um empate e três vitórias.

Perivaldo e Biriba, cachorrinhos botafoguenses (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb) 
 
Perivaldo e Biriba: cachorrinhos que nasceram com o escuto no Botafogo no 'peito'
(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)
 
E se até agora pai e filho não receberam tanta atenção do clube carioca, ambos já são a principal atração da Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa, que se reúne toda semana na capital paraibana para assistir aos jogos do clube carioca.

Aldo com o novo herdeiro de Perivaldo, Biriba (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb) 
Aldo Sousa com Biriba, 'herdeiro' de Perivaldo
(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)
 
Perivaldo, inclusive, chegou a ir ao Rio de Janeiro em 2008 para "assistir" aos jogos do Glorioso, a convite de Marcelo Rotenberg, filho do ex-dirigente alvinegro Ricardo Rotenberg. Lá, o cachorro deu volta olímpica, foi ovacionado pela torcida e definido como o mais novo mascote do clube. Para completar, um prometido projeto de marketing deu esperanças ao dono do cachorrinho, o também botafoguense Aldo Sousa de Araújo, que resolveu deixar o seu “mascote” com familiares no Rio de Janeiro.

- Deram todas as garantias de que iam fazer alguma ação de marketing com Perivaldo. Ele até ficou por um ano morando no Rio de Janeiro aguardando um contato do Botafogo. Mas como nada acontecia, resolvemos trazê-lo de volta. No ano passado, entrei em contato com Marcelo Guimarães, atual diretor de marketing, e ele disse que não se interessava e que essa marca dele era só uma coincidência qualquer – disse, decepcionado.

Eu até procurei um veterinário, especialista em DNA animal, e ele disse que a chance de um filhote nascer com a mesma marca do pai é bastante difícil"
Aldo Sousa, 'avô' de Biriba
Com o nascimento do mais novo herdeiro de Perivaldo, Aldo resolveu sem pretensões homenagear um antigo mascote do time na década de 1940 e colocou o nome do filhote de Biriba. O que Aldo não sabia, num primeiro momento, é que o novo cachorrinho também tinha a mesma marca.

- Eu até procurei um veterinário, especialista em DNA animal, e ele disse que a chance de um filhote nascer com a mesma marca do pai é bastante difícil. Que isso só acontece uma vez em um milhão. É realmente um cachorro de sorte – afirmou aos risos, se dizendo orgulhoso de ser dono de um cachorro com a marca de seu clube do coração.

ricão, biriba, perivaldo e aldo botafogo (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb) 
Ricão e Aldo ao lado dos dois orgulhos da torcida
do Botafogo em João Pessoa: Perivaldo e Biriba
(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)
 
 
Superstição ou não, o fato é que Biriba vem dando sorte ao Glorioso. Antes dele nascer, o time estava há seis jogos sem vencer e ocupava a 8ª colocação. O técnico Oswaldo de Oliveira, inclusive, chegou a ser bastante pressionado no cargo e foi alvo constante da torcida. Mas com o nascimento do "mascote-herdeiro", o time está há quatro jogos sem perder e pulou para a 5ª posição e ainda briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2013.

O reconhecimento pela diretoria alvinegra pode não ter sido o merecido, mas na sede da Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa, os dois “fenômenos” já têm atenção garantida. Segundo o presidente da torcida, Ricardo Jorge Castro, o Ricão, quando eles chegam no ambiente, até o jogo fica em segundo plano.

- É incrível! Não dá para acreditar que agora tenha nascido outro com a mesma estrela. Aqui, com certeza, ele já é o mascote oficial do Botafogo – garantiu.

Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa com Perivaldo e Biriba (Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb) 
 
Torcida Organizada do Botafogo em João Pessoa com Perivaldo e Biriba: principal xodó nas horas de jogo
(Foto: Renata Vasconcellos / Globoesporte.com/pb)