Total de visualizações de página

Soberano no Japão, Oswaldo revive perdida emoção de final doméstica

Técnico não sente sabor de título no país há dez anos, com o São Paulo. Desde então, seis clubes sem sucesso: 'É gostoso na China, na Lua...'

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

oswaldo oliveira botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF) 
Oswaldo agora comanda a estrela solitária e busca
o 14º título no Brasil (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
Na carreira de Oswaldo de Oliveira, a conta fecha em um por título por cada um dos 13 anos que trabalhou como treinador. Muitos deles, no entanto, foram bem próximos e a maioria conquistados no Japão, onde treinou o Kashima Antles. No Brasil, já são dez temporadas sem poder gritar "é campeão", algo que pode mudar neste domingo, contra o Vasco, às 16h, no Engenhão. A estatística até fugiu na hora de relembrar as passagens sem tanto brilho por Flu, Fla, Vitória, Santos e Cruzeiro - além da segunda pelo Corinthians. O supercampeonato paulista pelo São Paulo, em 2002, foi a última parada vitoriosa.

O clima que envolve a decisão agrada o competitivo Oswaldo. Segundo ele, apesar de nem sempre ser o modo justo, é a única forma de ver o trabalho realmente realizado no futebol.

- Eu gosto muito desse momento, minha vida inteira foi feita dele. A possibilidade da vitória estimula muito, ainda mais assim. Convivo bem com isso. Aqui faz tempo, mas lá no Japão acho que são uns 12 títulos (risos). É bom na China, na Lua, em qualquer lugar poder participar de um evento com tanta celebração. É o sal da terra - afirmou o técnico, empolgado, exagerando de propósito no número de taças no Oriente, que foram sete - entre os quais três Ligas: 2007, 2008 e 2009.

Questionado a respeito do ritual pré-final no futebol japonês, revela que é parecido com o do Brasil.

Oswaldo de Oliveira comemoração (Foto: Divulgação) 
 
Oswaldo de Oliveira comemora efusivamente um dos títulos pelo Kashima (Foto: Divulgação)
 
 
- Não era muito diferente, não. Eles valorizam muito a conclusão, o título, o momento final. É bacana, se mobilizam ao modo deles, mas preparam a festa com requintes. É muito legal de se participar - ressalta, com um sorriso nostálgico.

O Botafogo, no entanto, tem tentado controlar a ansiedade, até porque sabe que a Taça Rio representa apenas o carimbo no passaporte para decidir o título estadual com o Fluminense, nos dois domingos seguintes, que já está classificado por ter vendido a Taça Guanabara.

Confira a coleção de títulos de Oswaldo de Oliveira:

1999
Campeonato Paulista (Corinthians)
Campeonato Brasileiro (Corinthians)

2000
Mundial de Clubes da Fifa (Corinthians)
*Campeonato Brasileiro (Vasco)
*Copa Mercosul (Vasco)

2002
Supercampeonato Paulista (São Paulo)

2007
Campeonato Japonês (Kashima)

2008
Campeonato Japonês (Kashima)
Copa do Imperador (Kashima)

2009
Campeonato Japonês (Kashima)
Supercopa Japonesa (Kashima)

2010
Supercopa Japonesa (Kashima)

2011
Copa da Liga Japonesa (Kashima)

* Deixou o comando do Vasco antes da semifinal do Brasileiro e antes da final da Mercosul.