Total de visualizações de página

Botafogo diz que Engenhão é plano B para C. das Confederações. COL nega

Presidente do clube revela que Ricardo Teixeira confirmou credenciamento do estádio no ano passado, mas não que não há documento comprovando

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Mauricio Assunção (Foto: Andre Casado / Globoesporte.com) 
Assumpção, em concorrida entrevista nesta
sexta (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Com os rumores de que o Maracanã poderia ficar fora da Copa das Confederações por conta do atraso no cronograma de obras, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, revelou uma conversa informal que teve com o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014 (COL), Ricardo Teixeira, sobre o aproveitamento do Engenhão na competição de 2013 em caso de problemas com o "Maior do Mundo".

- Ricardo Teixeira me disse que foi a Fifa que credenciou o Engenhão como plano B para a Copa das Confederações, mas não tenho nenhum documento comprovando isso. O Engenhão tem plenas condições de abrigar a competição. É uma retaguarda do Rio para a eventual retirada do Maracanã - afirmou Assumpção.

No entanto, o COL negou a informação em contato com o GLOBOESPORTE.COM. O órgão e a Fifa já descartaram a possibilidade de usar um estádio que não esteja incluído na Copa do Mundo de 2014 no torneio, que acontecerá no ano anterior. Até o momento, Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte estão confirmadas. Salvador também deve ser anunciada como sede.

Apesar de ter feito a revelação, Assumpção informou que não tem mantido contato com ninguém a respeito e crê que o Maracanã não deverá ter problemas para cumprir o cronograma de obras.

Festival show engenhão estádio (Foto: André Casado / Globoesporte.com) 
 
Engenhão tem capacidade para 40 mil pessoas e vem recebendo eventos (Foto: André Casado / GE.COM)
 
- O pessoal da Fifa e do COI (Comitê Olímpico Internacional) sempre aparecem aqui. Já disseram que o estádio está pronto hoje para receber as Olimpíadas, por exemplo. Eles vão ver os serviços de segurança interna e externa e logística para usar de modelo ao que será aplicado na Copa. Mas não acredito que o Maracanã não ficará pronto para a Copa das Confederações. As greves aconteceram e outras coisa podem complicar, mas o estado tem o município como retaguarada. Para uma eventualidade, estamos prontos - reforçou o dirigente.

As dúvidas da Fifa sobre o Maracanã se iniciaram com o problema vivido pela Delta Construções, que pertence ao consórcio que toca as obras. A entidade passou a ter receio em relação ao cumprimento do cronograma das reformas do estádio. Atualmente, o "Maior do Mundo" está com 45% das reformas concluídas. A previsão é que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013.