Total de visualizações de página

'Prazer diferente': Botafogo controla ansiedade por primeira taça em casa

Clube ainda não conseguiu conquistar título - nem fazer final - no Engenhão, que se transformou no principal palco do futebol carioca a partir de 2010

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Desde 2010, quando o Maracanã foi fechado, o Engenhão se transformou no principal palco do futebol carioca. No entanto, o dono do estádio ainda não teve a chance de dar a volta olímpica em sua própria casa. Pior do que isso. Viu os rivais Fluminense (no Brasileiro de 2010) e Flamengo (Carioca de 2011) fazerem a festa nas últimas temporadas.

Domingo, o Botafogo finalmente tem a chance de disputar a sua primeira final no Engenhão. Contra o Vasco, às 16h (de Brasília), o time tem esse ingrediente a mais de motivação num grupo que conta com jogadores identificados com o clube.

Oswaldo de Oliveira treino botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agencia O Globo) 
 
Oswaldo de Oliveira comanda o treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
- Não podemos ficar tão ansiosos assim. Estamos treinando para enfrentar um time forte e isso às vezes atrapalha. A gente sabe o que significa essa primeira final aqui na nossa casa, mas teremos um adversário difícil pela frente - disse o zagueiro Antônio Carlos, que chegou ao clube em 2010 e foi campeão estadual decidindo no "Maior do Mundo".
 
Desde 2009 à frente do Botafogo, o presidente Maurício Assumpção lembra as taças que comemorou no Maracanã para minimizar o fato de decidir um título pela primeira vez no Engenhão. No entanto, não consegue esconder a ansiedade pelo confronto com o Vasco.

- A primeira taça que levantei foi no Maracanã. Aliás, foram quatro taças no Maracanã: duas vezes a Taça Guanabara, uma Taça Rio e o Carioca de 2010. É óbvio no nosso estádio há um prazer e significado diferente, mas isso não entra em campo. Precisamos ter determinação e o entendimento de que é importante vencer o Vasco para se qualificar a uma final contra o Fluminense - disse Maurício.

O técnico Oswaldo de Oliveira prefere um discurso mais ameno ao tratar da primeira chance de levantar uma taça no Engenhão. Ao exaltar a invencibilidade de 21 jogos no ano, ele lembra que vários fatores estarão presentes, mas muitos deles não influenciam diretamente na decisão.

- É uma coisa a mais, uma motivação, mas todos estão muito concentrados. Não é por causa da história, tradição ou superstição. São elementos na órbita que não entram no núcleo - comentou o treinador. - Nossa campanha precisa ser encerrada com chave de ouro. Ela não pode ser comparada a outras gloriosas, mas estamos muito afim de ganhar.