Total de visualizações de página

Oswaldo aposta em força do discurso e exemplos vencedores para motivar

Sem costume de criar algo diferente no vestiário, técnico diz que títulos históricos são usados e elogia a concentração do elenco nesta semana

Por André Casado Rio de Janeiro

Perto da hora de uma decisão, há treinadores que apelam para recortes de jornais e até vídeos de familiares com o intuito de motivar ainda mais os jogadores. Oswaldo de Oliveira, no entanto, tem o dom da palavra e se aproveita disso. Técnico do Botafogo há quatro meses, enfrenta sua primeira decisão e prepara um discurso inflamado, o qual já vem distribuindo nas reuniões matinais ao longo da semana do clássico contra o Vasco, e baseia suas apostas em exemplos vencedores.

O que costuma usar em sua preleção é segredo. Mas todos à sua volta não escondem que um dos pontos fortes do comandante é o fator psicológico. Tanto para erguer quem está por baixo como para reforçar sua crença no time e em seus destaques. Prova disso foi a recuperação do lateral Márcio Azevedo, a certeza na manutenção de Andrezinho e no jogo de cintura com Loco Abreu, que saiu de cena em alguns momentos em decisão praticamente conjunta.

Oswaldo de Oliveira Btafogo x Friburguense (Foto: Fernando Soutello / AGIF)Oswaldo de Oliveira reforça o lado psiológico com seu discurso (Foto: Fernando Soutello / AGIF)
 
- Estamos confiantes e crescendo, sempre ressalto isso. Não há motivo para duvidar. Vou reviver com eles esses momentos até chegarem aqui para que não se esqueçam durante a partida. Senti o grupo com uma concentração extraordinária nesta semana, participando de tudo o que fizemos com atenção e vontade. Isso aumenta a possibilidade de fazermos um grande jogo - disse.

Oswaldo prioriza o descanso na concentração, especialmente no caso de uma final. Não é linha dura em relação aos hábitos de cada jogador, porém. Abre espaço para opiniões e costuma manter o estilo ponderado. Questionado a respeito do título carioca invicto de 1989 do clube, não descartou o feito como um bom exemplo para citar aos pupilos que é possível passar ileso pela competição.

- Todo exemplo vitorioso é sempre bem-vindo. Uso, sim, esse e outros momentos grandiosos do Botafogo. Essa instituição é feita disso. É um momento decisivo, mexe com as pessoas. Estar melhor de cabeça pode desestabilizar o adversário, potencializa a nossa motivação. Mas temos de saber lidar com isso, fazer o jogador entrar em campo altamente motivado tem seus cuidados - apontou o treinador, referindo-se ao exagero de garra numa jogada que pode gerar uma expulsão.

E, neste domingo, às 16h (de Brasília), todo cuidado é pouco, alerta o alvinegro.

- Sinto que o Cristóvão tem o inteiro domínio sobre a equipe dele.