Após três semanas afastado para recuperar a forma, Loco Abreu está de volta ao time
Fábio Juppa
RIO - A volta de Loco Abreu ao time do Botafogo, neste domingo, às 16h, contra o Friburguense, no Engenhão, está cercada de expectativas. Em sua 99 partida pelo clube, o torcedor vai festejá-lo, mas quer se certificar de que o ídolo está pronto para reassumir o posto de titular absoluto do ataque alvinegro. Na última vez que esteve em campo, na dramática classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, contra o Treze-PB, Loco desperdiçou sua cobrança na decisão por pênaltis. Depois, afastou-se para recuperar a forma física.
Aquele pênalti foi o quarto perdido nos últimos cinco que cobrou. Desde então, passaram-se quase três semanas e quatro jogos. Herrera, amigo pessoal e substituto, não foi bem. Ficou quatro partidas sem balançar as redes, até marcar o gol da vitória de virada sobre o Guarani, no meio de semana, pela Copa do Brasil. Graças ao bom início de temporada, ele ainda é o artilheiro do time em 2012, com nove gols. Loco tem seis.
Durante o período em que se dedicou ao trabalho especial de recondicionamento físico, o uruguaio pareceu desanimado. Pessoas próximas revelaram que teria ficado magoado com os comentários de que dificilmente recuperaria a forma. Durante a semana, porém, ele mostrou que ao menos o ânimo ele recobrou. Nos últimos dias, não escondeu o bom humor. Contra o Boavista, na última rodada da Taça Rio, o jogador espera completar 100 jogos com a camisa alvinegra, mas, como supersticioso que é, só pretende comemorar quando alcançar os 113 jogos. O 13 é o número de sorte de Zagallo, que o entregou a camisa 13 ao ser contratado.
A entrada de Loco na vaga de Herrera deve ser a única alteração no time que enfrentou o Guarani. Apesar de invicto na temporada, o Botafogo ainda é vítima de desconfiança da própria torcida pelo alto número de empates — oito, além de nove vitórias em 17 jogos. Por isso, além da volta triunfal de Loco, existe também a expectativa por uma grande atuação do time.
— Em alguns jogos, erramos muito e empates foram tidos como derrotas. Mas o grupo é bom e estamos acertando — avaliou o volante Renato.
Botafogo x Friburguense
Local: Engenhão
Árbitro: Eduardo C. Guimarães
Transmissão: Redes Globo, Bandeirantes e Rádio Globo e CBN
Botafogo: Jéfferson, Lucas (Lucas Zen), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato; Andrezinho, Elkeson e Fellype Gabriel; Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Friburguense: Marcos, Sérgio Gomes, Cadão, Evair e Flavinho; Zé Victor, Marcelo, Lucas e Jorge Luiz; Rômulo e Ricardinho. Técnico: Gerson Andreotti.