Total de visualizações de página

Amor de Maicosuel pelo Botafogo começou com briga no primeiro dia

Discussão entre jogador e vice de futebol alvinegro, hoje seu padrinho de casamento, perturbou ambiente em General Severiano

Por Gustavo Rotstein
Direto de Cosmópolis, SP


Maicosuel mostra a camisa 7 que usará a partir de
agosto (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Ao abrir mão de uma carreira promissora e de melhores salários na Europa, Maicosuel deixou claro o seu amor pelo Botafogo. Mas a relação de extremo carinho do jogador com o clube começou com uma áspera discussão no primeiro dia de treinamentos em General Severiano. E a rixa do jogador foi com o vice de futebol André Silva, que no dia 29 de maio foi padrinho de seu casamento.

No dia da reapresentação do elenco do Botafogo, em janeiro de 2009, André Silva ouviu, dentro do vestiário, um dos jogadores cantar o funk comemorativo aos cem anos do Flamengo (“Vai, Flamengo/ balança a rede do adversário/ Vai, Flamengo / comemorando seu primeiro centenário”). Naquele momento, o dirigente não conseguiu identificar quem era o cantor, mas, ao perguntar a outras pessoas, foi levado a acreditar que era Maicosuel.

Ao ser confrontado por André numa conversa particular, o meia negou que tenha cantado a música. Disse apenas que, ao lado do zagueiro Wellington, entoara uma canção de axé music, que nada tinha a ver com o Flamengo.

À noite, num jantar em General Severiano que reuniu 50 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e diretoria, André Silva fez um discurso. O vice de futebol, que assumira o cargo havia poucos dias, deixou claro que não abriria mão da disciplina. E, por isso, jamais admitiria que qualquer pessoa cantasse uma música que fizesse menção ao maior rival do Botafogo. Foi então que Maicosuel se levantou de sua cadeira:

- Você é mentiroso! Eu já disse que não cantei nada! - respondeu o jogador, entre outras frases incisivas.

O clima pesado se instaurou no que seria um jantar de confraternização. André Silva retrucou:

- Maicosuel, eu não admito que você fale assim comigo. De todas as pessoas que estão aqui, eu sou a única não-remunerada. Se estou aqui numa segunda-feira à noite abrindo mão do meu trabalho, é porque amo meu clube e acredito em vocês. Por isso, você pode até dizer que estou enganado, mas nunca que estou mentindo.

O jogador, então, desculpou-se pelas palavras, e o técnico Ney Franco decidiu interromper a discussão, pedindo que ela fosse finalizada em outra oportunidade, já que o momento era de confraternização.

Com o passar do tempo, André e Maicosuel restabeleceram o contato, colocaram a situação em pratos limpos e iniciaram uma forte amizade. Foi o vice de futebol um dos principais responsáveis por convencer a família do jogador a retornar ao Brasil, já que alguns eram favoráveis à permanência do meia na Europa. O dirigente lembrou que o momento mais feliz de todos foi durante a passagem do hoje camisa 7 por General Severiano.

No fim do ano passado, André Silva telefonou para Maicosuel na Alemanha. Ele finalmente descobrira qual era o jogador que havia cantado a música em homenagem ao Flamengo. Felizmente para o dirigente e para o “contraventor”, ele havia deixado o clube. Nesta quinta, finalmente o retorno de Maicosuel foi confirmado.