Em situações difíceis na temporada, equipes esperam que vitória e classificação na Sul-Americana estimule reação no Brasileiro
Clícia Oliveira, Gustavo Rotstein e Raphael Andriolo
Rio de Janeiro
Lucio Flavio e Paulo Baier duelam no Engenhão O início de uma reação na temporada. Com este objetivo em mente Botafogo e Atlético-PR se enfrentam no Engenhão, nesta quarta-feira, às 21h50m, na briga por uma vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.A Rede Globo e o SporTV transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h50m (de Brasília).
No primeiro jogo, na Arena da Baixada, em Curitiba, houve empate em 0 a 0. Por isso, a equipe que vencer por qualquer placar avança às oitavas de final para enfrentar o Emelec, do Equador. Se o resultado do jogo de ida se repetir, a decisão será nos pênaltis, e empate com gols significará a classificação do time rubro-negro.
As duas equipes vivem situações complicadas no Campeonato Brasileiro e, por isso, a Sul-Americana tem dupla função. Ao mesmo tempo em que é a chance de uma alegria no meio de um período de turbulência, pode ser o estímulo ideal para a sequência na competição nacional. O Atlético-PR ocupa o 14º lugar no Brasileirão, mas está a quatro pontos da zona de rebaixamento. O Alvinegro começa a viver um drama, pois não vence há 45 dias e está na 18º posição na tabela.
Botafogo luta contra jejum
Em jejum de dez jogos na temporada e cinco no Engenhão, o Alvinegro precisa de uma vitória, não importa o placar ou a competição. Por isso, Estevam Soares mandará a campo a sua equipe titular. Um triunfo seria responsável por tirar um grande peso das costas da equipe de General Severiano. Isso porque, além da classificação para a próxima fase da Sul-Americana, seria o primeiro de Estevam Soares após nove partidas.
- Pior do que está não vai ficar. Agora, a tendência é só melhorar. Precisamos de uma vitória, pois a pressão está aumentando, e a classificação na Copa Sul-Americana nos daria ânimo enorme. Esse jejum é muito grande para um time como o Botafogo. Mas, se baixarmos a cabeça, as coisas se complicam ainda mais - alertou o atacante Reinaldo.
Por isso, Estevam Soares decidiu não repetir a estratégia do jogo de ida, e agora optou por escalar a equipe titular. O único desfalque será o goleiro Jefferson, que não foi inscrito na primeira fase e será substituído por Castillo. O treinador, aliás, não quis divulgar a escalação, mas o zagueiro Wellington deve retornar ao time, no lugar de Fahel.
- Mais importante do que passar de fase será conquistar uma vitória. Ela nos daria confiança e acalmaria o time. Além disso, seria um prêmio para um grupo que vem se dedicando muito - destacou o treinador.
Furacão calibra a pontaria
Desde segunda-feira no Rio de Janeiro, o elenco do Atlético-PR fez um treino leve na tarde desta terça-feira, na Rua Bariri, campo do Olaria. O técnico Antônio Lopes dividiu os jogadores em dois grupos: os defensores treinaram marcação e os meio-campistas e atacantes finalizações. No fim da atividade, os rubro-negros trabalharam a pontaria em cobranças de pênalti, já que um 0 a 0 no Maracanã leva a decisão para os tiros diretos. O treinador manteve o mistério e preferiu não divulgar a equipe que entra em campo nesta quarta-feira.
No entanto, Lopes deixou claro que o Atlético não tem outra alternativa, a não ser atuar de forma ofensiva, já que precisa marcar se quiser garantir a classificação sem depender das cobranças de pênalti.
- A estratégia é buscar o gol incessantemente. Para ganharmos, temos que ser agressivos, mas sempre tendo as precauções defensivas. O objetivo é ter o equilíbrio. Quando tivermos a posse de bola, temos que atacar.
BOTAFOGO
ATLÉTICO-PR
Castillo, Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Jônatas, Lucio Flavio e Eduardo; Reinaldo e André Lima. Galatto, Nei, Rhodolfo e Chico; Wesley, Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Marcinho e Alex Mineiro.
Técnico: Estevam Soares.
Técnico: Antônio Lopes.
Estádio: Engenhão.
Data: 16/09/2009.
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP).
Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa/SP) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC).
Transmissão: A Rede Globo e o SporTV exibem a partida ao vivo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h20m (de Brasília).