Total de visualizações de página

Glorioso, está na hora de acordar!

Campanha atual no Campeonato Brasileiro é a pior do Botafogo desde 2004

Thaigo Viana


Cabisbaixo, Ney Franco sabe das carências do elenco alvinegro e espera reforços


Rio de Janeiro - Com o início do Campeonato Brasileiro, o técnico Ney Franco esperava que o Botafogo, nas primeiras rodadas, conseguisse resultados que o deixasse entre os melhores colocados. No entanto, após três confrontos, o Alvinegro conquistou apenas dois pontos em nove disputados. Para não gerar uma crise, é bom que os jogadores, de uma vez por todas, acabem com o jejum de vitórias que já dura seis partidas. O campeonato é longo, mas passou da hora de a Estrela Gloriosa começar a brilhar.

Se comparado aos últimos anos, este começo de Nacional está angustiante para o Fogão. Na estreia, no 1 a 1 contra o Santo André, o Botafogo só conseguiu mostrar bom futebol na primeira etapa. Diante do Corinthians, no 0 a 0 pela segunda rodada, a equipe tanto poderia ter vencido como sofrido goleada. Já na derrota, por 2 a 0, para o Grêmio, nem parecia estar disputando um jogo de Série A.

No ano passado, nas três primeiras rodadas, o time conquistou quatro pontos. Pela ordem, vitória por 2 a 0 contra o Sport, no Engenhão; derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão; empate em 1 a 1 com o Vasco, no Engenhão. Já em 2007, o Botafogo conseguiu sete. Foram vitórias contra o Internacional, 3 a 2 no Beira-Rio; e 2 a 1 no Atlético-MG; além do empate por 2 a 2 contra o Flamengo, estas duas no Maracanã.

Em 2006, primeiro veio uma vitória contra o Fortaleza, 1 a 0 no Maracanã; depois um empate sem gols diante do Paraná, no Pinheirão; e uma goleada sofrida para o Atlético-PR, por 4 a 0, no Maracanã.

No ano anterior, o Glorioso esteve 100%. As vítimas foram Internacional, Corinthians e Vasco, respectivamente em vitórias por 2 a 0 no Beira-Rio, 3 a 1 no Luso-Brasileiro e 1 a 0 em São Januário.

Campanha desastrosa

Na temporada 2004, o início do Botafogo no Brasileiro foi pior que o atual. O Glorioso conseguiu apenas um ponto em três rodadas. Após derrotas para o Goiás, 4 a 1 no Caio Martins, e 2 a 0 contra o Santos, na Vila Belmiro, o time empatou com o Atlético-MG por 2 a 2, também em Niterói. Na ocasião, entre 24 equipes, o Fogão foi apenas o 20º colocado, com 51 pontos, um acima do rebaixamento.