Ainda sonhando com liderança do grupo, Botafogo enfrenta o Friburguense
Alvinegro precisa vencer nesta quinta-feira para jogar contra o Flamengo tendo chances de terminar a fase de classificação da Taça GB em primeiro
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O Botafogo nem precisou entrar em campo para garantir a classificação para a semifinal da Taça Guanabara, depois que o Macaé perdeu por 4 a 2 para o Mesquita, nesta quarta-feira. Por isso, a partida contra o Friburguense, nesta quinta, poderia ser encarada como um simples amistoso. Mas não será nada disso.
O pensamento do Alvinegro é entrar em campo como numa decisão, para manter viva a esperança de terminar a fase de classificação do primeiro turno como líder do Grupo B. O Premiere Esportes transmite o confronto ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 21h30m.
A equipe chega à sexta rodada da fase de classificação com 12 pontos ganhos, e somente a vitória sobre o Friburguense mantém o Botafogo com chances de buscar a liderança. Para isso, precisaria vencer o Flamengo, no próximo domingo, e, em caso de igualdade de pontos, levar vantagem no saldo de gols.
Assim, mais do que o triunfo em Nova Friburgo nesta quinta-feira, é importante que o Alvinegro construa um bom placar. Por isso, Ney Franco confirma que utilizará o que tem de melhor para enfrentar o Friburguense.
O Botafogo não poderá contar com Juninho, machucado, e Victor Simões, que está suspenso. O zagueiro Wellington e o meia Lucas Silva serão os substitutos, respectivamente.
Alexandre Cassiano/O Globo
Sem marcar há dois jogos, Reinaldo busca desencantar na ausência de Victor Simões
Sem o artilheiro do Campeonato Carioca em campo, caberá a Reinaldo a missão de marcar os gols que o Botafogo precisa para continuar sonhando com a liderança de seu grupo. O atacante, que não balança a rede há duas partidas, reconhece que a equipe terá uma tarefa complicada, mas garante dedicação total para vencer.
- Temos consciência de que será uma pedreira, mas vamos entrar para rachar. Será uma decisão para o Botafogo, e a dificuldade será ainda maior porque o Friburguense não tem mais nada a almejar no primeiro turno. Por isso, vai entrar mais solto e sem responsabilidade - analisou Reinaldo.
Mas a preocupação não se restringe ao jejum de gols de Reinaldo. Ney Franco prevê que, por causa do campo de dimensões reduzidas, a partida poderá ser decidida nas jogadas de bola parada, principalmente pelo alto. Pensando assim, o treinador enfatizou este trabalho durante a semana, procurando corrigir erros que surgiram em outras partidas.
- Não podemos ter um momento de desatenção, como aconteceu na derrota para o Volta Redonda, quando a defesa errou feio numa cobrança de falta e levamos o gol.
É preciso trabalhar o posicionamento para eliminar essa jogada, que é um ponto forte do Friburguense - explicou.
No time serrano, a única dúvida está na zaga. Cadão será desfalque, e o técnico Cleimar Rocha não confirma quem será seu substituto. A disputa está entre Emerson e Lucas. O Friburguense ocupa a quinta posição do Grupo B, com cinco pontos.
Ficha do jogo:
FRIBURGUENSE
BOTAFOGO
Adriano, Sérgio Gomes, Emerson (Lucas), Wallace e Crispin (Gilson); Cássio, Elan, Alex e Victor Hugo; Hércules e Ziquinha (Thiago Santos).
Renan, Emerson, Leandro Guerreiro e Wellington; Alessandro, Fahel, Léo Silva e Maicosuel; Lucas Silva e Reinaldo.
Técnico: Cleimar Rocha.
Técnico: Ney Franco.
Estádio: Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RJ).
Data: 12/02/2009.
Árbitro: Eduardo José Araújo. Auxiliares:
Marco Aurélio Pessanha e Cláudio Batista Ribeiro.
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h30m (de Brasília).