Total de visualizações de página

Cartão laranja é descartado pela Fifa



International Board veta expulsão temporária, mas aprova ideia de mais auxiliares nas partidas de futebol. Treinadores podem ficar na área técnica


GLOBOESPORTE.COM Newcastle, Irlanda do Norte

Cartão laranja seria usado para expulsar atleta por alguns minutos: ideia vetada


Tema mais polêmico da reunião da International Board (IFAB) neste sábado, na Irlanda do Norte, o cartão laranja foi vetado pelo comitê da Fifa. Assim, o futebol não terá a possibilidade de expulsão por apenas alguns minutos, como em esportes como o rúgbi.


A principal mudança autorizada pela IFAB foi a autorização de usar mais auxiliares nas partidas, após a experiência ter sido considerada positiva nas últimas eliminatórias da Eurocopa Sub-19, em outubro e novembro de 2008. O comitê da Fifa permitiu que os testes sejam feitos agora em ligas profissionais. A regra do impedimento também mudará.


A partir de agora, se um jogador deixar o campo sem autorização do juiz, ele será considerado como se estivesse na linha do seu gol, podendo dar condição legal de jogo ao atacante, até que o jogo seja parado. Sobre a permanência de treinadores na área técnica, a IFAB afirmou que os profissionais poderão ficar no local à beira do gramado sem precisar retornar ao banco se tiverem comportamento “responsável”.


O comitê, que conta com quatro representantes da Fifa e um de cada federação britânica (Inglesa, Escocesa, Irlandesa e Galesa), vetou ainda a ideia de aumentar o tempo de intervalo e decidiu que a proposta sobre o aumento do número de substituições na prorrogação seja discutida pela própria Fifa depois.

O que é a International Board

A International Board é a entidade que cuida das regras do futebol e suas mudanças. É formada por quatro integrantes da Fifa e um de cada uma das federações britânicas: Inglesa, Escocesa, Irlandesa e Galesa. Para que uma mudança seja aprovada, a proposta deve ter os quatro votos da Fifa, mais dois dos outros quatro integrantes.

A reunião inaugural da International Board foi realizada em 1886, 18 anos antes da fundação da Fifa. A cada ano, são realizados dois encontros. O primeiro, entre fevereiro e março, discute as regras do futebol. O segundo, entre setembro e outubro, trata apenas de questões internas.
Algumas mudanças nas regras nos últimos 20 anos:

1979: o árbitro tem de erguer o braço para indicar que a cobrança de falta é indireta.
1982: é instituída a punição por sobrepasso do goleiro. 1986: o cobrador do pênalti precisa ser identificado.
1988: as traves devem ser brancas. 1990: fim do impedimento em cobrança de lateral e para o caso de um jogador na mesma linha do atacante (desde que haja outro adversário à frente).
1992: é proibido o goleiro pegar uma bola recuada por um jogador do mesmo time.
1994: é permitida uma terceira substituição, desde que o jogador a entrar seja o goleiro reserva.
1995: passam a valer três substituições, seja o goleiro reserva ou não.
1997: o goleiro pode se movimentar para os lados no momento do pênalti. 2000: o goleiro só pode segurar a bola por seis segundos.
2002: a publicidade só pode estampar a camisa do jogador, ficando proibida em calção, meia ou chuteira.
2003: a publicidade volta a ser liberada.
2004: é permitido o jogo em grama artificial.
2005: qualquer parte do corpo, excluindo-se os braços, serve como parâmetro para decidir um impedimento.
2007: fica proibida a exibição de camisas com conteúdo político, religioso ou pessoal